Embora eu não goste dos carros da VW, acho que os motores AP estão, ainda hoje, entre os melhores motores nacionais. São duráveis, relativamente econômicos e potentes, suas peças são fáceis de serem encontradas.
Entretanto, ao instalarmos este motores no Niva estaremos fazendo uma adaptação. Se esta não for muito bem executada, a coisa não vai dar certo, e as dores de cabeça virão: trepidações, quebra prematura de componentes, etc... é o que chamamos de "adaptraição"
Se você conversar com os proprietários de Nivas que estão com este motor instalado, estes certamente dirão que estão satisfeitos. E muitos deles devem estar mesmo, pois a adaptação deve ter sido bem feita. Outros entretanto, estão vendendo seus Nivas...
Eu andei em três Nivas com motor AP. Dois estavam muito ruins, com fortes vibrações, não gostei. O outro estava bom, mas não senti grande diferença de comportamento em relação ao meu Niva com o motor original e o kit Aerocar. Não tive oportunidade de dirigir este Niva no asfalto, onde poderia desenvolver maior velocidade, aí eu talvez sentisse a diferença, pois o motor era 2000, TINHA que ser mais potente!
Na minha opinião, antes de botar a mão no bolso, você deveria tentar descobrir se o motor de seu Niva não está com algum problema, como desgaste excessivo (isto é, precisando de retífica), ou algo do gênero. Embora o motor original do Niva seja meio fraquinho, tornando o carro bastante lerdo, há recursos para melhorar este desempenho. Um bom carburador, velas e seus cabos novos e, caso você esteja disposto a gastar um pouco, a instalação do kit de comando de válvulas modificado da Aerocar, irão melhorar bastante o desempenho de um Niva, desde que o motor do mesmo esteja em boas condições. Há também quem aumente a cilindrada do motor original, com a troca de pistões (do Niva 1.7, do Fusca, do Chevette), mas isto deve ser feito com muito cuidado, pois poderá acarretar o enfraquecimento das paredes do bloco do motor.
Sugestão: procure dirigir alguns Nivas, seja com o motor original, seja com o motor AP. Assim, você poderá ter uma idéia melhor de como está o seu carro e como se comportam outros Nivas. Caso você venha a São Paulo, poderá, se quiser, experimentar o meu Niva.
[ ]s