x
Convex Datacenter

esse mapeamento funciona mesmo? A renault recalibrou o moto do duster novo e guanhou um pouquinho mais potencia mas, segundo saiu na internet, está um pouquinho menos econômica...

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por luis dal pra Ver Post
    Olá, tenho um conhecido aqui em SC que faz remapeamento de motores, conversei com ele sobre o poderia fazer no motor da Duster, ele me afirmou que poderia fazer um remapeamento com ganho aproximado de 15% chegando aos 160cv, que o motor ficaria mais "solto" inclusive com melhora no consumo, seu custo deste serviço seria de R$ 1.400,00.
    Alguém já efetuou alguma alteração de remapeamento ou chipar o motor ou turbinar o 2.0 ?
    Abraço,
    Olá, luis dal pra,

O meu Duster 2.0 4x4 está original de fábrica, e mesmo já tendo saído do período de garantia não me imagino alterando a programação da injeção eletrônica, nem instalando chip e muito menos turbinando-o.

Permita-me compartilhar opiniões com você e com os demais membros do fórum e refletirmos todos sobre o assunto.

Vejamos os possíveis benefícios que se poderia adquirir com a alteração: velocidade final, arrancada, retomada de velocidade. O consumo é uma incógnita, porque mesmo que eventualmente conseguíssemos redução, penso que teríamos uma maior tendência a ter mais "vontade" de pisar mais fundo, anulando esta vantagem.

Eu participo da idéia de que para um crossover, o Duster 2.0 anda muito bem para a sua grande área frontal e ruim coeficiente de penetração aerodinâmica: 180 Km/h. Ele possui boa arrancada também. Já na questão da retomada em 6ª é que, apesar do bom torque em baixa rotação permitindo-nos andar em baixíssimos giros em 6ª, não é a marcha ideal para retomar. Nisto com certeza, para segurança deve-se reduzir para 5ª para ultrapassar.

Honestamente penso que, apesar de pequenos ajustes serem benéficos, alterações mais drásticas na originalidade podem afetar a segurança, estabilidade, etc.

Se eu estivesse no teu lugar, pensaria em um outro crossover mais potente, e se possível, turbinado de fábrica. O problema é o preço bem mais alto que os R$1.400,00 mencionados.

Em resumo: Pese os prós e os contras de qualquer alteração, e, se após meditar bem sobre o assunto, tiver a certeza, vá em frente, ok?

Um grande abraço e fique com Deus!
    dd1969.

Usuário
    Entrada
    20/07/2010
    Local
    JOINVILLE/SC
    Agradecimentos: 0
    olá dd1969!

Estas suas ponderações também as faço constantemente, a minha ideia seria em face a pequena diferença de relação final entre a 4x4 e a 4x2 e numa possível mudança no perfil dos pneus, passando para altura 70 ou 75, vi neste fórum que para o 75 teria que fazer um lift, mas prefiro sempre o original, a Duster 2.0 tem uma motorização muito coerente, como esta pessoa que faz o remapeamento é de confiança, acredito que ainda vou fazer este teste com remapeamento, daqui uns dias vou comprar a minha 4x4, como vamos fazer um passeio no jalapão em breve com 4 pessoas seria uma boa oportunidade de experimentar, um pouco mais de potencia e segundo o Sidinei Broering com o remapeamento o motor ficaria mais solto e econômico, penso eu em compensar então o aumento do diâmetro do pneus. Qualquer coisa o sistema é reversível, vamos ver, mas grato pelas suas ponderações que são muito pertinentes. abç,

Usuário
    Entrada
    19/07/2012
    Local
    Americana/SP
    Agradecimento: 1
    Acho muito dificil ganhar potencia em carros aspirados somente com reprogramação. Pode haver um deslocamento da curva de torque do motor, mas ganho de potencia neste nivel creio ser impossivel. A montadora tem um monte de engenheiros que extrae o maximo de desempenho e consumo de um motor, dai vem um cara e diz que tem uma reprogramação que tira 15% a mais de potencia e torna o carro mais economico.
    Se isso fosse verdade a propria Renault seria a primeira a comprar este serviço e demitir todo seu departamento de engenharia.

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Citação Postado originalmente por luis dal pra Ver Post
    olá dd1969!

Estas suas ponderações também as faço constantemente, a minha ideia seria em face a pequena diferença de relação final entre a 4x4 e a 4x2 e numa possível mudança no perfil dos pneus, passando para altura 70 ou 75, vi neste fórum que para o 75 teria que fazer um lift, mas prefiro sempre o original, a Duster 2.0 tem uma motorização muito coerente, como esta pessoa que faz o remapeamento é de confiança, acredito que ainda vou fazer este teste com remapeamento, daqui uns dias vou comprar a minha 4x4, como vamos fazer um passeio no jalapão em breve com 4 pessoas seria uma boa oportunidade de experimentar, um pouco mais de potencia e segundo o Sidinei Broering com o remapeamento o motor ficaria mais solto e econômico, penso eu em compensar então o aumento do diâmetro do pneus. Qualquer coisa o sistema é reversível, vamos ver, mas grato pelas suas ponderações que são muito pertinentes. abç,
    Olá, luis dal pra,

É um prazer compartilhar informações e opiniões neste excelente fórum, que possui muita ajuda mútua entre os membros, neste e nos demais tópicos também!

