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Convex Datacenter
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  • #25



    Devo ser meio louco pois eu pergunto e eu mesmo respondo, mas são sequelas da época em q fazia trilhas de moto, acho q batia muito a cabeça!
    Vou eliminar sim o fundo feito de feltro, e para não esquentar o habitáculo, vi q por baixo da minha Blazer 6cc a carroceria fica separada da descarga por uma chapa de alumínio, vou colocar uma no Tatu e retirar aquele maldito tapete de feltro q só serve pra manter a umidade!

  • #26
    Citação Postado originalmente por junior7l Ver Post
    Devo ser meio louco pois eu pergunto e eu mesmo respondo, mas são sequelas da época em q fazia trilhas de moto, acho q batia muito a cabeça!


    Citação Postado originalmente por junior7l Ver Post
    Vou eliminar sim o fundo feito de feltro, e para não esquentar o habitáculo, vi q por baixo da minha Blazer 6cc a carroceria fica separada da descarga por uma chapa de alumínio, vou colocar uma no Tatu e retirar aquele maldito tapete de feltro q só serve pra manter a umidade!
    Se você pretende fazer trilhas, portanto passar por água, lavar o carro com freqüência, etc..., esta deve ser a melhor solução! Mas o carro vai ficar um pouco mais (ou ainda mais ) ruidoso, devido à ausência do feltro isolante. Quanto ao escapamento, a chapa de alumínio realmente deve ajudar a dissipar o calor.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #27
    Usuário Avatar de MRaizer
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    Entre fazer um reforço no fundo e usar uma chapa mais grossa, fico com a segunda opção. Quando se coloca uma chapa sobre a outra cria-se uma "pilha de aeração diferencial" que facilita a corrosão.
    Outra coisa, aquela manta de algodão e piche que vem no Niva deve funcionar... algns anos apenas. Arranca TUDO fora. Tem uns loucos que substituem por uma manta aluminizada da Viapol. Eu sou contra, pesa pra caramba. Estou usando uma "espuma" preta usada em refrigeração industrial. Ela é anti-chama e não é hidrófila. Colei ou apoiei sobre o fundo e parede de fogo. Isola ruidos e temperatura. Eficiente e leve, só não sei o nome!
    Se o cérebro funcionar, tiro foto. Aliás, preciso comprar mais uns metros disso...

  • #28
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    Eu usaria o recurso da fibra junto... Usa uma tinta fosfatizante de fundo e bota a fibra por cima que os teus problemas se acabarão com a entrada de água, pois a chapa estará protegida e inclusive do ruído e do calor do escapamento.

    Bota a pintura bate "preda" por cima da fibra como acabamento, porém tem que ser betume, pois a pintura à base de água com o tempo descasca e à solvente dura mais que o carro.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #29
    A idéia de se agregar a fibra no fundo do Niva TATU, acaba de ser descartada, pois estou eu aqui de plantão no hospital e discutindo com um médico q tem um caiaque e que não entende nada de fibra, chegamos a conclusão q se o carro sofre torção durante a trilha, principalmente qdo faz um X teoricamente a fibra não acompanharia a lata, pois não foi projetada para trabalhar sob torção e com o passar do tempo apresentaria fissuras o q poderia contribuir para o acúmulo de umidade, e se esbarrasse o fondo em uma pedra? a lata amassaria e a fibra do lado de dentro iria rachar e soltar pedaços!Me aconselharam umas placas de um materail q qdo aquecido se funde no fundo do carro e vira uma borracha...não sei o nome (ainda) mas vi no fundo de um opala!

  • #30
    O Niva TATU já está com o fundo novo, acho que o lanterneiro arrependeu de atender meu pedido e colocar chapa 16, passei na oficina e eles estavam moldando o fundo na marretada, e onde a marreta não entrava era moldado com alavanca, até conseguir fazer os contornos internos...foi refeito parte das longarinas e os locais onde se prendem as barras da suspensão etc, onde sofrem maior esforços será reforçado o material, achei em uma loja aqui a manta asfáltica, só q como não será colocado a manta de feltro a descarga vai aquecê-la e ela vai ficar mole, mas os niveiros aí q estão refazendo o fundo, aconselho colocá-la se forem usar as mantas, decidi agora em cortar os para lamas e rebatê-los e subir a descarga para cima dos faróis, perto da coluna traseira esquerda, me disseram q o carro fica mais preso etc... daí surgiu a idéia de colocar esse tubo da descarga alguns mm mais largos para compensar essa distância... manter uma distância respeitável da pintura e fazer uma grade de proteção para nenhum mané se queimar...é claro q está nos planos a colocação de um snorkel e blindagem do distribuidor futuramente!

  • #31
    Citação Postado originalmente por junior7l Ver Post
    (...)me disseram q o carro fica mais preso etc... daí surgiu a idéia de colocar esse tubo da descarga alguns mm mais largos para compensar essa distância (...)
    Camarada,
    acho que pior do que a distância maior, é a maior quantidade de curvas... um conhecido uns anos atrás tava colocando um "registro" ali, de modo que pudesse escolher entre o cano em baixo e a saida snorkel... não tenho notícias se deu certo ou não (mas como sumiu, imagino que não hehehe)

    []s,
    Gustavo.

