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Tópico: Túnel de Vento

  • #1
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    Question Túnel de Vento




    Camaradas como não agüento mais o calor dentro do Niva estou tentando
    alguma solução para diminuir este forno.
    Já coloquei o temo-tape se deu diferença eu não senti, pois ainda mais agora no verão aqui no RJ.
    Coloquei também o tal vedacit diferença nenhuma só uma meleca que quando for tirar vai dar um trabalhão.
    Meu próximo passo seria colocar um feltro com carpete da parede corta fogo ate o banco traseiro com mais uma vez a esperança de alguma diferença, porém tenho visto que o lugar onde mais esquenta
    seria do lado do carona acredito que justamente por causa da descarga eu estava pensando em um túnel de vento que jogasse o vento capturado na frente do carro e fosse conduzido ate ali.
    Alguém tem alguma idéia de que isto possa funcionar? ou será mais uma investida em vão?

    abs

  • #2
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    Vc precisa evitar que o calor chegue nas partes metálicas que adentram o carro. Vc faz isso isolando pelo lado de fora as chapas que ficam expostas à fontes de calor. No caso: tunel central, parede corta fogo e área perto do linha de escape.

    1 - Manta aluminizada na parede corta fogo...mas tem que tirar o motor fora.

    2 - mesmo caso para tunel da caixa de marchas...tens que tirar a caixa fora.

    3 - Eu usei o termo tape em todo o escape e nesta linha não senti mais calor pelo lado de dentro.

    O isolamento de dentro vai ajudar...mas não vai resolver por completo se não isolar por fora.

    Procure no google ...Dynamat.

  • #3
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    Acho que dá certo vc abrir um furo de mais ou menos 4 polegadas de diametro na parede corta fogo em baixo do porta luva.

    Vc colocaria uma mangueira/tubo de pvc acoplada no buraco , essa mangueira atravessa o cofre e ficaria posta na frente do carro para captar o ar, lógico num lugar estratégico , com uma telina na frente .

    Na parede corta fogo , onde vc fez o buraco e esta ligada a mangueira ou cano de PVC , vc soldaria /adaptaria uma tampa bacana de combustível , de algum carro , tipo do gol , celta, digo a tampa de lata , não a de chave .

    Acho que ficaria legal .

  • #4
    Usuário Avatar de Flugêncio
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    Citação Postado originalmente por ajmoura Ver Post
    Camaradas como não agüento mais o calor dentro do Niva estou tentando
    alguma solução para diminuir este forno.
    Já coloquei o temo-tape se deu diferença eu não senti, pois ainda mais agora no verão aqui no RJ.
    Coloquei também o tal vedacit diferença nenhuma só uma meleca que quando for tirar vai dar um trabalhão.
    Meu próximo passo seria colocar um feltro com carpete da parede corta fogo ate o banco traseiro com mais uma vez a esperança de alguma diferença, porém tenho visto que o lugar onde mais esquenta
    seria do lado do carona acredito que justamente por causa da descarga eu estava pensando em um túnel de vento que jogasse o vento capturado na frente do carro e fosse conduzido ate ali.
    Alguém tem alguma idéia de que isto possa funcionar? ou será mais uma investida em vão?

    abs
    As grades do caminhão Volvo ajudam bastante a diminuir o calor interno, fato já comprovado por muitos niveiros cariocas.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    As grades do caminhão Volvo ajudam bastante a diminuir o calor interno, fato já comprovado por muitos niveiros cariocas.
    Tudo bem Flugêncio, eu já li aqui a respeito, mas fico com medo de cortar o caput e nao ter um resultado satisfatorio, apesar que eu acho que fica ate mais bonito com elas, vc pode me dizer onde eu acho as grades aqui no RJ para vender? tem ideia de preço?
    Por elas tb passam a água da chuva eu teria que trocar de lugar varias coisa como redutor(GNV), o regulador de tensão e aquelas eletro-válvulas, porém é mais uma opção.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Acho que dá certo vc abrir um furo de mais ou menos 4 polegadas de diametro na parede corta fogo em baixo do porta luva.

    Vc colocaria uma mangueira/tubo de pvc acoplada no buraco , essa mangueira atravessa o cofre e ficaria posta na frente do carro para captar o ar, lógico num lugar estratégico , com uma telina na frente .