Acho que vale a pena verificar o post #845 do membro Professador na página 71 deste tópico, onde você consegue visualizar as curvas de potência e torque do Duster 2.0 em comparação com as do Ecosport 2.0. Naquela mesma página, meu post #847 contém uma rápida análise sobre aqueles gráficos.

Segue abaixo o hyperlink:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ou...er-4x4-71.html (Renault Duster 4X4)

Já há algum tempo mencionaram neste tópico que a Renault otimizou o mapeamento da injeção eletrônica extraindo mais alguns HP do motor, então as curvas de potência e torque devem estar diferentes das postadas no hyperlink acima.

Sugiro a você que solicite ao profissional que lhe ofereceu o serviço os gráficos de curva e potência extraídos a partir de testes em dinamômetro, demonstrando as curvas, antes e depois, ok? Há sempre a possibilidade de ocorrerem "buracos" nas curvas dos gráficos, onde em certas faixas de rotação, o motor pode até ficar mais fraco que o original.

Pergunto se você vai adquirir o carro 0Km ou usado e fora da garantia. Caso seja 0Km eu não alteraria nada porque a Renault pode anular a garantia se perceber com os leitores da porta de serviço (porta OBD2) que houve alterações na programação.

Pergunto também se você já teve a experiência de viajar com o Duster 4x4 nessas condições nas quais você deseja (talvez com um carro alugado ou de algum amigo).

Caso negativo, eu iria com o carro original mesmo. Dependendo do tipo de piso que venha a encontrar, o máximo que faria, seria retirar os pneus originais (tipo H/T) e substituir para a viagem por bons A/T, ou mesmo M/T, ok?

Um grande abraço e fique com Deus!
    dd1969.

Usuário Avatar de samucace
    Entrada
    25/04/2009
    Local
    Fortaleza - Morando em Recife/PE
    Não sei se já foi falado aqui, mas uma Duster 4x4 fez bonito na trilha da Chácara que foi realizada aqui em Recife a uns 15 dias.
    Pneus cross e parachoque traseiro "recortado"!
    Lucas Falcão

O|||||||O

Usuário
    Entrada
    02/07/2014
    Local
    João Pessoa/PB
    Possuo um Renault Duster 4wd e ao fazer a revisão dos 30.000 km fui informado pelo funcionário da autorizada que os QUATRO (isso mesmo, os QUATRO!) amortecedores estavam estourados. Para completar, o valor cobrado para troca dos mesmos foi de R$ 3.200,00, que somado ao valor da revisão (R$ 940,00) é equivalente à 9% do valor do veículo (conforme tabela FIPE). Registre-se que na data da revisão o veículo tinha exatos 26.471 km rodados. Esta situação, do meu ponto de vista, é esdrúxula, pois uma fadiga dos QUATRO amortecedores tão precocemente seria um absurdo para um carro de passeio comum, ainda mais em um veículo que vende a imagem de robustez como é o caso do Duster. Em contato com SAC da Renault que, verdade seja dita, mostrou ser composta por profissionais qualificados e atenciosos, obtive a informação de que os amortecedores não são cobertos pela garantia, pois dependem das condições de utilização/condução do veículo. OK, apenas para registrar, o último veículo que possui, um VW Fox, foi vendido com aproximadamente 70.000 km após 7 anos de uso com os amortecedores em perfeitas condições (não sei o que mudou no meu estilo de condução nestes três anos de Duster) e, da quilometragem informada, aproximadamente 50 km foram em trilhas em areia de praia, o restante foi em circuitos urbanos/rodoviários (tenho o hábito de georreferenciar as trilhas). Mas há males que vem para o bem, estava esperando a chegada da picape da Renault para trocar o Duster e, após o ocorrido, vou procurar outra marca: RENAULT NUNCA MAIS! Fica a dica.

