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Tópico: Kit Vamoquevamo!

  • #1
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    Question Kit Vamoquevamo!




    E aí turma, blz?
    Seguinte: semana passada participei de um passeio de BH até a região de Ouro Preto, com os camaradas do NivaGerais, e fiquei sem o cabo da bobina no meio do passeio - a bobina esquentou demais e o cabo queimou
    A sorte é que havia um santo - valeu ZeroGrau! - que havia levado um cabo zerado, na caixa! Aí foi só felicidade!
    Depois dessa, queria saber de vcs o que seria importante levar para um passeio mais longo, além da caixa de ferramentas... tentei achar algum tópico que informasse, mas não achei.
    Por isso aguardo a contribuição dos niveiros daqui - só não vale dizer prá levar outro Niva junto...
    No mais,
    abçs e inté.

    Mário - BH
    Nivampiro

  • #2

    Minha caixa de passeio.

    Olha Marius, cada um conhece sua viatura e tem em mente suas necessidades mais possíveis. Eu vou passar o que EU levo:
    Jogo de cabos de vela (usado)
    Jogo de vela
    tampa do distribuidor (usada)
    Bomba de gasolina
    algumas mangueiras (1/4 e 5/16)
    2 Pivôs (usados)
    cilindro sup e inf da embreagem (ambos usados mais em funcionamento)
    Fluído de freio
    Arame (varias medidas)
    Rolinho de fio
    Multímetro
    Cordas de nylon
    Ainda faltam algumas coisas, que conforme eu vou trocando da viatura eu jogo na caixa de passeio se ainda der no couro!!! (daqui a pouco não vou ter mais porta malas!!!!!!!!!)
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #3
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    Faltou o pai de todos: SilverTape!

  • #4
    Usuário Avatar de Márcio Magalhães
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    Olá,

    Além de algumas coisas já ditas aqui, eu levava um rotor do distribuidor, váááários parafusos de algumas medidas comuns no Niva e Fluido de freio e embreagem. E o telefone do reboque/mecânico, claro!

    Mas o que acho mais importante e útil eu nunca levei: galho de arruda, ferradura, pé de coelho, figa, fitinhas do senhor do Bonfim, crucifixo, água benta (de radiador) e um trevo de 5 folhas!

    []´s,

  • #5
    CAmaRAdas, é sempre bom também levar ÁGUA - pra VC e pro NIVA -, vai que o "bixim" ferve...

    É interessante também, aqueles tubinhos de "Tapa-furo-de-Radiador" (não lembro o nome ), pra usar em emergências.

    Na trilha - ou mesmo pra uso diário no carro - , um bom rolo de papel-higiênico pode ajudar a limpar muuuita coisa... no NIVA, ou no Niveiro mesmo...
    Se estiver acondicionado naqueles saquinhos tipo "Zip-Lock" (ou naqueles "artefatos artesanalmente manufaturados" com garrafas PET ) melhor ainda...

    LÂMPADAS e FUSÍVEIS diversos (e até RELÉS) também não podem faltar
    (Vai que vc PRECISA voltar pra casa a noite, sob chuva e os faróis e/ou limpadores não funcionam devido a "simples" lâmpadas e/ou fusíveis queimados... )
    Pelo mesmo motivo, PALHETAS reservas para limpadores também não seria má idéia não...

    Ah! Falando em lâmpadas...
    Aprendi desde pequeno com meu pai, a transportá-las no carro envolvidas em algodão e acondicionadas em "potinhos de filme" (artigo quase extinto hoje em dia... )

    "Bons pedaços" de fio, além de fita isolante, "estilete" e alicate (que também corte) pode ser muito útil.
    Falando em "elétrica", e partindo do princípio que vc Não foi pra trilha sozinho , um "Cabo para Chupeta" (Ops! ) pode salvar seu passeio - ou de outros - ...

    Ter no carro uma lanterna a mão (com pilhas novas ) também pode ser muito útil...

    TODAS AS PEÇAS SOBRESSALENTES QUE VC LEMBRAR, como aquelas citadas pelo "SHUTHER" e outras, tipo: Bobina, ou até mesmo uma Barra de direção...

    Ah, ferramentas mais "específicas" (além das "genéricas", óbvio ) também é legal, pois de que adianta levar, por exemplo, velas reservas,
    se vc não levou uma "Chave de Vela"?

