x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário
    Entrada
    04/04/2007
    Local
    Criciúma/SC
    Idade
    42
    Posts
    1,954
    Agradecimentos: 0

    Ajuda com Caixa Tração




    Amigos, estou terminando a minha gaiola 4x4 e estou utilizando a caixa de tração do niva, porém agora na fase final percebi um pequeno detalhe:
    Quando deixo a caixa sem o bloqueio engatado, ao rodar os pneus traseiros (que no caso seriam os dianteiros do niva pois meu motor é na traseira) acontece um pequeno estralo como se tivesse um dente quebrado e cada vez que passa nesse dente ele dá um pulinho.

    Bom.. ainda nao desmontei a caixa pra ver se tem algum problema, queria a opnião dos caros colegas com experiencia.
    Abracos

  • #2
    Meu caro, o que eu não entendo é uma pessoa montar um equipamento sem saber o que tem nas mãos.
    Você está montando uma máquina que você vai operar com peças que você, aparentemente, não conhece o estado.
    É preguiça?
    Estou reformando um NIVA que não apresentava problemas graves, mas, mesmo assim, estou abrindo, desmontando, verificando, limpando, lavando, lubrificando TUDO. De diferenciais a câmbio e CT. De motor e sistema de arrefecimento ao tanque de combustível. De pinças e tambores de freio às homocinéticas. Trocando por novo tudo que está "meia boca", como p.ex., amortecedores e pivôs.
    Para confiar a minha segurança a uma máquina, eu tenho que saber o real estado dela.
    Não me leve a mal e nem ache a minha resposta rude. Você pediu a nossa opinião e eu estou lhe dando a minha.
    Abra os diferenciais, lave-os com diesel, verifique o estado dos mesmos. Se tudo estiver OK, torne a fechá-los e coloque um óleo novo de boa qualidade. Faça o mesmo com a CT.
    Se você encontrar algo danificado, substitua.
    Conhecendo a sua máquina, você saberá até onde pode contar com ela. Se tem uma coisa que eu destesto é dirigir um carro em que eu não confio. Você dirige tenso, achando que ele vai quebrar a qualquer momento.
    Advinhar o que pode estar acontecendo é mais difícil do que fazer o que estou lhe dizendo. Talvez não para a mãe Dinah...

  • #3
    Usuário
    Entrada
    04/04/2007
    Local
    Criciúma/SC
    Idade
    42
    Posts
    1,954
    Agradecimentos: 0
    Amigo, não levei a mal não, realmente eu lhe entendo e o que posso lhe dizer é o seguinte:
    - Homocinéticas são 4 recondicionadas
    - Diferenciais passaram pela mão de um mecânico/torneiro que mexe com jeeps e caminhões
    - Cardãns revisei ontem
    - Está tudo bem parafusado e apertado.
    Porém, ao erguer a gaiola com os 4 pneus no ar a rodar o pneu traseiro (como comentei: no niva seria o dianteiro) ao dar umam volta inteira no cardã acontece o estralo, e a cada volta um estralo.

    Mais um detalhe, o motor está desconectado da caixa de tração.

    Sobrou apenas a caixa de tração do niva que como comprei por "boa" e não mandei revisar.

    Antes de desmontar tudo e fazer isso, postei então minha dúvida aqui no fórum, pois como tenho certeza que vocês tem muito mais experiência do que eu em relação à 4x4, acreditava que alguém já tivesse passado pelo mesmo problema.

    De qualquer forma, agradeço pela atenção dispensada e peço desculpas se tópicos como este acabam aborrecendo aos caros colegas.
    Abracos

  • #4
    Meu caro, não aborrece em nada não. Pelo menos não a mim.
    O que me aborrece é propaganda eleitoral.
    Pelo que você escreveu na primeira mensagem "como se tivesse um dente quebrado", eu entendi que você não revisou e não conhecia o estado das peças.
    Pela falta de informações mais detalhadas, ficou também um teste de advinhações.
    Agora, na segunda mensagem, você inclusive colocou mais detalhes.
    E um deles me chamou a atenção: "ao erguer a gaiola com os 4 pneus no ar". Então as rodas ficam "penduradas" com as homocinéticas em um ângulo diferente do normal, não é isso?
    Tente descobri de onde parte esse estalo.
    Uma maneira é usando um "estetoscópio" de mecânico. Ou seja, pegue uma chave de fenda comprida encoste a ponta na CT, p.ex., e o cabo no ouvido. Peça para alguém girar as rodas e vá tentando localizar de onde vem o estalo.
    Sabendo com exatidão de onde parte o ruído, fica fácil de você localizar o problema.
    Não deixe de nos contar os resultados.
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário
    Entrada
    04/04/2007
    Local
    Criciúma/SC
    Idade
    42
    Posts
    1,954
    Agradecimentos: 0

    Smile

    Então amigo... o estalo vem realmente da caixa de tração.... não é um estalo forte, talvez pq o motor ainda não tá tracionando a caixa, é apenas como se realemente tivesse um dente fora... que quando passa ali ele pula...
    Observei também que exatamente no momento que dá o estalo a alavanca do bloqueio da caixa dá uma mexida...
    Acho que no fim, terei que tirar a caixa e levar pra algum mecanico conhecido.

  • #6
    Então, boa $orte.
    Espero que não seja nada muito $ério.

    Depois nos conte o que foi.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade