Opa! É o seguinte, eu não frequento a parte geral do fórum, por isso vim postar aqui!
Na minha região aqui, alguns agricultores começaram a abastecer os tratores e máquinas agrícolas com 50% do tanque de oleo diesel e 50% do tanque com oleo de soja! (mais barato)
Até em caminhonetes estão fazendo isso!
Minha dúvida... pode causar algum dano ao motor? O rendimento fica pior correto?
Para produzir biodiesel precisa de alcool(metanol ou etanol) no processo (transesterificação) e soda caustica como catalisador.
E processar soja para queimar é ignorancia, soja é nobre demais para isso. Temos mamona e dendê que seria mais barato, além do que o soja rende pouco óleo.
Soja é para alimentar o povão e não motor
Agora onde se compra oleo de soja a granel por menos de 1,40 o litro??????
Só o oleo de soja não deve queimar direito senão o biodiesel não tinha alcool no meio.
Não sei se alguns de voces lembram mas alguns anos atras apareceu um tal de motor ELKO que era diesel com uma taxa de compressão muito alta (+de 25), cuja camara de combustão estava quase toda no pistão e queimava qualquer coisa , até banha de porco colocaram num tanque de um Santana que se não me engano apareceu numa reportagem do Fantastico (em 1990 +ou-)
Dizia que queimava qualquer oleo vegetal in natura sem deixar residuos.Se usado com diesel tinha um rendimento magnífico , aparentemente não tinha refrigeraçao (liquida) e trabalhava com altissima temperatura , o rendimento aumentava com a temperatura... Tinha até kit para motor mercedes virar ELKO... Se não me engano o Grupo Garnero estava por detras disso.Acabou sumindo...
Obs: escrevi só o que lembrei , não significa que acredito nisso.
Homero,
Que memória em? Quando o cara virou uma bacia de óleo usado de uma pastelaria, ainda cheia de resíduos de maça de pastel no tanque, eu não teria acreditado não fosse um artigo que tinha lido na revista Quatro Rodas sobre esse motor.
O gozado de ficar velho é que é mais fácil se lembrar de coisas do passado do de coisas mais recentes...mas agora que voce falou , lembrei do oleo da pastelaria ...
Também me lembro do teste inicial deste motor, mas, se não me engano, como sempre faltou financiamento para pesquisa (o que é fundamental para uma nova tecnologia se desenvolver), e a coisa foi caindo no esquecimento.
Havia também problemas de quebra prematura de componentes, devido as altas temperaturas e pressão. Mas, hoje em dia, o uso da cerâmica está mais às mãos face ao declínio do seu preço, em razão da produção maior.
Realmente o óleo de soja é um produto mais nobre, voltado para alimentação, o seu preço está onde está porque acabou virando uma commodities no mercado internacional. Quem não se lembra (ao menos os da minha idade), que nossas mães cozinhavam era com gordura de côco.
A obtenção do biodiesel é relativamente simples. Pelo menos em bancada. Uma produção em série, que possa suprir o mercado de maneira nacional e perene, não vindo a ter a curva de Goes como o Proalcool, é que são elas. E isto, os amigos sabem, no Brasil é o mais fácil ocorrer.
Haverá os problemas de distribuição, padronização, equalização de preços e muita, muita, mas muita política nisto tudo. Certamente irão criar uma Biobrás e um ProBio, onde irão se pendurar inúmeros inúteis nas sinecuras governamentais. Sem falar no enriquecimento de usineiros que, mesmo assim, sempre estarão tentando extorquir renúncia fiscal e não explicando o porque falta biodiesel no mercado.
Já vimos o filme.
Aí, o que irá inflamar será a nossa paciência.
De qualquer maneira é uma saída para um país que tem uma exponencial quantidade de terras cultiváveis.
A mamoma, só para citar um exemplo, é simplesmente excelente para a produção do biodiesel: 1) Não há pragas conhecidas que possam, até agora, impor obstáculos ao seu cultivo. E, não havendo pragas, não há despesas com defensívos agrícolas.
2) Ela é igual a certas madames da sociedade, "dá" em qualquer lugar.
3) Não requer solo corrigido ou de grande adubagem. Além de aceitar solo úmido ou seco.
É show!
Agora, colocar óleo in natura... dá galho, ao menos futuramente no motor.