x
Convex Datacenter

Tópico: Tac Stark

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Discordo em parte Giovani. Esse forum tem credibilidade exatamente por transparecer a verdadeira opinião dos seus usuários, da forma exata com que eles tratam de todos os assuntos.

Aposto que levam mais em consideração o que escrevemos por aqui, que em algumas outras resenhas formais e interesseiras..

Saber filtrar as fontes, e retirar o que é importante já é da competência de quem está lendo.
    Está falando de quando vc comparava ele com o Jimny?

É claro que eles "filtram", assim como qualquer um que tenha um pouco de noção. Mas estou falando de participação nas discussões. Querem tanto que alguém da montadora participe, que venha aqui dar respostas, mas não tem clima, entende?
    É tanto absurdo que é melhor ignorar e apenas "corujar"...

[]'s

Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Está falando de quando vc comparava ele com o Jimny?

É claro que eles "filtram", assim como qualquer um que tenha um pouco de noção. Mas estou falando de participação nas discussões. Querem tanto que alguém da montadora participe, que venha aqui dar respostas, mas não tem clima, entende?
    É tanto absurdo que é melhor ignorar e apenas "corujar"...

[]'s
    Exato Giovani, acertou na mosca!
    Talvez o entrave tenha sido exatamente esse motor Dieesel...

E já que você tocou nesse assunto, gostei muito do comparativo que o Fernandotf. fez,também com o Jimny... Veja ai algumas partes:

""...Stark:
    Pneu: 255/70 R16
    Vão livre: 24cm (dianteira) e 25,5cm (traseira)
    http://www.tacmotors.com.br/o-stark-4wd/ficha-tecnica/

Jimny HR:
    Pneu: 215/75 R15
    Vão livre: 23,5cm
    http://www.suzukiveiculos.com.br/Veiculos/?vid=1

Raio do pneu original:
    Stark: 255/70 R16 = 25,5cm * 70% + 2,54 * 16 / 2 = 38,17cm
    Jimny: 215/75 R16 = 21,5cm * 75% + 2,54 * 15 / 2 = 35,175cm

Diferença entre vão livre e raio do pneu. Este valor representa a distância entre o centro da roda à parte mais baixa da suspensão!
    Stark: 38,17cm - 24cm = 14,17cm (dianteira) e 38,17 - 25,5cm = 12,67cm (traseira)
    Jimny: 35,17cm - 23,5cm = 11,67cm

Ou seja, o Jimny tem 14,17 - 11,67 = 2,5cm a mais de vão livre no eixo dianteiro e 12,67cm - 11,64cm = 1cm a mais de vão livre no eixo traseiro, considerando que ambos estejam com o mesmo pneu.

Como exemplo, se ambos tiver um pneu 33", ou seja, com raio de ( 33 / 2 ) * 2,54 = 41,91cm, teremos como vão livre:

Stark: 41,91cm - 14,17cm = 27,74cm (dianteira) e 41,91cm - 12,67cm = 29,24cm (traseira)
    Jimny: 41,91cm - 12,67cm = 30,24cm...""
    Ele mesmo fica duvidando das contas dele, pois o vão livre e curso de suspensão do jimny, com eixo rígido, é maior que o do Stark...Acrescentando que o espaço interno é o mesmo, e o custo do Jimny é de quase METADE do preço do Stark.

Abs...
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Exato Giovani, acertou na mosca!
    Talvez o entrave tenha sido exatamente esse motor Dieesel...
    Não... O entrave foi ter começado com um à gasolina. Pelo tamanho do jipe, o motor diesel deveria ter sido a 1ª escolha. Nenhum motor à gasolina teria um consumo satisfatório no Stark. Um 4 cil. ia beber o mesmo que um V6, mas sem ter o desempenho equivalente.

E já que você tocou nesse assunto, gostei muito do comparativo que o Fernandotf. fez,também com o Jimny... Veja ai algumas partes:
    Ele mesmo fica duvidando das contas dele, pois o vão livre e curso de suspensão do jimny, com eixo rígido, é maior que o do Stark...Acrescentando que o espaço interno é o mesmo,...
    Nem todos os números representam o que é a viatura. Espaço interno pode ser maior.
    Um Niva tem mais espaço interno e mais curso de suspensão que um Troller. Vai comparar os 2?
    Um Jimny pode calçar pneus 35"? Tem a mesma potência e torque?

1 ou 2cm de vão livre não tornam esse melhor que aquele... Tem que ver o conjunto.
    Não estamos jogando Super Trunfo...

