x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 30
    Usuário Avatar de RICARDO SP
    Entrada
    17/10/2006
    Agradecimentos: 0

Yokohama

Pessoal
    to usando os geolander at 12 na hilux e to achando muito satisfatorio no quesito conforto e estabilidade dirigibilidade no asfalto e chuva.....muito bons mesmo...abracos

Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por dennis de oliveira cavalc Ver Post
    Thelmo,
    qual a calibragem recomendada e qual a que vc usa, só por curiosidade?
    Não estou com o manual em mãos mas pelo que lembro a Ford recomenda 30 psi e eu calibro com 32 psi.

Usuário
    Entrada
    11/07/2008
    Local
    Lavras/MG
    Boa Tarde Colegas

Fiz a revisão de 40000km da minha frontier LE 2008/2009. Aproveitei para olhar uma barulho que fica bem evidente quando estou a uma velocidade de 80 a 100km/h. Segundo o mecanico está tudo normal e o barulho é devido ao desgate dos pneus Bridgestone Dueller. Minha picape está com 38000km e os pneus traseiros com meia vida já fazem esse barulho os dianteiros já coloquei 2 zerados. Alguem já passou por esse problema?? Abraços

Usuário Avatar de Jera
    Entrada
    14/04/2006
    Local
    Brasilia/DF
    estou passando problema parecido em uma fiat strada.
    os pneus gastaram disformemente pq andei desalinhado. antes do rodizio e alinhamento estava td ok. mas fiz o rodizio e o barulho começou. mandei alinhar e continuou. perguntei oq era q o mecanico me disse q eram os pneus q estavam gastos de forma diferente e assim causando o barulho. parece q estou usando pneus mud qnd passo de 80km/h. só vai parar qnd trocar os pneus.

gnomovet, ja trocou pneus com menos de 40milkm?!?! uso os mesmos pneus na hilux e estão com 65milkm. e acho q rodo até os 85milkm tranquilo.

Jera,
    Isto sempre acontece quando realizamos os rodízios (5k em 5k) dos BF Mud do sogro.
    Antes do rodízio estavam silenciosos, depois fazem barulho por 300 ou 500 km e param novamente, até o próximo rodízio...
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA

Rodízio de Pneus

Nos últimos anos a Maneco Pneus não vem recomendando aos nossos clientes o rodízio de pneus.

1) Primeiro que é fato que os pneus melhores devem sempre estar montados no eixo traseiro. Todos já devem ter vistos os testes do Auto Esporte da Globo e diversas outras matérias sobre este assundo, até no Fastástico. Mostrando as vantagens de ter os melhores pneus na traseira.

2) Se é melhor os pneus novos na traseira, e 99% dos carros gastam pneus mais rapidamente na dianteira. Este é um dos motivos de não se fazer rodízio. Para sempre manter os pneus melhores na traseira.

3) O terceiro motivo é que o rodízio não aumenta a quilometragem total dos pneus. Se um pneu dura 30 mil Km na dianteira e 60 mil na traseira sem rodízio a Km total média será de 45 mil. Que será a mesma Km fazendo o rodízio.

4) Fazer rodízio na prática causa mais desconforto e vibrações do que não fazer.

Pelo motivos acima recomendamos apenas o alinhamento periódico da direção.

E sempre que os pneus dianteiros gastarem, instalar 2 novas na traseira e passar os da traseira para a dianteira (geralmnete meia vida)

Esta sugestão é principalmente para carros 4x2. Para carros 4x4 o rodízio é mais importante quando pretendemos trocar os 4 pneus de uma vez ou mudar de medida e modelo. Se for fazer rodízio realizar de 5 em 5 mil Km para minimizar o desgaster irregular e desigual, e também diminuir a vibração e a direção puxando.

