Achei essa situação no mínimo inesperada. Ontem a noite, aproveitei e dei um grau no MWM 2.8 Turbodiesel lá de casa (eu sei que talvez a seção não seja essa, mas na 'outra' seção o pessoal não é muito 'técnico' ), abri a bomba 1 volta, regulei a marcha lenta para os mesmos 800 (deu mais trabalho do que abrir a bomba, to todo cortado aqui, eita bomba de dificil acesso) e fui testar. Ai que acontece a parte interessante, meu manometro de turbo nunca acusava acima de 1,2kg mas agora com a bomba aberta dá picos de 1,4kg, sem mexer na wastegate!
Na Ranger (Maxxion 2.5) isso não aconteceu. Abri a bomba, mas a wastegaste continua na pressão original...
Pq isso aconteceu, já que a pressão da mola da Wastegaste continua exatamente a mesma, não era para aliviar nos 1,2 ?
Agora vou ter que regular a wastegaste pra baixo nos 1,2 e deixar o booster quando precisar dos 1,5kg.
quando abre mais diesel , as explosoes sao mais fortes , fazendo o turbo 'encher" antes .... na F250 se meter o pe a 1200 rpm jah vai embooraa .....
Eu nao tenho manometro na 250 , mas dah pra sentir que agora ela aumenta a pressao ateh 3400 rpm , em qualquer marcha dah pra fazer ela ir a 4100 rpm ... nao que eu faça isso ....
quando abre mais diesel , as explosoes sao mais fortes , fazendo o turbo 'encher" antes .... na F250 se meter o pe a 1200 rpm jah vai embooraa .....
Eu nao tenho manometro na 250 , mas dah pra sentir que agora ela aumenta a pressao ateh 3400 rpm , em qualquer marcha dah pra fazer ela ir a 4100 rpm ... nao que eu faça isso ....
Quanto encher antes, isso é claro, mais diesel, mais gases, mais rapido enche. O que estou achando estranho é o limite máximo da pressão (que é feito pela wastegaste) ter aumentado sem ter mexido nela.
Dalmolin, tu já mediu a pressão do turbo agora com ela aberta?
Quanto encher antes, isso é claro, mais diesel, mais gases, mais rapido enche. O que estou achando estranho é o limite máximo da pressão (que é feito pela wastegaste) ter aumentado sem ter mexido nela.
Dalmolin, tu já mediu a pressão do turbo agora com ela aberta?
Na minha Ranger eu tinha mexido na WG e deixei com 1,4Bar, depois que retornei para 1,2Bar, quando abri a bomba em mais meia volta a pressão vai até 1,3Bar (ainda está assim), acredito que seja regulagem da WG que dá uma abertura necessária à vazão do excesso de pressão de um determinado volume de ar, mas ao aumentar a bomba, o fluxo de saída dos gases aumenta bastante e a abertuda da WG não sendo feita de forma (linear) acaba não dando conta do recado. Ela abre pouco e vai contra a mola de retorno do diafragama. Dessa forma abre o suficiente para manter a pressão estável apenas num nível máximo de ar, não sendo o caso atual. Ou reduzes a pressão da WG ou deixa assim. Na minha fficou assim pois não senti piora com 0,1 Bar de diferença.
Quanto encher antes, isso é claro, mais diesel, mais gases, mais rapido enche. O que estou achando estranho é o limite máximo da pressão (que é feito pela wastegaste) ter aumentado sem ter mexido nela.
Dalmolin, tu já mediu a pressão do turbo agora com ela aberta?
ateh gostaria do reloginho do turbo , mas com os mecanicos que tem por ae pra mexer na injetora foi em 2 mecanicos e tres vezes de volta , axo que quanto menos mexer com ela melhor
o edintuder falo tudo ,, quando realmente abre a injetora de meia volta pra mais a turbina jah fica mais esperta ,
Sim, até já comecei a instalar, só faltar puxar a parte elétrica para abrir o solenoide. Mas antes, fui abrir a bomba eu mesmo, e então tive essa surpresa da pressão do turbo também subir.
Edintruder,
Então vou ter que voltar para deixar nos 1.2 originais e deixar o booster para 1.5..
A pressao de pico vai subir um pouco, pois e WG por natureza eh uma valvula um pouco lenta.
Ate ela abrir para regular a pressao a turbina vao se passar alguns segundos com uma pressao de pico mais alta que a enterior...
Isso deve-se ao fato de quando voce injeta mais diesel na camara de combustao, voce aumenta a explosao da mistura e consequentemente o volume de gases expelidos.
Mais gases passando pela turbina, fazem com que ela gere mais pressao (ou nao, mas isso eh outro assunto).
So que ai entra a WG, que nada mais eh que a valvula que controla a pressao da tubina.
Ela ta regulada para uma pressao "X" e se nao foi mexida, vai continuar abrindo na mesma pressao.
O que acontece eh que ela eh uma valvula lenta, ou seja, ela tem um lag ate abrir para controlar a pressao da turbina, por isso sua turbina ta indo la no 1.4 para ai sim a WG atuar e voltar a pressao regulada.
Nao precisa mexer nela... Essa pressao de 1.4bar por alguns segundos nao traz nenhum problema para seu motor nem turbina.
quando abre mais diesel , as explosoes sao mais fortes , fazendo o turbo 'encher" antes .... na F250 se meter o pe a 1200 rpm jah vai embooraa .....
Eu nao tenho manometro na 250 , mas dah pra sentir que agora ela aumenta a pressao ateh 3400 rpm , em qualquer marcha dah pra fazer ela ir a 4100 rpm ... nao que eu faça isso ....
Aconteceu o mesmo comigo,eu to com 1 volta e meia de bomba,e com e o turbo lag ta quase nulo...
Alguém ja experimentou botar um calço na WestGate??
Vá a lugares que não terminam em lojinhas!!!! F1000 4x4 Turbo Intercooler, 231CV e 62kgfm!
Sim, até já comecei a instalar, só faltar puxar a parte elétrica para abrir o solenoide.
Fala Ojaneri,
Meu primo possui um JPX com todo o powertrain de uma S-10 (2.8), e ele instalou um booster que outro amigo havia comprado nos EUA. Resumindo, até agora ele não conseguiu regula-lo de maneira correta, ninguém consegue entender o manual...
Que marca é o seu?
XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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