Postado originalmente por
Alvaristo.Jr
Caros colegas foristas, primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo excelente conteúdo do fórum e dizer que acompanho mesmo já há algum tempo, mesmo antes de me registrar (só o fiz hoje).
O que ocorre é o seguinte, meu pai é o feliz, ou pelo menos era, proprietario de um Ssangyong Kyron 2.0Xdi GLS 2010/2011.
Acontece que atualmente o carro, com cerca de 90mil Km está apresentando alguns problemas que passarei a relatar, esperançoso de que alguém possa me ajudar.
Um tempo atrás o carro começou a ficar "frouxo" nas antes vigorosas arrancadas e retomadas e, por vezes, acendia a luz de check engine e 4x4 check. Foi feita a troca de óleo do câmbio aos 80 e poucos mil km e o problema com a luz aparentemente foi sanado (o óleo estava muito baixo). No entando a fraqueza do carro permanecia, não tendo sido identificado em concessionária (Car Point Rio) o motivo, mas um mecânico diesel fora da concessionária identificou o problema: bicos injetores.
Foi feita a substituição de TODOS os bicos, mas o carro não funcionava "redondo", ficando extremamente acelerado e "batendo pino".
Levamos o carro (no reboque) até outra concessionária (Korea) para que fossem configurados os bicos, onde foi identificado que os mesmos não estavam corretamente assentados, que o "sensor da flauta" estava defeituso e que o módulo ECU estava "queimado".
Autorizado o serviço e a substituição do sensor e do módulo por um novo, o carro passou a se comportar como novo outra vez, com o mesmo vigor de sempre, porém ainda com o mesmo barulho de "batendo pino", só que mais baixo dessa vez, tendo sido informado que o problema poderia ser na "válvula IMV", e que eles não retiraram para limpeza pois teriam de remover o motor para isso e nem foi feita a subsituição por outra pois a concessionária não possuía a mesma em estoque.
Até então o carro seguia funcionando normalmente, porém com o dito barulho, verdadeiramente irritante. Ocorre que há cerca de 2 dias atrás o carro tornou a perder força e o barulho aumentou novamente, chegando ao ponto de hoje, eu não conseguir manobrá-lo na garagem do prédio onde residimos.
O curioso é que, ao pisar no freio com o motor funcionando o carro diminui o giro e o barulho também se reduz, porém ao pisar no acelerador, nada acontece, ou seja, o carro não sobe de giro e, consequentemente, não sai do lugar.
Alguma sugestão do possível problema e sua solução?