x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1

    MOTOR A ALCOOL NO NIVA




    Niveiros,

    Comprei um Niva 91 com motor modificado para alcool, pistoes do fusca, carburador W460(acho que é isso), e outras que não lembro agora.

    Acontece que agora no frio, é duro andar com motor a alcool pois gasta um tempão pra esquentar e mesmo assim a retomada é ruim. Melhora somente após uns 2 a 3 km. quando percebo que o motor esquentou.

    Minha dúvida, posso colocar gasolina junto com o alcool para melhorar um pouco o desempenho?

    Que proporção?

    Poderia usar somente gasolina ou esta em maior quantidade?

  • #2
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    54
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    MANFREDI,

    A adição de gasolina no álcool é usual para se melhorar o consumo e desempenho.

    Normalmente se usa até 20% (máx), mas o ideal é adicionar 10% e ver se resolve, tudo vai depender de como foi feita a modificação e com qual taxa ficou, se ficou com taxa de carro a álcool entao os 10% já resolve, se ficou abaixo dissopode-se adicionar até os 20%.

    Se o problema for só de aquecimento e consumo o ideal é trocar a válvula termo por uma nova p/ q a temperatura seja atingida o mais breve possível e se manter na faixa de funcionamento ideal, alem de rever a giclagem adotada pelo preparador para o álcool.


    valeu

  • #3
    Pois é Dero, resolvi arriscar antes mesmo das respostas dos amigos e ontem coloquei 8 litros de gasolina no tanque e completei o restante com alcool. Tanque com 45 litros, então + ou - 20%. Hoje cedo o carro realmente mudou de comportamento, ficando mais esperto nas retomadas em um trecho do caminho que ontem estava muito ruim, engasgando e não rendendo nada.

    Semana que vem vou dar uma geral nele, verificando velas, ponto, etc.

    Mas uma dúvida ficou com a sua resposta, como consigo saber que taxa de compressão ficou o carro depois da modificação?

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    45
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Se está demorando para aquecer olha se existe ainda a válvula termostática, pois é comum alguns proprietários retirar ela e entupir a mangueira de retorno para o bloco, forçando a água a circular sempre pelo radiador para evitar sobre aquecimento. Como a válvula termostática é externa do motor presa apenas por três mangueiras, fica difícil a substituição por um modelo nacional quando dá problema.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    54
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por MANFREDI
    Mas uma dúvida ficou com a sua resposta, como consigo saber que taxa de compressão ficou o carro depois da modificação?

    A essa altura do campeonato é mais fácil vc dar uma geral nas velas, óleo, -válvula termo- (principalmente), dar uma coferida na giclagem do que saber da taxa de compressão, pq para isso vc teria que verificar qual altura dos pistões, qual a medida dos cilindros e qual altura do cabeçote, um verdadeiro trabalho de cubicagem da câmara o que não é muito prático de se fazer (apesar tb de não ser tão difícil) e se o consumo está dentro de uma faixa aceitável, entao provavelmente a taxa está próxima da normal (não que o contrário seja verdadeiro).


    valeu

  • #6
    Valeu Ed e Dero pelas explicações.

    Esta semana vou mandá-lo pra oficina pra uma verificação geral pois percebi que a bomba dágua tá com vazamento. Vou aproveitar e fazer uma regulagem geral em carburador. O consumo tá em torno de 4-5 km/l na cidade - velocidade baixa com trechos de subida e descidas mais forte - como o motor não tem muita força nas marchas mais altas então tenho que usar 2a ou 3a dai o consumo mais alto. Certo?

    Grande abraço

  • #7
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    42
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Certo, com o motor original gasta-se um combustível danado! Quanto mais pisar, mais irá consumir. Pelo fato de estar rodando à álcool, procure usar velas apropriadas pra álcool, giclês, etc. Eu aconselharia rebaixar o cabeçote pra queimar melhor o álcool. Em relação a colocar gasosa no álcool, é tranquilo, contudo o problema é que você deve colocar toda a vez a mesma proporção dos combustíveis, já que o carburador é uma peça mecânica, não se auto regula como a injeção. Assim, o combustível sendo alterado toda vez que abastecer, nunca seu motor terá um funcionamento uniforme, um dia vai estar mais acelerado, outro dia menos acelerado, etc. Para resolver o problema, aconselho instalar um injetor de gasolina e usar álcool puro no tanque ok. Abraços.

  • #8
    rfdex,

    estou tentando manter a proporcionalidade da mistura, mais ou menos 10%. Até agora está tranquilo com a lenta se mantendo em 800 -900 giros.

    Obrigado

  • #9
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    54
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    MANFREDI,


    Vc notou alguma melhora no consumo e no desempenho com a aditivação de 10% de gasolina?


    valeu

  • #10
    Ainda não tive tempo pra analisar consumo depois de colocar gasolina c0m alcool, o que melhorou mesmo e pude notar rapidamente é que de manhã ele aquece o motor mais rápido e não mais engasga ou falha.
    Hoje ele está no meca pra dar uma geral pois, como disse antes, estou com ele há 2 semanas só e ainda não sei o real estado do carro, ainda não conheço sua alma, somente seu corpo, eheheheheheh
    Assim que sair da oficina, vou começar a avaliar e anotar estes dados em uma planilha que estou montando. Mando os resultados assim que tier algo.

    Abraços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    2. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade