
Postado originalmente por
Marcelo Leitão Oliveira
Nos últimos anos a Maneco Pneus não vem recomendando aos nossos clientes o rodízio de pneus.
Permita-me discordar de alguns de seus argumentos.
1) Primeiro que é fato que os pneus melhores devem sempre estar montados no eixo traseiro. Todos já devem ter vistos os testes do Auto Esporte da Globo e diversas outras matérias sobre este assundo, até no Fastástico. Mostrando as vantagens de ter os melhores pneus na traseira.
Aqui não contesto, isso tem fundamento, embora o gosto de alguns ainda é ter os melhores pneus na dianteira.
2) Se é melhor os pneus novos na traseira, e 99% dos carros gastam pneus mais rapidamente na dianteira. Este é um dos motivos de não se fazer rodízio. Para sempre manter os pneus melhores na traseira.
A maioria das picapes, vans e SUVs tem tração traseira e gastam os pneus de tras mais rapidamente. Eles são muito mais que 1% do mercado.
3) O terceiro motivo é que o rodízio não aumenta a quilometragem total dos pneus. Se um pneu dura 30 mil Km na dianteira e 60 mil na traseira sem rodízio a Km total média será de 45 mil. Que será a mesma Km fazendo o rodízio.
Parcialmente verdade. Embora não aumente a durabilidade, mantem o desgaste nos quatro pneus mais homogeneo, que é muito melhor que ter pneus melhores e piores seja na dianteira ou traseira
4) Fazer rodízio na prática causa mais desconforto e vibrações do que não fazer.
Voce falou certo só que o contrário
. NÃO fazer o rodizio permite que os pneus não tracionados se "viciem" com desgaste irregular por não estarem sujeitos ao desgaste longitudinal que o eixo de tração proporciona. Isso é fácil de verificar. Num carro de tração dianteira, use um jogo de pneus por 50 mil km e depois faça o rodízio. 90 % dos carros terão vibração.
Pelo motivos acima recomendamos apenas o alinhamento periódico da direção.
E sempre que os pneus dianteiros gastarem, instalar 2 novas na traseira e passar os da traseira para a dianteira (geralmnete meia vida).
Desculpe se eu expressar disconfiança sobre conselhos vindo de companias que mais lucram quanto mais pneus vendem.
Esta sugestão é principalmente para carros 4x2. Para carros 4x4 o rodízio é mais importante quando pretendemos trocar os 4 pneus de uma vez ou mudar de medida e modelo.
Se for fazer rodízio realizar de 5 em 5 mil Km para minimizar o desgaster irregular e desigual, e também diminuir a vibração e a direção puxando.
Agora vc falou bem e não deveria existir "se" no início desta frase.