Camaradas, estou em novo projeto de jipe (veja ele no Avatar), aproveitando todo conhecimento adquirido com o Niva, inclusive aproveitando muita coisa do Niva, como por exemplo a fantástica caixa de transferência (a alma do Niva, apesar da infeliz adaptação de fábrica chamada acoplamento elástico), e outros detalhes que, com o tempo, vou mostrar neste novo projeto em fibra, diferenciais de F75 com relação 47x11 e rodalivre. Uma das coisas que achei fantástica solução para o Niva é a caixa do Chevette, que fica perfeita no Niva, inclusive com a 5a marcha um pouco menos longa, o cardã, que encurtado substituiria o acoplamento elástico finalmente. Mas o Niva 4x2 é algo desejável por muitos Niveiros e eu gostaria de compartilhar o projeto que pretendo colocar em prática na primeira semana de 2012, e trocar idéias e receber sugestões seria fantástico. Aproveitando a idéia do kit promolada ("nada se cria, tudo se copia" - Abelardo Barbosa, o Chacrinha) a alavanca do bloqueio teria três posições, ou seja, 4x2, 4x4 Bloqueado e 4x4 Integral, nessa ordem na alavanca. No meio fica 4x4 Bloqueado, para frente fica 4x2 e toda para trás fica 4x4 Integral ou digamos Normal no Niva.
Colocarei anexos para que possamos ver a idéia e, quem sabe, conseguimos até melhorá-la.
Márcio, estou acompanhando e copiando também. Quero te informar que em minha na região que moro, há um Carajás abandonado, caso necessite de alguma peça posso ver com o proprietário se ele vende. valentebombeiro@hotmail.com. Abraço
"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las." Voltaire