...e o custo do Jimny é de quase METADE do preço do Stark.
    Sim, também leva meio jipe... Um Jimny nunca vai ser "ão". É "inho" e no máximo chega à "e".
    Preço não tem nada à ver. Isso é relativo e é papo para o outro tópico.

Tenho as fotos de um Troller e de uma Cherokee numa rampa. Está marcado até onde foram quando a roda traseira perdeu aderência. Estou esperando um Stark para colocar no mesmo lugar (Chuck, quando vc vai subir a serra?). Então vou postar...
    O Troller já perdeu para a Cherokee... Nem o dono acreditou: "Só isso? Vou botar bloqueio!"

[]'s

Usuário Avatar de fernandotf
    Entrada
    06/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 2
    Jeff, as contas que fiz entre o Jimny e o Stark são apenas teóricas, com informações obtidas no próprio site dos fabricantes. O certo é medir com uma trena... como dizem, na prática a teoria é outra!

De qualquer forma, não acho que o Jimny seja concorrente do Stark, eles tem motorização e faixa de preço bem diferentes!

Na minha opinião, o maior rival do Stark é o Troller, de longe... basta ver o público que frequenta este tópico. A maioria são proprietários de Troller que enxergam no Stark uma possível alternativa de compra (o meu caso).
    Suzuki Jimny Sierra 2024
    EX - Triton 19 * Triton 13 * Troller 10 * TR4 09 e 04 * Samuca 93 Top e 94 Canvas * Band 94 * JPX 94 * CJ5 82 e 78

Entrada
    06/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Tenho as fotos de um Troller e de uma Cherokee numa rampa. Está marcado até onde foram quando a roda traseira perdeu aderência. Estou esperando um Stark para colocar no mesmo lugar (Chuck, quando vc vai subir a serra?). Então vou postar...
    O Troller já perdeu para a Cherokee... Nem o dono acreditou: "Só isso? Vou botar bloqueio!"
    []'s
    Eu não me surpreenderia se houvesse empate técnico entre o Troller e o Stark na rampa de torção... a diferença seria apenas que é possível refazer a suspensão do Troller para ter um curso decente, mas aí não seria comparação de original para original!
    Suzuki Jimny Sierra 2024
    EX - Triton 19 * Triton 13 * Troller 10 * TR4 09 e 04 * Samuca 93 Top e 94 Canvas * Band 94 * JPX 94 * CJ5 82 e 78

Usuário Avatar de JORGE DELMANTO
    Entrada
    30/01/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Giovanni,

"Não estamos jogando Super Trunfo..." foi otima!

KKKKKKKKKKKKKKK....muito boa!!!!!!!!!!!!!!!

Abç

Jorge Delmanto

Usuário Avatar de JORGE DELMANTO
    Entrada
    30/01/2007
    Local
    São Paulo/SP

Vao livre

Srs,

Com trena na mao, acabei eu mesmo tirando minhas duvidas sobre vao livre do Stark, objetivando saber sobre uso de pneus maiores no carro.

Tenhoum Troller 2003, o Gemadinha, que so uso para trilhas e viagens, calçado com pneus 35 polegadas mud km2.

Medi hj, da bola do diferencial ao chao, vao livre de 27,5 cm.

O Stark , originalmente, vem com pneu 30 (255/70/16), e segundo a fabrica, tem vao livre de 24cm.

O Stark calçado com pneu 33 polegadas, teria de pneus uma diferença de 3 polegadas do original (7,62cm), o que significaria uma altura maior do solo de 1,5 polegadas, ou seja, 3,81cm.

Assim, se as informaçoes estiverem corretas, desnecessário um pneu 35 no Stark , pois com um 33 ele teria vao livre de 27,81cm, maior q o do meu Troller com 35!

Abç

Jorge Delmanto

Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Parece que o Jorge tá jogando SUPER TRUNFO também...
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Parece que o Jorge tá jogando SUPER TRUNFO também...
    Mas, quem sou eu para discutir com Giovani ou com Jorge...

Vocês tem razão, bota ai nessa rampa que só vai dar Stark original...

Depois, quando enjoar do "original"... vê o que se pode fazer para aumentar o bixim mais um pouco..

Eu sei que nada vai resolver o problema das bolas baixas que preocupam o Jorge, masss.....

Mesmo com as bolas altas, tenta fazer isso nos Starks....