    OBS.
    Mesmo que vc não saiba trocar essas peças, sempre é bom levá-las, pois é bem mais fácil achar na trilha - ou em algum "interiorzinho" - alguém que troque pra vc,
    do que achar a própria peça! Ainda mais, peça de NIVA...

    No caso da "tal troca da peça" ser efetuada na trilha mesmo, li em algum lugar - e chei beeeem interessante - , a idéia de levar uma lona plástica pra forrar o chão sob o NIVA durante o conserto, pois um lamaçal pode "tragar" uma porca, arruela ou parafuso - ou mesmo a peça a ser trocada - se porventura cair lá...

    E por último - mas não menos importante - : SACOS PLÁSTICOS, para recolher - e trazer de volta - o lixo que vc possa vir a "produzir" !


    PS.
    Se eu lembrar de mais coisa, depois eu posto aqui.

    []'s

  • #6
    Quanto à lanterna (ESSENCIAL!!) a melhor coisa que fiz foi comprar uma de leds no camelô, daquelas que não precisa de pilhas.... ilumina muiiiito mal, mas salva na hora que tu precisa (nem que seja só pra encontrar a lanterna boa e as pilhas... que nao devem ser guardadas na lanterna... duhhhh).... custou 7R$

  • #7
    Po, se for levar tudo nem saia de casa. Revisa o bicho antes....se tiver algo meia boca, leve o reparo junto, fora isso só o basico...senao leva um mecanico e o estoque da apoio 4x4...kkk...afe!

    Eu tive um desses problemas uma vez na trilha, cabo de velas, mas ja sabia que mais cedo ou mais tarde ia dar zica....e deu. Dai peguei um emprestado e cheguei em casa, tirei o escopiao do bolso comprei um....desse jeito acho melhor.

  • #8
    Usuário Avatar de montd
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    22/07/2006
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    Concordo plenamente com o Nivóide. Mantendo a viatura sempre em boas condições, uma revisão de vez em quando (principalmente antes de viajar), a probabilidade de problemas é menor, e a quantidade de peças sobressalentes torna-se menor. Entretanto, não devemos cair no extremo de, só porque revisamos o dito cujo, sairmos de casa só com um lenço no porta-luvas. E na nossa lista de sobressalentes nunca devemos esquecer dos fusíveis. abraço.

  • #9
    Carro velho sempre tem surpresas, o negócio é tentar pensar em tudo, ou quase tudo que possa quebrar um galho numa emergência. Há muitos anos, ainda de 4x2, eu tive um radiador furado em Ilhabela, ao atravessar o riacho que cruza a trilha de Castelhanos (naquele tempo, dava para ir de carro!). Consegui fechar o furo, provisoriamente, com goma de mascar! Deu para voltar a São Paulo, controlando a temperatura do motor.
    Inesquecível foi uma vez em uma "estrada" (que hoje virou trilha, não passa nem moto!) na região das Agulhas Negras, quando o motor parou de repente, sem que eu conseguisse descobrir o que era. Se não ocnseguisse resolver o problema lá, não tenho a menor idéia de como faria para tirar o carro de lá, acho que estaria lá ainda hoje (rsrsrs). Após diversas tentativas, resolvi trocar... a bobina! Meus amigos se divertiram, não queriam acreditar que eu tinha uma bobina de reserva! E foi minha sorte, pois o problema era exatamente a bobina!
    Hoje em dia, viajo com uma grande caixa de ferramentas, onde levo, além dessas, parafusos, porca e arruelas dos mais diversos tamanhos e tipos, arames, abraçadeiras, lâmpadas, um jogo de velas de ignição, sabão (para tapar furos no tanque de gasolina), e inúmeras outras bugigangas. Levo também uma bolsa com um macaco hidráulico (além do original), bomba elétrica para encher pneus (além da original), fios e terminais, cabos de vela, mangueiras diversas, além, é claro, da bobina. Levo ainda um litro de óleo do motor, uma embalagem de fluido de freio, microóleo tipo WD-40, correia do ventilador, mangueira do radiador, cabo para reboque, cabo para chupeta e, é claro, como citou o colega abaixo, a indispensável fita tipo Silver Tape.

