Postado originalmente por
robertofs
Um turbocompressor só não funciona bem em baixas rotações, e até mesmo em marcha lenta, se tiver um lag muito grande. Os turbocompressores modernos, como os TGV (turbo de geometria variável) alteram o formato das pás do rotor para otimizar seu funcionamento em baixas e altas rotações, principalmente para motores de pequena capacidade volumétrica, já que nos motores grandes os turbocompressores já pressurizam bem a 500 rpm, pois o volume do motor é grande, a exemplo de motores de caminhões e máquinas.
Olá boa tarde tenho intenção de turbinar meu Niva . poderia me passar um contato seu pra gente bater um papo pra saber dos pros e dos contras .
desde já agradeço .
att...
Meu Niva já foi turbinado, com uma turbina de baixo lag, trim .35 a/r .42, no motor original. A 1500 RPM a turbina já assobiava, gerando 0,2 psi de pressão, e como a rotação de marcha lenta do motor do Niva é na casa dos 900 RPM, então a pegada era muito boa já em baixa rotação. Mas em rotações mais altas, o turbo só pressurizava se eu exigisse mais do acelerador, caso contrário, ficava praticamente inativo, porque, mesmo com rotação mais alta, a carga no motor era baixa.
Reafirmando, é por essas características que eu prefiro o turbocompressor, mas não tenho dúvidas que o compressor de acionamento mecânico seja bom também.
Há uma simulação no BestCars de um jeep com motor Ford OHC 2.3 com preparação aspirada, com turbo compressor e compressor de acionamento mecânico. Recomendo a leitura:
Best Cars Web Site - Consultório de Preparação
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.