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Convex Datacenter
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  • #1

    experiência no niva cd 93-rs




    Caros niveiros,

    pra começo de converso eua apenas acho que o niva é cd. Creio que sim por vir originalmente com volante formuling e caixa gemmer.

    Isso é um exemplo do conhecimento (talvez até errado) que venho adquirindo após a compra (de susto) de um niva branco.

    Vou relatar algumas situações (sem ordem cronológica) em que passei a compreender o significado de alguns sintomas de problemas enfrentados.


    FALTOU EMBREAGEM

    Após praticamente estar estreiando o niva com o motor retificado, o tal me deixou ao lado da rodoviária, com o motor invejavelmente em boa forma.

    O amigo que me vendera foi até mim e trouxe uma chave fixa (creio que 8 ou 9 mm) para fazer a sangria do sistema. Bastante simples uma vez identificado o cilindro hidráulico inferior.

    Sai de volta pra casa e a mudança da 3a. pra 4a. foi frustrada. Já procurava o lugar pra encostar e consegui encaixar de volta a 3a., e assim foi até entrar em casa.

    No tempo em que aproveitei pra ir amaciando o motor (nunca acima de 3000), comprei o cilindro inferior e levei pra troca.

    O que ocasionou a "ruptura" do cilindro anterior foi a perda de uma de suas fixações (na caixa de ... velocidade?).

    O mecânico tratou de fazer a fixação, pelo que entendi, praticamente no mesmo lugar, usando um parafuso de fusca (ou fuca, como dizem aqui).




    Mandarei outros relatos ...

    Abraços

  • #2
    ÁCIDO ESPALHADO

    Procurando identificar melhor alguns componentes do motor do Niva, reparei que havia um líquido que percebi ser ácido diluído, de origem identificada na bateria.

    A tampa de vedação da bateria havia estourado.

    Levei a um auto-elétrico que mediu a tensão saída do alternador: muito alta. Tal situação também podia ser constatada no aumento da luminosidade dos farois durante a aceleração.

    O regulador de tensão não mais funcionava.

    Em pesquisa nesse fórum, encontrei opiniões e relatos desencontrados quanto ao uso de alguns reguladores de tensão no alternador original do niva.

    Decidi, por fim, pela troca do alternador, tendo meu mecânico instalado um alternador utilizado no corcel II, escort e outros. A escolha foi justificada pela facilidade de adaptação no espaço original do alternador e na forma de sua fixação.

  • #3
    Usuário
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    Camarada um conselho de amigo

    Se vazou liquido da bateria , lave bem e lubrifique com óleo de manona para não DETONAR A LONGARINA

  • #4
    O ácido respingou no capô, no filtro de ar e no motor, basicamente. Espero que não tenha chegado com significância às longarinas.

    Valeu a dica!

  • #5
    MOTOR FALHANDO

    Mas falhava um bocado, como se fosse um carro à álcool com o motor bem frio.

    Essa foi uma das boas dores de cabeça ligadas à parte elétrica do niva. A outra, relacionada à bobina, contarei depois.

    A principal percepção era o carro engasgando. Seja na hora de arrancar, nas mais leves retomadas e noutras circunstâncias.

    O mais engraçado é que descobri tudo ao passar sobre o trilho de um trem.

    Foi assim, estava indo pro cassino, pela estrada da barra, em direção aos molhes de Rio Grande, vendo a belíssima paisagem do Saco da Mangueira, da Vila da Mangueira e do Canal do Norte, e passei a uns 40 km/h num dos pontilhões.

    O carro perdeu 60% da sua potência imediatamente...

    Na hora parecia uma tragédia. O que teria se desconectado? Putz... Será que esse carro está tão mal assim?

    Sem ouvir ruídos metálicos, abri o motor e pressionei a tampa do distribuidor. Depois foi constatado que a tampa não era original, o que impedia o seu perfeito encaixe.

    Nessa função toda, percebi que umas centelhas pulavam do cabo bobina-distribuidor até o cabo de aceleração que sobre ele passava.

    Não deu pra acreditar, foi só colocar o cabo de aceleração um pouco pro lado que o motor voltou a funcionar direitinho.

    Agora pus a tampa do distr. correta e troquei os cabos.

  • #6

    Quando Simplesmente Não Pega Se Está Quente

    QUANDO SIMPLESMENTE NÃO PEGA SE ESTÁ QUENTE

    Uma grande fonte de excitação, de emoção era sair com o Niva com a certeza de que ele não podia morrer...

    O caso ficava ainda mais interessante considerando a falta de costume com a embreagem que parecia fazer o carro arrancar em um pequeno e vagaroso curso do pedal.

    É claro que o carro morreu várias vezes, inclusive por algumas falhas que depois se revelaram ser elétricas ou carburação (vide outras msgs).

    De qualquer maneira, não tinha jeito, o carro só pegava de novo depois de uns 10 minutos. Certa vez morreu diante da loteria e, na esperaça de se tratar de um sinal de sorte, nada mais serviu ao bilhete comprado, pois era mais um episódio de bobina quente.

    Pra mim, não havia nada de óbvio nisso. Cheguei a ler de um camarada que "o carro não pegar quente pode ser fruto de inúmeros fatores", no que ele provavelmente está certo, mas alguns chegaram a falar que isso era um problema da bobina.

