Bom, fugindo um pouco do assunto do tópico (nem tanto), mas esperando que essas fotos inspirem o Felipe Calé!
Essas são todas as fotos que consegui até hoje de Gurgel militares!
[]'s esperando ver uma réplica de um X-12 militar!!!!!!! ...até hoje não vi nenhuma por aí...
Povo! Deu hoje no jornal "O Globo" que o empresário vai reiniciará a produção do Gurgel a partir de 2008... O modelo será o Tocantins (X-12)... Fábrica será em 7 Lagoas, a fábrica ficará pronta final deste ano! Seu Paulo Emílio (Empresário do Gurgel) exporta para China o triciclo TA-01... Motor do X-12 será 1.4 da Kombi... Tração será 4x4! Vamos ver! Absssssssssssss
Baeta's Off Road! Samurai 1.3 1993 de trilha
GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!
Povo! Deu hoje no jornal "O Globo" que o empresário vai reiniciará a produção do Gurgel a partir de 2008... O modelo será o Tocantins (X-12)... Fábrica será em 7 Lagoas, a fábrica ficará pronta final deste ano! Seu Paulo Emílio (Empresário do Gurgel) exporta para China o triciclo TA-01... Motor do X-12 será 1.4 da Kombi... Tração será 4x4! Vamos ver! Absssssssssssss
Essa é uma notícia muito boa, tomara mesmo que se concretize, vale a pena ler na íntegra, entrei no site do jornal e peguei o texto, mas tive que digitar na unha pois não dava pra copiar... mas segue o texto abaixo:
"Empresário reiniciará a produção de automóveis Gurgel a partir de 2008
Fábrica será em Três lagoas (MS). O jipe Tocantins é o primeiro da lista
Os automóveis Gurgel voltarão às ruas brasileiras, mantendo as linhas originais. O primeiro será o jipe Tocantins, a última versão do X-12. O Início da produção está previsto para o segundo semestre de 2008, em Três Lagoas MS. A nova fábrica ficará pronta em dezembro deste ano.
O projeto partiu do empresário Paulo Emílio Freire Lemos, que hoje det~em os direitos sobre o nome Gurgel. Ele descobriu que o registro da empresa no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) havia expirado em 2003 e não perdeu tempo: registrou a marca e o logotipo.
Hoje, Paulo Emílio importa da China o triciclo de carga TA-01. Em breve haverá uma nova versão, mais robusta, com capacidade para transportar até 4 toneladas.
Base é a mesma, mas sistema de tração será aperfeiçoado
O motor escolhido não poderia ser outro: o Volkswagen 1.4 Total Flex, que substituiu o clássico 1.6 boxer refrigerado a ar no cofre da veterana Kombi - e também equipava os Tocantins e X-12 do passado.
O primeiro protótipo está sendo construído sob uma das carrocerias do utilitário que restou na primeira fábrica, em Rio Claro SP.
O chassi do Tocantins original será mantido, mas a tração vai mudar. No lugar do Seletraction, que permitia transmitir toda a força para apenas uma roda do eixo traseiro, pode entrar um sistema 4x4.
"Vamos realizar pesquisas de mercado para saber o que os prováveis compradores esperam do carro." - diz Marcelo Anderson Porfírio, gerente de vendas da divisão de utilitários da Gurgel Motores.
O grande desafio foi adequar o radiador ao Tocantins sem comprometer as linhas do jipe. Como o motor é traseiro, a solução mecãnica também veio do sistema adotado pela Kombi 1.4. Os representantes da Gurgel Motores garantem que foi possível manter o desenho original.
O salto em potência será considerável: enquanto o X-12 1.6 dispunha de 49 cv, a versão 1.4 poderá vir com 80 cv (quando abastecido com ácool), o mesmo que o obtido pela Kombi. O número é ainda mais representativo diante dos cerca de 800 kg do jipe.
A Gurgel Motores adquiriu, através de leilões da massa falida, os moldes de outros modelos, como o Carajás, BR 800, X-15, Supermini e até do Itaipú, o protótipo movido a energia elétrica.