Usuário
    Entrada
    22/11/2010
    Citação Postado originalmente por Marcelo Leitão Oliveira Ver Post
    Nos últimos anos a Maneco Pneus não vem recomendando aos nossos clientes o rodízio de pneus.
    Permita-me discordar de alguns de seus argumentos.
    1) Primeiro que é fato que os pneus melhores devem sempre estar montados no eixo traseiro. Todos já devem ter vistos os testes do Auto Esporte da Globo e diversas outras matérias sobre este assundo, até no Fastástico. Mostrando as vantagens de ter os melhores pneus na traseira.
    Aqui não contesto, isso tem fundamento, embora o gosto de alguns ainda é ter os melhores pneus na dianteira.
    2) Se é melhor os pneus novos na traseira, e 99% dos carros gastam pneus mais rapidamente na dianteira. Este é um dos motivos de não se fazer rodízio. Para sempre manter os pneus melhores na traseira.
    A maioria das picapes, vans e SUVs tem tração traseira e gastam os pneus de tras mais rapidamente. Eles são muito mais que 1% do mercado.
    3) O terceiro motivo é que o rodízio não aumenta a quilometragem total dos pneus. Se um pneu dura 30 mil Km na dianteira e 60 mil na traseira sem rodízio a Km total média será de 45 mil. Que será a mesma Km fazendo o rodízio.
    Parcialmente verdade. Embora não aumente a durabilidade, mantem o desgaste nos quatro pneus mais homogeneo, que é muito melhor que ter pneus melhores e piores seja na dianteira ou traseira

4) Fazer rodízio na prática causa mais desconforto e vibrações do que não fazer.
    Voce falou certo só que o contrário. NÃO fazer o rodizio permite que os pneus não tracionados se "viciem" com desgaste irregular por não estarem sujeitos ao desgaste longitudinal que o eixo de tração proporciona. Isso é fácil de verificar. Num carro de tração dianteira, use um jogo de pneus por 50 mil km e depois faça o rodízio. 90 % dos carros terão vibração.

Pelo motivos acima recomendamos apenas o alinhamento periódico da direção.

E sempre que os pneus dianteiros gastarem, instalar 2 novas na traseira e passar os da traseira para a dianteira (geralmnete meia vida).
    Desculpe se eu expressar disconfiança sobre conselhos vindo de companias que mais lucram quanto mais pneus vendem.

Esta sugestão é principalmente para carros 4x2. Para carros 4x4 o rodízio é mais importante quando pretendemos trocar os 4 pneus de uma vez ou mudar de medida e modelo.

Se for fazer rodízio realizar de 5 em 5 mil Km para minimizar o desgaster irregular e desigual, e também diminuir a vibração e a direção puxando.

Agora vc falou bem e não deveria existir "se" no início desta frase.

Abraço e desculpe qualquer beliscão

PessoALL,

Desde 2006 quando voltei de um treinamento na Pirelli fiquei com um dilema na cabeça:

Se o melhor pneu deve ser usado na traseira, como fazer o rodízio?

Sim, porque mesmo carros com tração traseira costumam gastar os pneus dianteiros primeiro.

OU seja, se fizermos rodízio, por alguns meses teremos os pneus melhores na dianteira.

Outro problema é o desgaste irregular. Quem é do ramo de pneus já percebeu que os pneus do lado direito se desgastam de 10 a 30% mais rápido que os pneus do lado esquerdo. Quando mais agressivo for o motorista mais evidente fica este desgaste. Quanto mais potente o carro, maior a diferença.

Isso se deve a 2 motivos principais... Ao grau de inclinação das curvas nas estradas e principamente porque todo motorista faz curvas para a esquerda mais rapido que para o lado direito.

Então, a menos que se faça rodízio em intervalos pequenos de 3 a 5 mil Km, os pneus após 10 ou 15 mil quilômetros terão desgastes diferenciados. Ex: 40% dianteira esquerda, 30% dianteira direita, 20% traseira esquerda e 25% traseira dirita.

Junta-se a este quadro o fato que os pneus radiais modernos não devem sofrer rodízio cruzado ou inversão de sentido de rodagem. E ainda que algums pneus são unidirecionais, ou tem lado de montagem...

