estamos aqui para compartilhar experiencias e assim ajudarmos uns aos outros, não é mesmo?!!
Sobre a suspensão da strada, tenho certeza que a mola semi eliptica, ou parabólica, ou monolâmina, também é um dos seus pontos fortes, mantendo-a na preferência do consumidor que faz uso mais pesado das picapes pequenas. Sempre achei a strada muito estável também, creditando isso à boa suspensão traseira, embora de eixo rígido. Lembrando que tive o modelo adventure cabine dupla, que é um pouco mais equilibrada em distribuição de peso que uma simples. A cabine simples é cabrita mesmo.
Já a oroch, assim como a duster, terá o benefício da independência também traseira que, acredito eu, para uso geral, será uma grande vantagem.
Claro que não vai poder colocar 800kg de carga e sair por ai pulando lombadas ou enfrentando buracos e costelas de estradas de terra a 100 por hora. Talvez aí a strada, mesmo menor, se saísse melhor (embora também não aguente isso). Mas, no conjunto geral tenho certeza que a oroch, com seu tamanho médio, entre eixos ainda um pouco maior que da duster e mais os importantes reforços de carroceria (monobloco) também se sairá bem. Melhor (maciez) para o conforto dos passageiros, inclusive.
As coisas vão mudando em nossas vidas e acabamos priorizando funções que antes não seriam importantes. Aí começamos a ver que um carro só nunca vai nos atender plenamente. Gosto muito de picapes grandes, diesel, traçadas. Mas o tamanho, peso, os custos de pneus, manutenção, preço do diesel s10, etc, me afastaram um pouco desses modelos.
Encarei a duster após muita pesquisa, considerando quase que em primeiro lugar seu custo benefício. Queria 4x4, invariavelmente, e depois queria conforto, motor, suspensão e um certo espaço, além de proporcional economia. Terei meu primeiro filho agora, então, para três, acho que a duster dará conta com certa tranquilidade.
Renegade, por exemplo, para o meu gosto pessoal é muito feio. Mas, em conjunto geral, se pudesse comprar um diesel teria comprado, pelo prazer do motor turboalimentado e o moderníssimo câmbio automático de nove velocidades. Outros SUVS ou como dizem aqui os entendidos, pseudo suvs, não me interessaram em razão do preço ou por serem muito xiques para o meu gosto pessoal.
Como gosto muito de picape aberta o que me fez não esperar a oroch foi exatamente isso, não ter desde início a opção 4x4. Mas, como troquei o meu carro na duster, de repente o da patroa vira uma oroch. Posso dizer que teria dois modelos duster tranquilamente em casa.
Tenho uma impressão que a renault terá dificuldade para posicionar o estepe na oroch 4x4, pois a duster recebeu o estepe dentro do bagageiro e isto diminuiu consideravelmente seu tamanho. Na oroch se tiver que posicionar o estepe dentro da caçamba será um pecado. As stradas tem este defeito, muitas vezes tive que tirar o estepe da caçamba para poder carregar algo maior. Fiz várias viagens sem estepe por essa razão.
Certamente a linha duster não é perfeita, tem muitos detalhes que poderiam melhorar ou até mesmo incluir até coisas simples. como um controle de velocidade do limpador do parabrisas, por exemplo. A posição da tela multimídia também é baixa e dependendo da posição do sol a gente não vê nada. Acabamento, principalmente interno, também deixa a desejar em alguns pontos. Mas tudo isso tem relação direta com o custo, então, na minha opinião, é tudo aceitável.
Agora que vou fazer a primeira revisão, então não tenho base para falar sobre o atendimento da renault. Mas, como o carro não tem nenhum defeito e portanto não tenho nada a reclamar acho difícil ter algum problema de atendimento nesta primeira visita à concessionária.
Sei que a picape TORO, da fiat, virá logo também, mas pela expectativa já será mais cara que a oroch, então abrangerá aquele consumidor que paga mais por melhor acabamento, imagino eu. Hoje a oroch custa o preço de uma strada adventure dupla, ou seja, é barata ou a strada é muito cara. Gosto é gosto.
De qualquer sorte, continuo acreditando muito na oroch, acho que veio bem colocada no mercado, gostei demais do estilo, tamanho é ideal para muita gente e a opção de cinco lugares confortáveis com uma razoável caçamba é fundamental para muita gente. Tudo isso pelo preço de uma strada adventure? bom demais. E olhe que sou fã da strada hein....
Abraço e boa sorte amigo Nilton!