TestProcedures | National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA)
Além do treadware, o UTQG possui os índices de tração e temperatura. Estes 2 índices recebem valores de A a C.
Na foto abaixo, devidamente chupinhada de algum site da web, o UTQG pode ser visto:

Completando a informação da imagem acima, o treadware, com 2 ou 3 dígitos, reflete a duração da banda de rodagem do pneu candidato em comparação a um pneu Standard em um teste de 7200 milhas. E segundo o UTQG este índice é comparável entre pneus de diversos fabricantes. Além disso, já existem treadwares maiores que 620. O maior número que eu já vi é 680.
Para você ter uma ideia de como usar este índice, um Pneu com treadware igual a 400 duraria teoricamente o dobro de um pneu com treadware igual a 200.
No site da PneusFacil (Pneus Fácil - Comprar Pneus Agora é Fácil) você entra com a medida e eles listam todos os Pneus que eles tem, mostrando o UTQG. A gente fica impressionado com a variação do Treadware em Pneus com as mesmas dimensões, alguns com Treadware maiores e mais baratos que os Pneus de grife.
No caso do colega Edapo, o pneu que ele comprou atualmente está por R$ 371. Com frete, montagem e balanceamento, calculei o custo final do Pneu como 417 reais.
Como o treadware do pneu dele é 500, temos 500/417 = 1,1990 treadware por real.
No meu caso, estou namorando o Continental Conti Cross Contact AT, cujos detalhes estão aqui: Continental Tires -*ContiCrossContact? AT
O Treadware deste Pneu é de 660. Traction tem o valor A e Temperature valor B. O preço dele está por volta de R$ 540,00 ja montado aqui em Brasília
Temos então 660/540 = 1,2037 tread ware por real, ou seja hoje o Continental é melhor negócio que o Maxxis. Porém como o Edapo pagou R$ 350,00 nos pneus dele, ele fez um negócio melhor.
Espero ter colaborado,
Cordialmente,
Raposo
Brasília-DF