Em resumo... tirar 4 pneus simultaneamente, com o mesmo desgaste no Brasil é muito difícil.

No caso de veículos 4x2 entendemos que a troca de 2 pneus de cada vez trás vantagens de segurança, tempo gasto na manutenção e também conforto. Acreditamos ser a melhor estratégia.

No caso de veículos 4x4 existem detalhes que devem ser levados em consideração.

Mas ao que tudo indica fazer rodízio é incompatível com manter sempre os melhores pneus na traseira.

Mantenho a minha sugestão. Mas nas minhas lojas não obrigamos aos cliente a nada disso. Sempre informamos sobre a recomendação dos fabricantes e deixamos que o cliente escolha. Ainda hoje 70% dos consumidores no Brasil preferem instalar os pneus novos na dianteira. Contrariando as recomendações de segurança.

Os meus montadores odeiam instalar pneus novos na traseira, porque geralmente o estado dos pneus traseiros nem sempre é bom. Os clientes retornam reclamando que o carro esta puxando, achando que é culpa do alinhamento.

Nos meus carros particulares e da família: Uno, L200, Jeep, Fit, Vectra, paramos de fazer rodízio em 2008. Fazemos alinhamento periódico e trocamos pneus de 2 em 2. Sempre passando os traseiros para a dianteira e instalando os novos na traseira.

Sempre retiramos os pneus dianteiro quando eles atingem de 2 a 3mm e vendemos o pneu como semi-novo.

Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Esse tópico forum/showthread.php?t=76467 tira todas as dúvidas sobre rodízio, seja 4x4, 4x2, pneus direcionais, offset, medida dos pneus, tração traseira ou dianteira, incluindo o estepe ou não, etc.

Fonte: Tire & Rim Association (EUA)

.

Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Marcelo,

É verdade essa história do pneu dianteiro direito gastar mais que o esquerdo. No meu caso, essa diferença é bem grande. Agora entendi o porquê e sei que não é só comigo.

Usuário
    Entrada
    22/11/2010
    Citação Postado originalmente por Marcelo Leitão Oliveira Ver Post
    MArcelo, me permita discordar de novo:

...Outro problema é o desgaste irregular. Quem é do ramo de pneus já percebeu que os pneus do lado direito se desgastam de 10 a 30% mais rápido que os pneus do lado esquerdo. Quando mais agressivo for o motorista mais evidente fica este desgaste. Quanto mais potente o carro, maior a diferença.

Isso se deve a 2 motivos principais... Ao grau de inclinação das curvas nas estradas e principamente porque todo motorista faz curvas para a esquerda mais rapido que para o lado direito.
    Isso depende das caracteristicas das vias da cidade bem como do trajeto do motorista. Existe diferença no desgaste. 30%? Duvido.

Junta-se a este quadro o fato que os pneus radiais modernos não devem sofrer rodízio cruzado ou inversão de sentido de rodagem. E ainda que algums pneus são unidirecionais, ou tem lado de montagem...
    Alguns... não todos.

...No caso de veículos 4x2 entendemos que a troca de 2 pneus de cada vez trás vantagens de segurança, tempo gasto na manutenção e também conforto. Acreditamos ser a melhor estratégia.

No caso de veículos 4x4 existem detalhes que devem ser levados em consideração.

Mas ao que tudo indica fazer rodízio é incompatível com manter sempre os melhores pneus na traseira.
    Se o rodízio for feito como recomendado (5 a 10 mil km) não haverá dirferença significativa entre os pneus.

Quem é Marcelo Leitão

PessoALL,

Minhas opiniões são baseadas em 18 anos de experiência no ramo de pneus. Tenho 2 lojas, onde atendo de 30 a 40 carros por dia, 840 carros por mês, em média 15 mil carros nestes anos.