Além de reativar a produção, a Gurgel Motores reservou um espaço na fábrica de Três Lagoas para a criação do Museu do Gurgel. É uma boa maneira de fazer as pazes com a família de João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, que nunca concordou com a utilização do nome pela empresa de Paulo Emílio.
O sonho de Amaral Gurgel se materializou no fim dos anos 60 e se desfez em 1994, quando foi decretada a falência da empresa, que construiu mais de 25.000 carros. Hoje, aos 80 anos, o empresário sofre dos mal de Alzheimer em estado avançado, e vive em São Paulo sob os cuidados da família.
Amigo, eu tenho um X12, TL 1983 vermelho ferrari, tava sem motor e desde então pensi qual motor colocaria nele... como tive o motor boxer a ar e sei q é uma porcaria gastona e sem tamanho, comprei um AP 1.8 a alcool.
E digo uma coisa, vai fundo na adaptação, não precisa de soldas nem nada é simples!!!
Apenas uma flange para fixar o motor ao cambio e manter volante, arranque e embreagem originais do motor AP. Também precisa de um subchassi pra apoiar o motor AP.
tudo isso vc encontra no site: www.flanges.xpg.com.br, o cara q revende é o Felippe, mto gente fina e to comprando com ele.
O radiador vc coloca do lado direito, meio deitado e leva um duto de plastico flexivel do lado do cambio até o radiador, pra ajudar na captação de ar fresco.
Só isso cara, num AP 1.8 carburado vc num mexe em mais nada! A unica ligação eletrica diferente é dos 2 reles do radiador e só!!!
Boa sorte!! Qqer coisa meu msn é ciolamarcel@hotmail.com, se quiser tbm conversar sobre comrpa de Gurgel estamos aí tbm.
Outro bom modelo pra se inspirar!!!
Imagina um desses verde fosco!!!
PessoALL,
conheço um pouco da história do Gurgel, e eu sabia que usava a mecanica do fusca. Pois bem, olhando para as fotos acima, como colocaram o conjunto rodas/pneus maiores? Foi levantada a suspensão? As rodas traseiras não deveriam ficar "deitadas" como nos fuscas erguidos? Gosto muito do X12, e serei um provável comprador (ou colecionador?...) se conseguir colocar uns BF 33" Mud... []`s
PessoALL,
conheço um pouco da história do Gurgel, e eu sabia que usava a mecanica do fusca. Pois bem, olhando para as fotos acima, como colocaram o conjunto rodas/pneus maiores? Foi levantada a suspensão? As rodas traseiras não deveriam ficar "deitadas" como nos fuscas erguidos? Gosto muito do X12, e serei um provável comprador (ou colecionador?...) se conseguir colocar uns BF 33" Mud... []`s
Eliseu,
A receita é uma flange na dianteira, ou seja, duas "pontas de eixo" soldados.
Câmbio encurtado.
Suspensão traseira IFS adaptada de Variant / Kombi.
Cabe pneus 31. 33 eu nunca vi...
Fica o bixo!!!
Comprei um Gurgel com esse objetivo, usaria no dia a dia. Mas a patroa achou muito desconfortável e resolvemos trocar por uma Camper.
Eu tbm sou apaixonado pelos Gurgel´s da vida hehehe Meu pai teve quase todos os modelos de gurgel, os únicos que não teve foram, o Itaipú, o supermini e o BR 800. Talvez por eu ter sido criado nesse meio que tenho tamanha simpatia pelos Gurgel´s
Algumas fotos...
Ps.: Nas duas ultimas fotos sou eu com 7 anos, montado nos monstrinhos hehehe
E por que não transformar o seu Gurgel num 4X4, tem tópico aqui no forum que diz como. Não é dificil! Já tive dois no inicio dos anos 90, já viajei com ele de Porto Velho a Fortaleza, já andei nas dunas com ele. êta bichim baum!! Imagina 4x4!!!
Aí, companheiros, além de Willys, Sportage e um Bernardão com mecânica Jota, tenho para restauro um XT 12, 1973, inteirão e gostaria de trocar detalhes e dicas para terminar o "bicho" 4 x 2. Tá faltando quase tudo. Clemente. Pouso Alegre/MG 35 3422 1414. 35 9132 0959.