A idéia do scoop (a lá 147 rallye) é boa. Usei um até me roubarem... saco!
Aquí vão outras sujestões, vamos lá:
Primeiro verifique as passagens de ar. Se houver frestas entre o capô e a entrada de ar, ou entre a peça plástica da entrada de ar e a lataria, pode entrar ar quente do motor por ali.
Feche também aqueles furos por onde passavam as mangueiras de agua quente para o aquecedor.
Depois disto vamos para o isolamento.
Vá a uma expecializada em refrigeração industrial e procure uma espuma preta (que parece ser de borracha). Ela tem uma polegada de espessura, se bem lembro e acho que 2 metros dá para o gasto.
Remova aquela maldita lã com piche da parede de fogo e por entre o túnel e o acabamento.
Use cola de sapateiro para fixar. No pedaço do tunel da caixa de marchas sugiro que cole no acabamento (por dentro) ao invés de no metal. Eu coloquei também no fundo do carro, por baixo do tapete, mas ai não passei cola.
Mais fresco e silencioso, só com ar-condicionado e/ou instalando aquelas grades do Volvo (que aliás estão guardadas aqui e nunca usei).
" ... Alguém sabe onde encontrar as grandes do Volvo no Rio de Janeiro?! e o preço médio delas?! ... "
CAmaRAda, essas grades são do caminhão Volvo da linha NL (NL10, NL 12),
e a referência é 1664978 e 1664979 (Lado Direito e Esquerdo, respectivamente - SÃO DIFERENTES).
Quase todas as lojas de acessórios para caminhões vendem, e o preço oscila - em média - de 40 a 70 conto (cada) . . .
Melhorei a temperatura com cinco etapas
1- Retirei a porta que permite a abertura do ar, isso fica no sistema de ventilação;
2- Scoop no caput, melhora muito a ventilação;
3- Grade do Volvo, vende na autorizada dela na Washington Luiz, isso no inicio dela, logo após Av Brasil, Rio de Janeiro;
5- Termotape no escapamento;
6- Chapa de aluminio no bagageiro, assim vc evite o calor por conta do sol e possibilita carregar coisas sem bater no teto...
Vá a uma expecializada em refrigeração industrial e procure uma espuma preta (que parece ser de borracha).
MRaizer,
sabe se essa espuma preta é mais eficiente (ou seja, isola melhor) do que poliestireno expandido (aquela espuma branca que parece "isopor de plástico")?? Ou se tem alguma outra característica interessante para nós, p. ex. antichamas, durabilidade, etc??
To refazendo (na verdade, por enquanto to planejando) o isolamento do meu niva, e em grande parte tá parecido com o que tu falou...
Postado originalmente por brteles
Alguém sabe onde encontrar as grandes do Volvo no Rio de Janeiro?! e o preço médio delas?!
Brteles,
ano passado custava 33,90 cada... na concessionária citada pelo Fabio Neves.
MRaizer,
sabe se essa espuma preta é mais eficiente (ou seja, isola melhor) do que poliestireno expandido (aquela espuma branca que parece "isopor de plástico")?? Ou se tem alguma outra característica interessante para nós, p. ex. antichamas, durabilidade, etc??
To refazendo (na verdade, por enquanto to planejando) o isolamento do meu niva, e em grande parte tá parecido com o que tu falou...
Ela é anti chama (dá para apagar um cigarro sem derreter), não é hidrófila (não vai acomular alguma água que entre nem ficar encharcada), além disso permite alguma elasticidade, o que facilita para moldar nos contornos do forro do túnel da caixa de marchas, além de ter a mesma espessura que o forro original, mantendo o enchimento na medida.
Ah, experimentalmente, resiste muito melhor, inclusive à unhas de gato.
Aj, recentemente fiz o isolamento termico no meu niva, utilizei aquela manta para telhado, aluminio+poliestireno 4mm sobre o tunel e assoalho motorista e carona, no assoalho eu coloquei ainda o feltro simples, sem piche ou manta asfaltica, diminuiu muito o calor e os ruidos externos.
Tenho certeza que na relação custo/beneficio, esses produtos são imbativeis, pois são extremamente baratos, de facil manuseio, e o resultado é certo.
No tunel, como coloquei somente a manta aluminizada, ainda tem uma "folga" debaixo do acabamento, e como sobrou muito material vou colocar mais uma camada, so pode ficar melhor...
Aj, recentemente fiz o isolamento termico no meu niva, utilizei aquela manta para telhado, aluminio+poliestireno 4mm sobre o tunel e assoalho motorista e carona, no assoalho eu coloquei ainda o feltro simples, sem piche ou manta asfaltica, diminuiu muito o calor e os ruidos externos.
Tenho certeza que na relação custo/beneficio, esses produtos são imbativeis, pois são extremamente baratos, de facil manuseio, e o resultado é certo.
No tunel, como coloquei somente a manta aluminizada, ainda tem uma "folga" debaixo do acabamento, e como sobrou muito material vou colocar mais uma camada, so pode ficar melhor...