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=xhsT41MZXFY&feature=player_embedded[/ame]

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=WzWWF1ylayE&feature=player_embedded[/ame]

TRUNFO!
    4X4 Brasil

Entrada
    06/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Citação Postado originalmente por JORGE DELMANTO Ver Post
    Srs,
    Com trena na mao, acabei eu mesmo tirando minhas duvidas sobre vao livre do Stark, objetivando saber sobre uso de pneus maiores no carro.
    Tenhoum Troller 2003, o Gemadinha, que so uso para trilhas e viagens, calçado com pneus 35 polegadas mud km2.
    Medi hj, da bola do diferencial ao chao, vao livre de 27,5 cm.
    O Stark , originalmente, vem com pneu 30 (255/70/16), e segundo a fabrica, tem vao livre de 24cm.
    O Stark calçado com pneu 33 polegadas, teria de pneus uma diferença de 3 polegadas do original (7,62cm), o que significaria uma altura maior do solo de 1,5 polegadas, ou seja, 3,81cm.
    Assim, se as informaçoes estiverem corretas, desnecessário um pneu 35 no Stark , pois com um 33 ele teria vao livre de 27,81cm, maior q o do meu Troller com 35!
    Abç
    Jorge Delmanto
    Jorge, existem muitos fatores que devem ser considerado para fazer uma comparação do tipo Stark com 33" = Troler com 35"

1. O seu pneu tem de fato 35"? Geralmente um 35" tem na verdade 34,5", e da mesma forma, você deverá considerar que o 33" tem 32,5" em sua conta. Calibragem e peso do veículo interferem muito também!
    2. O eixo rígido tem a bola do diferencial como o ponto mais baixo (1,5cm a menos que o Stark), porém o restante do eixo é bem alto. Ou seja, o arrasto de um diferencial tem uma largura de 10/15cm, já em eixo independente, é mais alto, mas quando enconsta, o arrasto é da largura da bitola.
    3. Em torção, o vão livre do eixo rígido pode ser maior do que a suspensão independente.
    4. A suspensão independente tende a manter o pneu mais colado no chão (se não houver muita torção), ou seja, tem mais tração.
    5. O vão livre da suspensão independente varia com o peso do veículo. Se vc colocar 2 negos mais tranqueiras, vai diminuir um pouco.
    6. Pode ser colocado amortecedores pneumáticos no Stark, conforme vídeos postado no youtube, que pode dar alguns centímetros precisos.
    7. Pneus maiores tem uma maior área de contato longitudinal, obtendo mais tração. Então, pneu maior não significa apenas maior vão livre.
    8. Dsitribuição do peso entre os eixos também influenciam, o Stark tem uma excelente distribuição de peso.

Dentre MUITO outros fatores, principalmente referente no tipo de trilha!

Gostei da brincadeira do Giovani sobre o "Super Trunfo", tenho uma planilha com um monte de contas comparando os Jipes do mercado Brasileiro. São apenas dados teóricos, e como dizem, "na prática, a teoria é outra".

Enfim, só teremos resultados conclusivos quando tiver muitos relatos de Stark em trilhas, junto com os Trollers (em harmonia!).
    Suzuki Jimny Sierra 2024

Entrada
    06/01/2009
    Local
    Campinas/SP
    Mas, quem sou eu para discutir com Giovani ou com Jorge...
    Vocês tem razão, bota ai nessa rampa que só vai dar Stark original...
    Depois, quando enjoar do "original"... vê o que se pode fazer para aumentar o bixim mais um pouco..
    Eu sei que nada vai resolver o problema das bolas baixas que preocupam o Jorge, masss.....
    Mesmo com as bolas altas, tenta fazer isso nos Starks....

TRUNFO!
    Jeff, comparar veículo modificado com veículo original é sacanagem...

Se partimos para modificações, podemos incluir estes também:

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=rFylP-fRXDI&feature=related[/ame]

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=w_F7QrR4Ur8[/ame]
    Suzuki Jimny Sierra 2024

Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Citação Postado originalmente por fernandotf Ver Post
    Jeff, comparar veículo modificado com veículo original é sacanagem...

Se partimos para modificações, podemos incluir estes também:

k kkk k k kk k kk ...

Fernando, teu problema foi só de leituta... Eu escrevi:

Depois, quando enjoar do "original"... vê o que se pode fazer para aumentar o bixim mais um pouco..... tenta fazer isso nos Starks....

TRUNFO!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Novo jipe brasileiro - TAC Stark
      Por Tropeiro no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 3528
      Última resposta: 08/10/2012, 09:01

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem