Sobre as dimensões de chapa; pagina 2 do documento no link
https://www.belgo.com.br/produtos/pl...anks_rolos.pdf
o representante dessa empresa está a 70Km da minha casa em:
Juiz de fora
Endereço: Rua Henrique Burnier, 580
Bairro: Mariano Procópio
Cep: 36080-150
Telefone: (32) 3228-7950
Eu utilizo com certa freqüência chapas de 3m x 1,5m x 14; 16; 18 e 20
Todo o projeto é provisório só o conceito não. Sobre esse ultimo: carro simples que possa ser fabricado até em uma serralheria e de uso severo (certamente me expressei mau com o termo “uso extremo”). Meu foco é nesse conceito e não no desenho da carroceria ou do chassi… Com meia dúzias de cliques no mouse posso fazer as alterações e correções pertinentes. E correndo o risco de ser arrogante, construí-lo com minhas próprias mãos é ainda mais fácil para mim.
Veja o desenho agora o chassi é reto e claro não possui os pontos de fixação e ancoragem da suspensão, carroceria, motor, barras estabilizadoras etc. As travessas, é bem possível que sejam reposicionadas.
Sobre a dobra das chapas, tenho algum recurso técnico e ferramental para esse intento. Acredite não é sofisticado.
Sobre o centróide nunca havia ouvido ou visto esse termo, porém se ele se refere ao centro geométrico ou mesmo o centro de gravidade ou de massa e sua altura relativa do solo, isso pode ser definido, estimado, calculado ou encontrado empiricamente. Pensemos nisso depois!
Sobre o rolamento certamente você sabe que está relacionado diretamente com o centro de massa e a dinâmica de uso. Como eu disse acima pensemos nisso depois!
Quanto ao Sketchup eu diria que ele só não faz chover… Brincadeira. Utilizo muito o autocad, o Sketchup é muito bom por ser gratuito e para fazer maquetes eletrônicas em 3D. É possível construir qualquer elemento de máquina complexo. Pode-se montar o projeto como no mundo real, peça por peça e juntar tudo como em um quebra-cabeça.
Imagino que queira saber minha formação quando pergunta se sou engenheiro mecânico:
Permita-me uma lembrança. Tive um professor de filosofia que dizia que um doutor é um burro carregado de muitos livros ironicamente tenho quase 2000 sobre os mais variados temas, todos lidos reiteradas vezes. Vejo que você é muito inteligente e solícito só precisa ser mais cortês -fazer meu trabalho sem reclamar… lamentável, auto crítica não é reclamação! Voltando ao assunto, diziam no passado que eu era Físico mas isso já passou, hoje sou uma espécie de inventor em tempo integral. Trabalho dando forma e solução tecnológica aos conceitos de pesquisadores e cientistas de algumas universidades. Tecnicamente falando sou instrumentista científico (Também já tive confecção e quebrei). Nas horas vagas fabrico carretinha e congêneres.
Desculpe-me se inflacionei a resposta.
Mas a idéia é boa talvez eu volte a estudar Engenharia Mecânica.