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6420
Boa noite amigos, boa noite Vinhoza; acho que tanto o Kyron como o Korando são imbatíveis na relação custo X benefício, além da possibilidade de melhor negociação na hora de dar um usado na troca; troquei meu Kyron (que estava ótimo e quase novo) pelo simples prazer de trocar, não era necessidade, é quase uma filosofia: gosto de experimentar o maior número possíveis de carros, então procuro nunca repetir o mesmo por melhor que ele seja; é quase como ir num restaurante e escolher uma comida diferente daquela que está habituado: pode-se ter boas surpresas ou não, mas o cardápio foi diferente...
Para trocar o Kyron, eu analisei alguns carros na faixa de até 130 mil: o Jeep Compass, Subaru Forrester e Volvo XC60 (gasolina), bem como Korando, Mit L200 Triton, Ranger, Amarok e S10 (diesel mod. Top); em quase todas as outras o meu Kyron semi-novo entraria por FIPE menos 20 à 25%, enquanto que no Korando eu consegui (depois de 2 meses negociando) a tabela FIPE "cheia" e outros agradinhos.
Resumindo, adorei o Korando (porque comprei o mais completo possível, já que meu Kyron era GL), e não estou arrependido de forma nenhuma, mas o Kyron é mais imponente, mais confortável e mais forte, enquanto que o Korando é mais esportivo, mais rápido e leve, mais ágil,e menos 4x4.
Recentemente fiz um passeio de mais ou menos 2 mil km. (ainda não parei, vai ter mais antes de acabar as férias) com um Korando recém comprado, e ele é tão econômico quanto o meu antigo Kyron GL 2.0, fiz média de 11,30 km/litro andando em rodovias com velocidade máxima de 110 km, e mais de 12 km/litro em rodovias de até 100 km/hora; ele não me deixou "desconjuntado" (rodando mais de 800 km num só dia), mas a impressão que tenho é que o Kyron era mais confortável, pois o Korando (aros 18, pneu perfil baixo) é bem durinho, em que pese não passar tanto ruído para dentro do cockpit como meu Kyron fazia. Não vi um quebra-molas e passei a mais de 100 km/h, e ele deu um leve solavanco, parece até que passando correndo ele sente menos do que passando devagar (se fosse o Kyron, teria dado um estrondo e um monte de pulos...).
Então eu diria o seguinte: qualquer um desses SSY é uma boa opção, a escolha vai depender do espaço do bagageiro que é desejado e de uso frequente em estradas ruins (Kyron) ou como um esportivo com melhor performance para viagens no asfalto (Korando).
Ao meu amigo Fertag, que usa o veículo também nas estradinhas ruins da serra (e sente impacto nos rins), eu não indico o Korando, acho até que uma pickup seria a melhor pedida (e daí entra na jogada também a nova Action Sports); a suspensão das pickups é parecida com as de motos off road: mais macias e ao mesmo tempo mais resistentes à grandes impactos, em comparação com motos street (o meu amigo Chalbuque, que também gosta das motos, deve corroborar esta minha impressão).
Uma informação curiosa: o carro é tão completo, que fiquei meio "ratão", pois ao deixar em piloto automático, GPS e tudo o mais, a gente começa a se esquecer que tá dirigindo e quando o trânsito para, eu só lembro de parar depois que minha mulher me acorda!
Bom fim de semana a todos!