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Agradecimentos: 94
    Citação Postado originalmente por RAraujo Ver Post
    Possuo um Renault Duster 4wd e ao fazer a revisão dos 30.000 km fui informado pelo funcionário da autorizada que os QUATRO (isso mesmo, os QUATRO!) amortecedores estavam estourados. Para completar, o valor cobrado para troca dos mesmos foi de R$ 3.200,00, que somado ao valor da revisão (R$ 940,00) é equivalente à 9% do valor do veículo (conforme tabela FIPE). Registre-se que na data da revisão o veículo tinha exatos 26.471 km rodados. Esta situação, do meu ponto de vista, é esdrúxula, pois uma fadiga dos QUATRO amortecedores tão precocemente seria um absurdo para um carro de passeio comum, ainda mais em um veículo que vende a imagem de robustez como é o caso do Duster. Em contato com SAC da Renault que, verdade seja dita, mostrou ser composta por profissionais qualificados e atenciosos, obtive a informação de que os amortecedores não são cobertos pela garantia, pois dependem das condições de utilização/condução do veículo. OK, apenas para registrar, o último veículo que possui, um VW Fox, foi vendido com aproximadamente 70.000 km após 7 anos de uso com os amortecedores em perfeitas condições (não sei o que mudou no meu estilo de condução nestes três anos de Duster) e, da quilometragem informada, aproximadamente 50 km foram em trilhas em areia de praia, o restante foi em circuitos urbanos/rodoviários (tenho o hábito de georreferenciar as trilhas). Mas há males que vem para o bem, estava esperando a chegada da picape da Renault para trocar o Duster e, após o ocorrido, vou procurar outra marca: RENAULT NUNCA MAIS! Fica a dica.
    Boa noite Araújo. Infelizmente este problema é comum no Duster.
    http://www.reclameaqui.com.br/725049...stourado-quot/ (leia em comentários).

Bom, estou com você RAraujo....eu já troquei os dois amortecedores dianteiro (na garantia) e traseiro esquerdo já está suando depois de 45 mil km. Esse é o primeiro carro que troquei amortecedor na minha vida. Sei que o uso dele não é como os outros. Já coloquei ele em trilhas médias (talvez) e leves. Concordo, o carro propaga ser robusto mas acredito que não é tão assim. Já comentei isso antes, acho que os amortecedores estão mal dimensionados. Talvez a renault corrija isso no futuro. Até lá....eu ainda terei um duster novamente. Poderia partir para um renegade 4x4 (carro mais próximo do duster em termos de tamanho e outras coisas mais) mas acho que também não é tão robusto assim....e é bem mais caro do que o duster....vamos ver o seu comportamento...no futuro, quem sabe também saio da renault...por enquanto...ficar com o que tem....no mais, você não está só....

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Itaboraí/RJ
    Citação Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    Bom, estou com você RAraujo....eu já troquei os dois amortecedores dianteiro (na garantia) e traseiro esquerdo já está suando depois de 45 mil km. Esse é o primeiro carro que troquei amortecedor na minha vida. Sei que o uso dele não é como os outros. Já coloquei ele em trilhas médias (talvez) e leves. Concordo, o carro propaga ser robusto mas acredito que não é tão assim. Já comentei isso antes, acho que os amortecedores estão mal dimensionados. Talvez a renault corrija isso no futuro. Até lá....eu ainda terei um duster novamente. Poderia partir para um renegade 4x4 (carro mais próximo do duster em termos de tamanho e outras coisas mais) mas acho que também não é tão robusto assim....e é bem mais caro do que o duster....vamos ver o seu comportamento...no futuro, quem sabe também saio da renault...por enquanto...ficar com o que tem....no mais, você não está só....
    Caros RAraujo, IDOSO DO TROLLER, e ricardo arlen,

Tenho que concordar com vocês, porque infelizmente tive que trocar os 4 amortecedores do meu Duster 4x4 com 50.000Km, pois estavam estourados, alguns deles vazando óleo (o mecânico e o consultor da concessionária me devolveram e mostraram as peças depois da troca, e o carro ficou outro depois da troca com muito mais estabilidade, e sem barulhos). E antes eu possuia um Fiat Idea ELX 1.4 2007 que vendi com 118.000Km (em 2012 quando comprei o Duster) com os amortecedores originais, fazendo curvas com estabilidade, e quando levantava o carro para inspeção via as inscrições "Cofap 2007" sob a poeira, demonstrando serem originais de fábrica (este Idea não havia comprado 0Km).

Tudo bem que no primeiro ano eu participei de algumas trilhas e passeios 4x4 com o Duster, mas também acho que o projeto dos amortecedores pode estar subdimensionado para o carro nestas condições de condução.

Vamos ver quanto vão durar os atuais. Resta a esperança de que, agora que o meu não está mais na garantia, surja algum conjunto alternativo de amortecedores mais resistente para a instalação, mas também que não piore muito o conforto do carro que é excelente.

Abraços a todos e fiquem com Deus!
    dd1969.

Usuário Avatar de Professador
    Entrada
    26/02/2011
    Local
    Aracaju/SE
    Aos que estão trocando os amortecedores,não se esqueçam de guardar as carcaças, principalmente os traseiros da versão versão 4x4, pois são insumos para o mais popular do lift.
    Tem empresas que fazem bons serviços de recondicionamento e levantam a coifa em 3,5 cm. Se bem feito fica bom.
    DUSTER 4X4, meu Bebezinho

Infelizmente, hoje, ao lavar o carro, descobri aquele ferrugem próximo a peça cromada que fica na tampa do porta-malas. Bom, vou na renault e ver se posso resolver isso grátis mesmo fora da garantia. Acho que alguém já postou isso antes....vou procurar e ver o que ele fez.

dd1696...a cofap tem apenas os amortecedores dianteiro do duster. Pena.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem