Fertag, obrigado por compartilhar conosco suas impressões, assim um futuro problema já não vai pegar a gente de surpresa; Mauro B, vou ajudar um pouco nas impressões, eu estou com a Kyron 2.0 aro 16 a pouco tempo (desde o fim de janeiro) e ainda não cheguei nos 5 mil Km, mas como já tive vários carros, um deles SUV 4x4 (à gasolina) e algumas pickups (Ranger, S10, Frontier), inclusive agora tenho como 2º carro uma Ranger Sport (gasolina), posso te afirmar que o Kyron é um excelente carro, com uma relação custo x benefício melhor ainda.
Os pontos negativos já foram falados pelo pessoal: pouca assistência técnica, e provavelmente inexistente nos países do Mercosul (ainda não precisei, mas é o tipo de coisa que é bom a gente saber que tem). Também se fala muito no problema do combustível e o revestimento do tanque, mas pelo que tenho visto, isso pode ocorrer com qualquer tipo de marca, se o combustível for ruim; tem o exemplo da Land Rover, citado pelo Fertag, e recentemente tem sido divulgado um vídeo no Yoy Tube de um chinês que pagou para destruirem seu Lamborguini de 1,6 milhão de reais... (
http://colunas.autoesporte.globo.com...ni-de-r-16-mi/)
Então, problemas existem com qualquer marca; no caso da SSY, o ruim é que se acontecer um problema, ficamos com pouca opção em termos de CCS para tentar corrigir, ou seja, se uma CCS atende mal, teremos que voltar nela...
O meu Kyron já veio "de fábrica" com alguns ruídos internos, no painel até que não tem, mas tem nas portas, acho que nas portas traseiras, ainda não deu tempo de identificar, mas é só quando ando em ruas não asfaltadas (pode ser que seja coisa simples, que a gente mesmo consiga arrumar colocando alguma espuma ou carpete em algum lugarzinho). Eu entendo que um veículo desse valor não deveria ter esses ruídos com tão pouca quilometragem, meu carro anterior (Nissan X-Trail 2008/2009) rodou 50 mil km e ficou 2 anos comigo, e quando entreguei ele, a impressão que tenho é que ele era mais silencioso por dentro, e isso que já havia feito alguns "off road light" com ele; a Ranger Sport, que só uso para a praia e passeios para fora, e quase nunca pego asfalto com ela, é dura que nem um cabrito, como já disseram, mas não tem nenhum ruido interno, parece toda mais "justinha", e é um carro de 52 mil (metade do preço da Kyron).
Mas o Kyron é muito silencioso no que se refere ao barulho do motor, em estradas, rodando a velocidade que quiser (100, 130, 150 km/h) a gente parece que não tá num carro com motor diesel. A segurança e estabilidade são ótimas, eu acho que é uma das melhores que já senti em carros (minha Ranger Sport fica quase dançando quando ultrapasso os 120 km/h...), principalmente se tratando de um SUV, que normalmente é mais alto do chão. Inclusive acho que os pneus aro 16 são mais indicados, pois ela fica no mesmo porte e altura dos pneus aro 18, só que o aro 18 tem perfil menor, ou seja, amortece menos os impactos da estrada (isso é uma impressão, já fiz teste drive numa 2.7 aro 18 e quase não teve diferença em relação à 2.0 que comprei).
O consumo também é muito bom, já fiz uma viagem andando em velocidades normais (100, 110 km/h com algumas ultrapassagens) e o consumo ficou perto de 13 km/l, e rodando bem forte, ficou em 10,5 km/l, ainda assim achei que o consumo tava legal (meu X-Trail faria 7 ou 8 km/l na gasolina nas mesmas condições, e ele era bem econômico, já cheguei a fazer 14,5 km/l viajando a 80 km/h, e era um carro com meia tonelada a menos).
E tem 2 coisas que contam a favor do Kyron: 1) a relação custo x benefício é muito boa, pois o Kyron (versão de entrada) custa em torno de 102 mil, e nessa faixa, em suas versões 4x4, tem Captiva, IX 35, Novo Sportage, Honda CRV, e todos gasolina; e 2) a avaliação do veículo dado na troca é melhor do que na maioria das outras marcas, pois a estratégia da marca é colocar mais carros no mercado.
Agora, quanto ao medo de ter um veículo que não é muito conhecido, e de ter poucas CCS, acho que é um "problema" de ter adquirido um carro zero: se fosse usado, a gente não iria se preocupar com revisão, troca de óleo de 5 em 5 mil km e etc, como era antigamente; naquela época, se comprava um carro usado, trocava óleo do motor, filtros e velas e depois seguia viagem...
Eu certamente farei uma viagem com o Kyron pela Patagônia, Chile e por aí vai, afinal, tenho que usar aquela "teclinha" da neve que tem no carro!
Para comprar um carro, às vezes é dificil dar conselhos: um colega do meu serviço viu meu Kyron e se apaixonou, gostou do preço e tava pensando em comprar um Action SUV; mas como ele sempre teve carros "de cidade" (Golf, Fócus, e por último um Citröen C4 VTR), eu indiquei que ele fizesse um teste drive no Action (ele achou meio durinho em relação ao seu veículo anterior, e com menos itens/acessórios), e mostrei para ele um anúncio do BMW 118i, que tava na faixa de 94 mil (com frete incluso). Taí um tipo de carro que não precisa fazer teste drive, é só comprar... E foi o que ele fez, e talvez seja o carro mais indicado para ele (quase fiquei com vontade de comprar um...). Mas eu tô contente de ter comprado o Kyron, que é um SUV com 4x4 e reduzida, mais alto do chão, e mesmo que a maioria de nós ande na maior parte do tempo no asfalto, eu gosto da idéia de ter um veículo que passa melhor em alagados, ou areia, ou lama. E o fato dele ser mais "durinho" tem a ver com a calibragem da suspensão, que deixa ele "grudado" no chão, eu já tenho praticamente certeza que não vou usar a 4x4 dele em viagens, nem a 120 por hora em estrada de chão cheia de curvas! Aliás, o 4x4 não deve ser usado em velocidades mais altas, segundo o manual.
Então, resumindo (ufa!), os pontos negativos: pouca assistência técnica e (no meu caso) barulhinhos internos; a questão do valor de revenda não será para mim um ponto negativo, pois o veículo que dei na troca foi bem avaliado, então o que vou perder no futuro já foi "amortizado". E no mais, só pontos positivos, só alegria, que nem diz o pessoal.
Mauro B., já Fizeste um test drive num Kyron? Eu fiz e escutei barulhos, por isso acho que todos eles tem, ou minhas orelhas é que são muito sensíveis...
Boas compras!