  • #32
    Citação Postado originalmente por junior7l Ver Post
    O Niva TATU já está com o fundo novo, acho que o lanterneiro arrependeu de atender meu pedido e colocar chapa 16, passei na oficina e eles estavam moldando o fundo na marretada, e onde a marreta não entrava era moldado com alavanca, até conseguir fazer os contornos internos...foi refeito parte das longarinas e os locais onde se prendem as barras da suspensão etc, onde sofrem maior esforços será reforçado o material, achei em uma loja aqui a manta asfáltica, só q como não será colocado a manta de feltro a descarga vai aquecê-la e ela vai ficar mole, mas os niveiros aí q estão refazendo o fundo, aconselho colocá-la se forem usar as mantas, decidi agora em cortar os para lamas e rebatê-los e subir a descarga para cima dos faróis, perto da coluna traseira esquerda, me disseram q o carro fica mais preso etc... daí surgiu a idéia de colocar esse tubo da descarga alguns mm mais largos para compensar essa distância... manter uma distância respeitável da pintura e fazer uma grade de proteção para nenhum mané se queimar...é claro q está nos planos a colocação de um snorkel e blindagem do distribuidor futuramente!

    Em breve terei que refazer o meu tambem... vc chegou a tirar fotos do processo ? se tirou coloca elas ai
    André Fajoses
    Meus Videos

  • #33

    Dicas Ùteis

    Não tirei foto!Arrependi de não ter tirado,mas ainda está em andamento, vou ver se consigo fazer umas fotos...Algumas dicas se for realmente refazer o fundo do Niva:
    1º escolha um lanterneiro que entenda pelo menos o básico, que saiba diferenciar chassi de monobloco, tenha paciência e seja caprichoso.
    2ºPreço, leve em consideração também, eu paguei 800Latinhas, divididas de 3 vezes, porém fiz algumas exigências:Chapa 16, mais grossa que a original quase 2 x, o fundo está sendo refeito desde a parte debaixo dos pedais até o porta malas, as longarinas estão sendo refeitas algumas partes e colocando reforço nos pontos de tração.
    3ºTratamento com produtos anti-ferrugem, aplicação de óleo de mamona viscoso dentro das longarinas e caixas de ar
    4º Como não haverá mais a manta de feltro o fundo receberá dos dois lados várias camadas de bate pedra e tinta, o túnel por onde passa a descarga será revestido com chapas de alumínio para dissipar o calor.
    5º Não apresse o lanterneiro, porém verifique o andamento do serviço todos os dias, não invente muita moda, muitas adaptações bizarras, lembre-se que o carro precisa e foi projetado para sofrer torções na carroceria
    6ºEsteja sempre de olho nas dicar do pessoal aqui no fórum, tem muitos Niveiros experientes,
    7ºAprenda a "centrar" a cx de marcha e lembre se q ela precisa ser centrada no dois eixos (matemáticos e não eixos do carro) X e Y, porém esteja ciente q um pouquinho de vibração vai ter (Ou existe algum Niva q não vibre nada?)
    7º Não faça como o Tapado aqui e lembre-se de tirar fotos do início ao fim do projeto e se não usar o carro para trilhas pesadas coloque as mantas de feltro pois isolam o calor e os ruidos, mas lembre-se q se ela molhar ela fede e o carro vai ter q ficar no sol aberto por uns 2 dias (heheh não adianta passar desinfetante fica pior hehehe) experiência própria
    8º Boa sorte na empreitada!

  • #34

    fotos...

    algumas fotos do fundo novo....
    e aproveitei e mandei cortar e depois vamos refazer as abas dos paralamas e cx de roda
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Como refazer o fundo do Niva-1126_124516.jpg   Como refazer o fundo do Niva-1126_124548.jpg   Como refazer o fundo do Niva-1126_124712.jpg   Como refazer o fundo do Niva-1126_124657.jpg   Como refazer o fundo do Niva-1126_124733.jpg  

  • #35
    Preciso achar os flanges para o pivô da D20, preciso urgentemente levantar o TATU ao máximo, to enfiando o pobre coitado em cada buraco e qdo os pneus pegam na lata(pneus 100% off road, com gomos enormes) e preço alto chega a dar dó!
    Preciso saber quais amortecedores colocar para ter um maior curso!
    caso alguém tenha o flange ou o projeto, agradeço!

  • #36
    Usuário Avatar de jorgeffn
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    Junior, ao levantar o Niva é sempre bom tomar bastante cuidado para que o serviço fique bem executado e não venha te trazer problemas futuros, aqui no fórum tem várias opiniões e "receitas" para levantar o Niva, quando comprei o meu (na verdade já vendi também) ele estava muito alto, e parece que foi levantado de "qualquer jeito" apenas com calços e sem nenhum reforço, ou seja, abaixei ele um pouco devido aos vários problemas que ele apresentava por estar muito alto. Então fica a dica.... muito cuidado ao levantar o seu Niva.
    "Viajar! - mas de outras maneiras: transportar o sim desses horizontes!" J.G.R
    Triton Sport GLS Ex: Niva, Vitara(s), Pajero, Jimny, Troller, Triton GL

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