A sugestão de roteiro que tenho para esse final de semana é ir até Morretes, passando por algumas travessias de rios.
Encontro no Posto Túlio Quatro Barras, no sábado (14/01) às 09:30, na marginal da BR 116 sentido quatro barras, pouco antes do trevo de entrada na cidade.
Partida às 10:00, seguindo pela Estrada da Graciosa, inclusive trecho original não pavimentado (trilha do alemão). Seguimos até Porto de Cima e, antes da ponte de ferro, entramos na estrada de terra margeando o rio Nhundiaquara onde fazemos a primeira (*) travessia de rio. Seguimos por estrada de terra e mais uma travessia de rio antes de chegar em Morretes. Cruzamos a cidade para mais 2 travessias e finalmente paramos para almoçar na estrada do Anhaia (aproximadamente às 13:00).
Depois do almoço e de aproveitar a área do restaurante subimos a serra pela estrada do Anhaia e regressamos à Curitiba.
Podemos ajustar o roteiro conforme sugestões dos participantes.
Algumas notas:
(*) Nunca estive neste primeiro ponto de travessia. Se o rio estiver muito fundo (mais de 0,5 mts) voltaremos para a estrada. Os demais locais já conheço e normalmente não tem problema, um deles já passei à pé e outros dois de carro.
Fora alguns poucos trechos que não conheço ainda, o trajeto é leve. Acredito que qualquer carro 4x4 com boa altura de solo passa sem problemas nos trechos de rio. Se, por alguma razão, algum trecho estiver muito pesado, tem possibilidade usar uma rota diferente pelas vias principais e chegar ao mesmo local.
Estou levando cinta de reboque (9 e 3 mts) e manilha. Não tenho guincho e nem rádio. Não sou empresa especializada. Esse é um passeio que farei por conta e o convite está aberto a todos os amigos que desejarem ir junto. Não estou cobrando nada e não tenho seguro. Cada um é livre para entrar com seu carro no rio, mas é por sua conta e risco.
Custo estimado do restaurante R$ 75,00 por pessoa adulta, incluindo bebida e refeição com sobremesa. Podendo variar conforme as suas escolhas no restaurante.