Adriano-RS
"GURI" 92/Branco
Porto Alegre - RS
Pode ser mais barato, mas o incoveniente de se usar feltro no fundo é justamente o fato de guardar água. Não se esqueça que o Niva possui "ralos" para evitar o acúmulo de água no seu interior, mas isso não impede que entre ao se atravessar trechos alagados.
No restante, nada contra.
Ah, uma outra sujestão é colocar isopor por dentro das portas, colado à lataria.
Pode ser mais barato, mas o incoveniente de se usar feltro no fundo é justamente o fato de guardar água. Não se esqueça que o Niva possui "ralos" para evitar o acúmulo de água no seu interior, mas isso não impede que entre ao se atravessar trechos alagados.
No restante, nada contra.
Ah, uma outra sujestão é colocar isopor por dentro das portas, colado à lataria.
Os "ralos" são para a saida de agua, que pressupõem que a agua tenha entrado primeiro, eu vedei os ditos "ralos", e utilizei os feltros soltos, assim sendo são muito faceis de retirar e ate de substituir...
Sem falar que não costumo atravessar areas alagadas...
Ja foi dito em outros topicos aqui no forum, os topicos servem para a troca experiencias, alguns relatam o que ja fizeram efetivamente, outro apenas ponderam os pros e contras...
Mas cada um sabe o tipo de utilização que faz do seu veiculo e quais os tipos de melhorias que se adecuam a esse uso.
Volto a afirmar:
Eu utilizei a manta de poliestireno aluminizada em conjunto com o feltro, o material e de facil manuseio, não requer ferramentas nem produtos especias, o resultado é surprendente em relação ao custo.
Os "ralos" são para a saida de agua, que pressupõem que a agua tenha entrado primeiro, eu vedei os ditos "ralos", e utilizei os feltros soltos, assim sendo são muito faceis de retirar e ate de substituir...
Sem falar que não costumo atravessar areas alagadas...
Mas cada um sabe o tipo de utilização que faz do seu veiculo e quais os tipos de melhorias que se adecuam a esse uso.
Como você disse, cada um sabe a utilização que dá. Tem gente que forra o carro de carpete, o meu forrei de borracha...
Dai ficam as duas sujestões, a minha desta espuma de borracha à prova d'água (e mais cara) e a tua do feltro (mais barata) e o povo escolhe entre elas... Ou cria outra!
Abraço
Como hoje desmontei aquele console de ventilação forçada que fica posto no cofre do motor, bem embaixo do painel ao lado do tunel de vento , lembrei do seu problema .
Se vc tirar fora toda aquela tranqueira de plastico , vai ficar só um rasgo quadrado no painel de ferro do cofre do motor .
Inclusive , percebi que o meu dispositivo difusor de ar ( parte interna) não estava funcionando , ou seja , a janelinha não estava mais abrindo devido a grimpagem dos cabos de aço , inclusive por lá que entrava água no jipe .
Se vc só deixar a caixa de plástico captadora de ar ( só a externa) e instalar um Scoop de ar do Natal 4x4 na tampa do motor , bem na grelha do lado externo , acredito que vai ventilar o suficiente dentro do niva , bem no tunel .
Tipo um jato de ar .
A Unica coisa é bolar uma tampa na hora da chuva e uma telinha para filtrar poeira .
No futuro , posto umas fotos .
Eu vou comprar esse scoop da Natal 4x4, mas primeiro vou checar como está o estado desta caixa de ar com o ventilador primeiro.
A idéia do scoop (a lá 147 rallye) é boa. Usei um até me roubarem... saco!
Aquí vão outras sujestões, vamos lá:
Primeiro verifique as passagens de ar. Se houver frestas entre o capô e a entrada de ar, ou entre a peça plástica da entrada de ar e a lataria, pode entrar ar quente do motor por ali.
Feche também aqueles furos por onde passavam as mangueiras de agua quente para o aquecedor.
Depois disto vamos para o isolamento.
Vá a uma expecializada em refrigeração industrial e procure uma espuma preta (que parece ser de borracha). Ela tem uma polegada de espessura, se bem lembro e acho que 2 metros dá para o gasto.
Remova aquela maldita lã com piche da parede de fogo e por entre o túnel e o acabamento.
Use cola de sapateiro para fixar. No pedaço do tunel da caixa de marchas sugiro que cole no acabamento (por dentro) ao invés de no metal. Eu coloquei também no fundo do carro, por baixo do tapete, mas ai não passei cola.
Mais fresco e silencioso, só com ar-condicionado e/ou instalando aquelas grades do Volvo (que aliás estão guardadas aqui e nunca usei).
MRaizer voce lembra onde comprou esta espuma aqui no RJ? Caso lembre tb +/- o custo posta ai para gente.
Pois a manta eu já coloquei Não sei se é a mesma do Adriano-RS, a que eu coloquei foi da marca vedacit e no meu caso nao resolveu nada.