Provavelmente eles não vão trocar a bateria gratuitamente.
Mas pode ser que a bateria não esteja a ponto de ser substituída. Em temperaturas mais baixas, o óleo do motor fica bem mais viscoso (espesso), exigindo maior esforço do motor de partida para girar. Quando a bateria está com boa reserva de energia, não há problema algum.
Entretanto, como a quilometragem de teu carro está muito baixa para o período de 2 anos, o alternador pode ter tido pouca "oportunidade" de elevar a carga da bateria a contento.
Vale lembrar que o momento de maior esforço para a bateria é justamente na partida do motor. Pode ser que você tenha andado com muita frequência por distâncias curtas. Para compensar o desgaste de energia, seria necessário de vez em quando percorrer distâncias maiores sem parar o motor, especialmente em estradas, pois a rotação do motor é mantida em regimes médios por mais tempo.
Para descobrir se realmente será necessário substituir a bateria neste momento, indague ao consultor da concessionária se eles possuem o aparelho de teste de bateria. Caso não tenham você pode levar o carro a um centro automotivo de confiança, ou então a um eletricista automotivo de confiança. Lá eles podem efetuar o teste e descobrir se a bateria estaria com comportamento específico, típico de alguns elementos em curto-circuito, ou se ela está em boas condições, necessitando apenas de um tempo de carga lenta na oficina, ou mesmo rodar por estrada para ser recarregada.
A minha bateria durou uns 4 anos, mas não há garantia de que todas durem o mesmo (algumas mais outras menos).
Pessoal, como está o consumo atual dessa duster 4x4?
Bom dia, gigio70,
O meu é 2012/2013, que possui o motor mais antigo (diferente desse novo que possui alguns cavalos a mais de potência obtidos pela reprogramação da central de injeção eletrônica), mas, de qualquer modo, o consumo pode variar muito de pessoa para pessoa devido ao modo de condução e também em razão do trecho percorrido (com trânsito mais livre ou mais "travado").
Vale a pena, então, ver uma das tabelas mais atualizadas de um teste padronizado (protocolo) utilizado por todos os modelos, para que você possa comparar o Duster com os demais carros de mesma categoria.
Mas não dá nunca esse valor da tabela. O meu faz 7,5 em média na gasolina(Cidade/Estrada/Trilha). E eu ando brigando com o computador de bordo. Olho direto pro km/L.
Se for só estrada dá pra ficar na casa dos 10.
Na cidade eu brigo pra deixar em 7,8. Mas quando a mulher dá uma volta no carro me entrega com 6,9.
Band CS 81 314T 4M DH SPOA 34" RL AVM Disco nas 4 GV 01 2.8 Mola Opala Amor Supr. Calço 15/8" OffShox +2" Genius S/Fronteira+ 235/70 Disco nas 4
O meu é 2012/2013, que possui o motor mais antigo (diferente desse novo que possui alguns cavalos a mais de potência obtidos pela reprogramação da central de injeção eletrônica), mas, de qualquer modo, o consumo pode variar muito de pessoa para pessoa devido ao modo de condução e também em razão do trecho percorrido (com trânsito mais livre ou mais "travado").
Vale a pena, então, ver uma das tabelas mais atualizadas de um teste padronizado (protocolo) utilizado por todos os modelos, para que você possa comparar o Duster com os demais carros de mesma categoria.
Na minha opinião, a Duster perdeu as características que a tornavam um carro diferente, de aspecto parrudo. Essas cópias das lanternas traseiras do Renegade é de lascar.Vamos aguardar ao vivo, prá ver que bicho vai dar. Abs
A ponta é de plástico, com o tempo desgasta.... até com arame e alicate você consegue emendá-la (caso não tenha outra opção). A ponta é só de encaixe no eixo de pedal, por pressão. Apesar de no eixo ter o rasgo, não tem anel elástico para travar.