Postado originalmente por
Andrejurse
Bom dia a todos foristas,
Acabo de me cadastrar aqui no fórum após algum tempo dedicado a leitura e rapidamente me apresento, me chamo André, estou em São Paulo, capital e sou proprietário de uma Amarok Highline 2013 Automática retirada no fim de Maio e atualmente com 16.000km.
Como já venho de outros VW´s e gosto muito da marca acabei me dedicando um pouco mais que o normal, e sempre que sobra um tempo estou pesquisando informações a respeito dos carros VW o que me levou a ter desde 2010 o Software VCDS onde tenho condições de fazer programações nos carros da VW e analisar o estado do veículo.
Voltando a falar do carro, posso dizer que estou muito satisfeito com o carro de maneira geral porém gostaria de saber dos colegas se alguém aqui já teve um problema que pelo que já vi é esporádico e exclusivamente dos carros automáticos; Falha no Conversor de Torque, esse problema é indicado no painel do carro através de uma chave fixa e o indicador da marcha piscando simultaneamente.
A primeira reação natural quando aparece o problema é encostar o carro, desligar e religar o carro e seguir viagem porque aparentemente não muda nada no comportamento do carro quando a falha aparece da primeira vez, mas ao longo das repetições os sintomas são do aumento do consumo de combustível e quando acelera o carro a rotação do motor não sobe de maneira linear. Eu tive essa indicação com 13.900km e ontem apareceu a segunda vez o que vai me obrigar a fazer uma visita não programada na concessionária.
Pesquisando mundo afora, essa falha não é exclusiva do câmbio ZF-8, inclusive existem relatos desse problema em câmbios de outras marcas e aplicações desde 2003, mas especificamente falando da Amarok com o ZF-8 parece que na Austrália é onde está tendo a maior incidência desses problemas
Flashing spanner and gear selector on display e por lá a atitude da VW é a troca do câmbio.
Para ilustrar melhor a falta, quando feito o scan do carro na concessionária ou por um cabo VCDS, essa é a indicação:
VCDS Version: Release 12.12.0 (x64)
Address 02: Auto Trans Labels: None
Control Module Part Number: 2H0 927 158 B HW: 0CM 325 025
Component and/or Version: 2H0 20RTDIRdW H16 3009
Software Coding: 000001
Work Shop Code: WSC 00000 000 00000
ASAM Dataset: EV_TCMAL450211 002011 (VN81)
VCID: 2C5D32E647B2F07E18B-8079
1 Fault Found:
12508 - Torque Converter Clutch
P0741 00 [096] - Stuck OFF / No Power being transferred
Intermittent - Not Confirmed - Tested Since Memory Clear
Freeze Frame:
Fault Status: 00000001
Fault Priority: 2
Fault Frequency: 1
Mileage: 13924 km
Date: 2010.14.26
Time: 12:21:27
Eu vou agendar um visita na concessionária e posteriormente atualizo os fatos.
Aproveitando a oportunidade, gostaria de saber se alguém aqui além de mim se aventurou em comprar fora e instalou o conjunto do engate + módulo de reboque original da Amarok que infelizmente não é vendido por aqui.
Abraços