Portanto minhas observações são sobre um bom universo, uma boa amostra. Uma pessoa normal mesmo com 3 carros e trocanto de pneu todo ano terá uma amostragem de 12 pneus por ano ou 218 pneus em 18 anos. MEsmo que dobremos isso temos 432 de universo de amostra.

Portanto eu já vi coisas em pneus que a maioria das pessoas vai morrer sem ver. Além de ver eu tive treinamento e consultoria (Pirelli) para saber o que estava na origem do que eu estava vendo. As causas de defeitos e danos. A origem real dos desgastes epor porquês.

Exemplos raros:
    Pneus contaminados por ozônio (piscina)
    Pneus contaminados com óleo de freio e derivados de petróleo
    Pneus velhos e ressacados com 6, 10, 20 anos de idade.
    Pneus cortados pelos mais variados objetos, de enchadão a olho de gato no asfalto.
    Pneus com flat spoting por ficar meses parado na garagem sem rodar

Gosto de passar minhas opiniões e observações neste forum porque acho que são opiniões abalizadas. Mas é claro que ninguém precisa concordar. E muitos tiveram experiências contraditórias.

Mas além de diversos cursos: Examinador Credenciado Pirelli, Curso de capacitação de Reforma de pneus da Michelin, Reforma garantida e qualificada Vipal e outros... também sou jipeiro e competidor, Jeepcross, Raid, Rally Cross Country, Rallye de Velocidade, Rock Crawling e Endurance Trial. Pilotando, navegando e organizando eventos.

Sou formado Em Comunicação Social pela UFMG, com especialização em macro Fotografia e Iluminação.

Além disso gosto de pesquisar e leio muito em sites estrangeiros sobre pneus. Gosto de ir a fundo e saber o porque das coisas.

No site da minha loja tem alguns artigos interessantes, sobre conserto de pneus, uso de Câmara de ar e muitos outros que recomendo a leitura.

Em 96 quando começei a andar de Jeep percebi que no Brasil não existia nenhuma loja especializada em pneus lameiros e resolvi explorar este mercado. Quando começei existia apenas o 6.00x16 MT06 Militar, o 6.50x16 Garraflex e o 750x16 MT85 Candando. Logo depois apareceu o argentino 750x16 Super Traccion Universal da Firestone e o 750x16 Fronteira da Maggion, que era de trator começou a ser usado em Jeeps.

Depois vieram os pneus tipo Mud radiais e muitos outros... Eu fui colecionando todos estes pneus na minha loja, ano a ano, e aprendendo...

Tenho dezenas de exemplos de casos de sucesso no uso de pneus radiais com câmaras de ar e também colecionei diversos problemas causados pelo mal uso de Câmaras em pneus tubeless. Hoje conheço as vantagens e desvantagens e os cuidados necessários para dar certo.

Qual o melhor pneu, com ou sem câmara de ar, roda fina ou larga, off set, radial ou diagonal... são dúvidas frequentes que não tem resposta certa e pronta. Sempre irá depender do contexto de utilização. Não existe receita de bolo. Mas é preciso saber a fundo para analizar e indicar uma solução acertada.

Eu uso pneus novos na traseira. MAs admito que um carro de cidade, sem direção hidráulica, para levar criança no colégio e dirigido por uma mulher, ficará muito mais confortável com pneus novos na dianteira. baseado que o cliente não tem $$$ para trocar os 4. O pneu careca na dianteira deixa a direção realmente muito pesada.

Eu não faço rodízio de pneus e nem aconselho a maioria dos meus clientes a fazer. Porém se o objetivo é trocar os 4 pneus juntos, para mudar de medida, o rodízio passa a ser a solução. Ex. Vc tem um Troller usando 31, e quer mudar para 32. è fundamental gastar os 4 31 juntos para trocar os 4 pneus de uma vez.

Nada muda o fato que pneus no Brasil gastam mais na direita. Mas se vc vive na Inglaterra, Austrália ou África do Sul, o pneu da esquerda é que sempre irá gastar mais rápido.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super
      Por billj no fórum Competições
      Respostas: 73