    Só vim a ter certeza após usar um pano molhado para esfriá-la e arrancar o carro.

    Claro que comprei uma bobina nova (bosch, final 067), que está funcionando bem no sistema de ignição eletrônica do gol 89/90.

  • #7
    Caro Marcelo, saudações.

    Legal a sua iniciativa de colocar para todos nós as suas (in)experiências com o seu NIVA.
    Isso vem, mais uma vez, provar que o NIVA é uma porcaria. É um carro que não presta e que só vive dando defeitos e deixando a gente na mão.

    CALMA, não joguem pedras. Não fiquei doido.
    Claro que estou falando daqueles NIVAs cheios de gambiarras, adaptraições e mal cuidados por seus antigos donos. E, pelos seus relatos, tudo leva a crer que o seu carro é um bom exemplo disso, principalmente quando você relata que a tampa do distribuidor não era original e por isso não encaixava direito, pulavam centelhas do cabo de ignição para o cabo do acelarador, regulador de tensão que não regulava nada, etc., etc..
    Faça isso com um Mercedes, um Honda ou qualquer outro desses "carrões" e eles também não irão prestar.

    O caminho é esse mesmo. Com calma e muuuuiiitttta paciência vá colocando as coisas em ordem. Procure fazer tudo bem feito, com um mecânico responsável e você terá muitas alegrias com a sua viatura e por muito tempo.

    Ah! E não esqueça de nos contar as suas experiências, sejam elas boas ou más, pois elas com certeza vão servir de parâmetro para muitos outros niveiros.

    Precisando, ajuda nunca irá faltar, pois um niveiro NUNCA está sozinho.
    4X4 Brasil

  • #8
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Caro Marcelo, saudações.

    Legal a sua iniciativa de colocar para todos nós as suas (in)experiências com o seu NIVA.
    Isso vem, mais uma vez, provar que o NIVA é uma porcaria. É um carro que não presta e que só vive dando defeitos e deixando a gente na mão.

    CALMA, não joguem pedras. Não fiquei doido.
    Claro que estou falando daqueles NIVAs cheios de gambiarras, adaptraições e mal cuidados por seus antigos donos. E, pelos seus relatos, tudo leva a crer que o seu carro é um bom exemplo disso, principalmente quando você relata que a tampa do distribuidor não era original e por isso não encaixava direito, pulavam centelhas do cabo de ignição para o cabo do acelarador, regulador de tensão que não regulava nada, etc., etc..
    Faça isso com um Mercedes, um Honda ou qualquer outro desses "carrões" e eles também não irão prestar.

    O caminho é esse mesmo. Com calma e muuuuiiitttta paciência vá colocando as coisas em ordem. Procure fazer tudo bem feito, com um mecânico responsável e você terá muitas alegrias com a sua viatura e por muito tempo.

    Ah! E não esqueça de nos contar as suas experiências, sejam elas boas ou más, pois elas com certeza vão servir de parâmetro para muitos outros niveiros.

    Precisando, ajuda nunca irá faltar, pois um niveiro NUNCA está sozinho.


    Pois é espero que ajude alguns.

    Mas a tampa do distribuidor foi mais uma economia porca do que uma adpatraição.
    POis o carro está bastante original.
    Ainda estou pensando em trocar os bancos originais!!!

    Aos poucos a coisa vai...

    Um abraço,

  • #9
    Pois é, guri. Aos poucos tu vais colocando a viatura em ordem.
    Continua dando (ops ) notícias, tchê.
    Precisando de ajuda, tu gritas. Não vai faltar auxílio, pois aqui não tem gaudério.

    Abraços

  • #10
    uma dica pro seu distribuidor, vá a um ferro velho e compre o sistema de ignição do laika completo com distribuidor e a central da ignição, leve a um bom auto eletrico e instale, acerte o ponto, e coloque um resistor ballast na bobina pra não esquentar muito, eu fiz no meu antigo niva regulei direitinho o carburador, e o bichinho ficou fazendo 8 por litro na cidade, e acabou as falhas, vá e seja feliz
    hehehehehehe

    PS usar a bobina 067 direto sem o resistor arrebenta com o platinado

  • #11

    Só se mantém acelerando

    Pois é camaradas,

    quando a gente acho que os problemas acabaram, que nada...

    Num sábado de tarde, me preparava pra ir à praia, liguei o Niva e, cerca de 30 seg depois, o barulho do motor mudou. Que frustração! Depois de trocar um monte de coisa, mais um problema.

    O motor não se mantinha sem aceleração. Mesmo depois de dar uma boa esquentada, ele acabava morrendo. E o que é pior, não pegava. Só pegava depois de um tempo maior transcorrido.

    Chamei o mecânico, pois infelizmente minha ignorância continua sendo grande, e ele constatou que a bóia do carburador estava travando.

    Ele até deu umas batidas no lado do carburador pra destravar a bóia. Mas tive que comprar a bóia e a agulha, que já foram trocadas.

    Aliás, a bóia que foi vendida na Sarancar por um preço meio salgado (90,00) ainda tinha umas imperfeições que dificultou um pouco a instalação.

  • #12
    Oleo de mamona???
    PelamordeDeus...isto é do tempo do chevrolet 46....
    Tem coisa mais modernosa....kkkkk WD40 no minimo....

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