Postado originalmente por
blnexplode
Na minha opinião só não está valendo a pena essas pickups amarradas com o S50. Sobre essa questão da potência x consumo... a Triton por exemplo, é mais potente que a Savana, motor maior 3.2 Lts e tem uma média de consumo menor, isto creio que deve-se a eficiência do motor que converte a energia do combustível em energia cinética com mais eficiência do que o antigo 2.5 que convertia boa parte desta mesma energia em calor, dando às L200 antigas fama de chaleiras sob condições extremas de uso.
O negócio é pesquisar, usufruir de fóruns e analizar as vantagens e desvantagens de cada veículo e não comprar por impulso...
Fazer contas é fundamental, falam que a manutenção do Diesel é mais cara... bom, de fato as peças do motor diesel são mais caras, porém dão defeito com muito menos frequência se o motor for bem cuidado... sobre o Seguro e IPVA, a diferença pode ser compensada com a economia de 2 meses (no meu caso).
Bateu a dúvida entre pkp diesel ou gas?
1 - Analise sua necessidade: Faça as contas se vai rodar mais de 1500 km/mês o motor a diesel pagará a diferença com a economia em um prazo de 6 anos em média;
2 - Esteja preparado psicológicamente: Escolher uma pkp de médio porte movida a diesel é ter um consumo similar ao de um carro de passeio 1.0 e uma a gasolina possui um consumo maior do que um sedan luxuoso, então se for comprar mesmo uma pkp gasolina ficará evidente em poucos meses que não é um carro para uso diário intenso, salvo para pessoas que não precisam se preocupar com dinheiro, pois eu me preocupei muito ao gastar até 2500/mês com GASOLINA sabendo que não gastaria nem 1000 se minha caminhonete fosse DIESEL e nessa hora bate um arrependimento grande;
3 - Seu gosto também conta: Motores com ciclo Otto (gasolina ou álcool) são mais sileciosos, gostosos de "brincar", podem elevar o mais giro e apresentam uma resposta mais rápida por não possuirem o lag do turbo, já os motores Diesel são mais fortes em baixa rotação, entregam mais potência por mais tempo sem "sofrer" e por isso são ideais para viagens longas com cargas ou com a sogra, tia, papagaio & família na pkp sem aumentar significativamente o consumo ou perder o desempenho;
4 - Pkp Diesel é dinheiro em caixa: Nunca vi alguém com grandes dificuldades para vender uma pkp ou SUV diesel, a procura é muito maior, portanto a liquidez é maior e a desvalorização ao longo dos anos é menor. Já uma pkp a gasolina é um mico na mão, todo mundo que ofereci a minha dizia "CREINDEUSPAI!! isso deve beber mais que nóis tudo" e não é mentira, bebe mesmo por isso só quem roda pouco compra intencionalmente uma a gasolina ou um bobo afobado (como eu fui)
quando comprei a minha e no meu caso não compensou, pois rodo muito e justamente por isso agora tem a Diesel na área.
AGORA É COM VOCÊ: Não existem carros dogmáticamente ruins, existem carros e donos incompatíveis, os motores otto tem seu lugar e os diesel também para públicos totalmente diferentes, cabe a você analisar em qual público se encaixa com base nos fatores acima e fazer sua escolha de acordo com seu gosto necessidade.
Minha conclusão: PKP diesel vale a pena e PKP otto também, porém para donos totalmente diferentes.