Postado originalmente por
lisboa
Bom. De 50 mensagens que eu já postei aqui, acho que 52 foram sobre consumo. hehe.
Tirei meu bagageiro, até por falta de uso... troquei o escape, que estava externo e suspenso por um "custom" baseado no desenho original...
E nenhuma melhora no absurdo consumo de 4km/l. Mas hoje alguém (Wilson, finalmente) descobriu que apesar de o meu carburador estar muito bem regulado (o carro andava bem e o cheiro de gasolina havia diminuído depois que um especialista em carburadores mexeu nele), as agulhas (da bóia e uma outra que não me lembro agora) estavam sem função, e a giclagem invertida. Além disso, os cabos de vela e a tampa do alternador eram impróprios. Estavam em bom estado, mas eram velhos, do fusca, de material e qualidade inferior.
Foram trocadas as agulhas, acertada a giclagem e trocada a tampa do distribuidor e os cabos de vela. O carro está igual, aparentemente. Achei ele mais macio apenas, desenvolvendo um pouco melhor, mas muito sutil essa diferença. Agora sim, eu confio que o consumo vá melhorar.
Resumo: leva no Wilson. Deixei o carro lá ontem às 18h e hoje às exatas 10:25 da manhã ele me ligou dizendo que eu poderia ir buscar o carro de tarde, que ele já tinha visto "tudo o que tinha que ver".
Não tem jeito. Aprendi aqui, com os posts do Gil, Soldier, Shutter e de tantos outros, que o que tem de item que influencia em consumo... é f... Se o seu Niva usar platinado tem que ver, tem essa parte do carburador, velas, cabos, regulador de tensão, compressão do motor... Não sei se o meu niva vai passar a fazer 6 km/l na cidade do dia prá noite, mas tenho fé que um dia ele chege lá. E velho, quando chegar, vai ser depois de olhar muita coisa, esperar, fazer várias médias de consumo, descobrir outras coisas. Como, por exemplo, a diferença no que marca o odômetro e de quanto vc rodou de verdade, em função dos pneus, como está no tópico Compass aqui no fórum... vi agora e fiquei grilado com isso - será que minhas contas estão certas ou o odômetro tá marcando, por exemplo, 10% a menos do que eu rodei, o que mela toda a medição?
O único jeito que vejo de se resolver o famigerado problema de consumo é consultar um mecânico do calibre do Wilson, que sabe até falar os nomes das peças do Niva ao contrário e na "língua do pê", bicho. E nesse aspecto de consumo, que é um troço relativo prá caramba, tem cara que vai ficar chutando. Vc leva, o cara regula. Vc anda e nada de melhorar. Vc leva de novo, o cara inverte a giclagem. Vc leva de novo, o cara mexe na mistura. Vc leva de novo, o cara faz uma limpeza. Vc leva pela enésima vez e chega à conclusão de que é melhor trocar o carburador, mesmo já tendo gasto o mesmo valor de um novo tentando acertar o seu. Quer dizer....
Ouvi hoje do Wilson: Se o seu carro tá com o motor original e a compressão está boa, carburador original em bom estado e regulado DIREITO, cabos de vela, distribuidor, não tá amarrado nos freios... igual ao de um monte de outros que fazem 6 ou 7 por litro, por que o seu não deve fazer? E é verdade, concordo com isso. É simples. Tem que ser simples, bicho.
Bom... conjecturei aos 4 ventos e não disse nenhuma novidade. Mas a minha expriência está levando cada vez mais a ter um mecânico que conheça o carro bem. É que nem médico homeopata com seus pacientes. Exatamente igual.
Boa sorte aí!