    Na parede corta fogo , onde vc fez o buraco e esta ligada a mangueira ou cano de PVC , vc soldaria /adaptaria uma tampa bacana de combustível , de algum carro , tipo do gol , celta, digo a tampa de lata , não a de chave .

    Acho que ficaria legal .
    Tudo bem Marcio, não era bem isto que eu estava pensando não, minha idéia era refrigerar a parede corta-fogo junto a descarga pela parte do cofre nada interno não, pois acredito que diminuindo a temperatura nesta área teria uma redução interna tb.

  • #7
    Citação Postado originalmente por ajmoura Ver Post
    Camaradas como não agüento mais o calor dentro do Niva estou tentando
    alguma solução para diminuir este forno.
    Já coloquei o temo-tape se deu diferença eu não senti, pois ainda mais agora no verão aqui no RJ.
    Coloquei também o tal vedacit diferença nenhuma só uma meleca que quando for tirar vai dar um trabalhão.
    Meu próximo passo seria colocar um feltro com carpete da parede corta fogo ate o banco traseiro com mais uma vez a esperança de alguma diferença, porém tenho visto que o lugar onde mais esquenta
    seria do lado do carona acredito que justamente por causa da descarga eu estava pensando em um túnel de vento que jogasse o vento capturado na frente do carro e fosse conduzido ate ali.
    Alguém tem alguma idéia de que isto possa funcionar? ou será mais uma investida em vão?

    abs
    Você já verificou se o sistema de ar quente de seu Niva está desativado e o radiador que fornece ar quente foi removido? Caso isto não tenha sido feito, é bem provável que esta seja a principal causa para o excessivo aquecimento do interior do seu Niva! O sistema de ar quente, após alguns anos de uso, passa a não vedar corretamente, quando fechado, deixando certa quantidade de ar quente passar para o interior do carro SEMPRE (o tempo todo).
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #8
    ja ouviu falar no lizard skin? uma espécie de tinta de base cerâmica que forma uma película isolante térmica que está conquistando adeptos entre os hot-rodders americanos... outra coisa que pode ser boa para ajudar a amenizar esse problema seria uma manta asfáltica aluminizada...

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Você já verificou se o sistema de ar quente de seu Niva está desativado e o radiador que fornece ar quente foi removido? Caso isto não tenha sido feito, é bem provável que esta seja a principal causa para o excessivo aquecimento do interior do seu Niva! O sistema de ar quente, após alguns anos de uso, passa a não vedar corretamente, quando fechado, deixando certa quantidade de ar quente passar para o interior do carro SEMPRE (o tempo todo).
    Já sim, e não tem, foi removido pelo antigo proprietário. É um forno mesmo

  • #10
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    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    ja ouviu falar no lizard skin? uma espécie de tinta de base cerâmica que forma uma película isolante térmica que está conquistando adeptos entre os hot-rodders americanos... outra coisa que pode ser boa para ajudar a amenizar esse problema seria uma manta asfáltica aluminizada...
    Nunca ouvi falar, mas vou procurar mais informações sobre o assunto, a manta já existe pelo lado de dentro e não senti diferença.

  • #11
    Citação Postado originalmente por ajmoura Ver Post
    Nunca ouvi falar, mas vou procurar mais informações sobre o assunto, a manta já existe pelo lado de dentro e não senti diferença.
    http://www.speedwaymotors.com/ no site dessa loja tem o lizard skin... mas não deve ser tão barato importar...

  • #12
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    Camarada

    Como hoje desmontei aquele console de ventilação forçada que fica posto no cofre do motor, bem embaixo do painel ao lado do tunel de vento , lembrei do seu problema .

    Se vc tirar fora toda aquela tranqueira de plastico , vai ficar só um rasgo quadrado no painel de ferro do cofre do motor .

    Inclusive , percebi que o meu dispositivo difusor de ar ( parte interna) não estava funcionando , ou seja , a janelinha não estava mais abrindo devido a grimpagem dos cabos de aço , inclusive por lá que entrava água no jipe .

    Se vc só deixar a caixa de plástico captadora de ar ( só a externa) e instalar um Scoop de ar do Natal 4x4 na tampa do motor , bem na grelha do lado externo , acredito que vai ventilar o suficiente dentro do niva , bem no tunel .
    Tipo um jato de ar .

    A Unica coisa é bolar uma tampa na hora da chuva e uma telinha para filtrar poeira .

    No futuro , posto umas fotos .
    4X4 Brasil

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