O meu Duster 2.0 4x4 está original de fábrica, e mesmo já tendo saído do período de garantia não me imagino alterando a programação da injeção eletrônica, nem instalando chip e muito menos turbinando-o.
Permita-me compartilhar opiniões com você e com os demais membros do fórum e refletirmos todos sobre o assunto.
Vejamos os possíveis benefícios que se poderia adquirir com a alteração: velocidade final, arrancada, retomada de velocidade. O consumo é uma incógnita, porque mesmo que eventualmente conseguíssemos redução, penso que teríamos uma maior tendência a ter mais "vontade" de pisar mais fundo, anulando esta vantagem.
Eu participo da idéia de que para um crossover, o Duster 2.0 anda muito bem para a sua grande área frontal e ruim coeficiente de penetração aerodinâmica: 180 Km/h. Ele possui boa arrancada também. Já na questão da retomada em 6ª é que, apesar do bom torque em baixa rotação permitindo-nos andar em baixíssimos giros em 6ª, não é a marcha ideal para retomar. Nisto com certeza, para segurança deve-se reduzir para 5ª para ultrapassar.
Honestamente penso que, apesar de pequenos ajustes serem benéficos, alterações mais drásticas na originalidade podem afetar a segurança, estabilidade, etc.
Se eu estivesse no teu lugar, pensaria em um outro crossover mais potente, e se possível, turbinado de fábrica. O problema é o preço bem mais alto que os R$1.400,00 mencionados.
Em resumo: Pese os prós e os contras de qualquer alteração, e, se após meditar bem sobre o assunto, tiver a certeza, vá em frente, ok?
Um grande abraço e fique com Deus!
dd1969.