    Felizmente, raras vezes precisei de toda esta parafernália, mas eu detestaria ficar parado na estrada por falta de algum item bobo, que, caso estivesse disponível, me permitiria retornar tranqüilamente. às vezes, um simples arame pode ser a diferença entre ficar parado, esperando socorro e ir para casa!

    [ ]s
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #10
    CAmaRAdas, sou eu de novo...

    Concordo que a manutenção preventiva é a principal companheira das trilhas, maaaaaaaas...
    Como a "Lei de Murphy" existe...
    Peça de reserva nunca é demais: É melhor "pecar pelo excesso"!!!

    Bom, fui "cascavilhar" o PC em busca de mais alguma coisa, e achei essa listinha com mais alguns ítens que poder ser úteis na trilha,
    postada (não lembro onde) pelo CAmaRAda "Markito Amato":

    " Pasta para limpar as mãos: dirigir com as mãos sujas de graxa não é uma boa idéia.
    Até porque, mão suja é certeza de bronca ao chegar em casa;

    Cola epoxi: pode ser Kit S.O.S., Durepoxi ou Araldite, mas leve sempre uma caixinha;

    Lixa: uma 080 faz a cola epoxi grudar melhor e uma 200 ajudar a eliminar maus-contatos na parte elétrica;

    Marreta de 500g: para quando as outras ferramentas falharem;

    Barra de alavanca (famoso pé-de-cabra): faz par com a mareta;

    Porcas da roda extras: vai dizer que você nunca perdeu uma;

    Manilhas e um pedaço de corrente: ajuda a prender muita coisa, como uma mola mestra ou um calço de motor quebrados;

    Óleos extras:
    leve ao menos a quantidade que seu motor, direção hidráulica, câmbio automático (se tiver), diferenciais e freio precisam;

    Macaco hidráulico: melhor que aquele "sanfonado" original. Além de poder funcionar onde o HiLift não cabe;

    Porcas e parafusos sortidos: dê preferência aos de aço ("5.6", "8.8" etc.);
    Arame: tão bom quanto o "Silver tape";

    WD40: todo jipe tem sempre um parafuso travado;

    Kit elétrico: lâmpadas, fusíveis, pedaços de fio, conectores, fita isolante, lâmpada de teste, alicate de ponta e afins;

    Extensores e corda: são fundamentais para você prender essas e outras coisas dentro do seu 4x4.
    "

    []'s
    4X4 Brasil

  • #11
    Achei também, uma lista de ferramentas do NIVA, complementada com outras tantas, muito úteis...

    Infelizmente - novamente - , não lembro de onde eu peguei, e nem o autor de tal lista...
    Acho que foi o "Jorge Antônio", citado na própria lista, mas não tenho certeza...
    Bom, de qualquer forma, segue aê:

    "FERRAMENTAS DO NIVA

    Meu kit

    7 mm - (Jorge Antonio)
    8 mm - (Jorge Antonio)
    10 mm - parafusos/porcas que seguram o esticador, tampa do motor
    12 mm - trava do tambor de freio, Allen dreno diferencial
    13 mm - Porcas do carda, Reg freio de mão, Óleo diferencial, o parafuso (bujão) de regulagem da corrente do motor
    14 mm - Parafuso de regulagem da tensão da corrente de comando,
    17 mm - Regulagem sapata freio
    19 mm - Porca da roda, o bujão para o nível do óleo do diferencial traseiro, as porcas dos terminais de direção de opala

    22 mm - Porca do Pivô, as porcas dos terminais de direção originais,
    24 mm - algumas porcas na caixa de transferência,
    27 mm - porca da roda para tirar o cubo e rolamentos
    3/8" - conexão da tubulação do burrinho de freio, parafuso de sangria

    -x-x-x-x-

    Outra dica:

    Uma dica que aprendi a duras penas: cuidado com a qualidade ! Esses jogos completos de chaves de boca nunca tem a medida real.
    Detonei um monte de parafuso do Niva por culpa delas, e ia xingando os russos.
    Quando comprei uma chave de qualidade vi que ela se encaixa perfeitamente sem folga nenhuma.
    O que vale a pena é montar uma relação de medidas necessária e comprar aos poucos.
    Eu tenho pago em media 5,00 por chave, das pequenas. Mas elas compensam na hora de usar
    Em tempo algumas medidas:


    Porca da roda - 19
    Regulagem sapata freio - 17
    Trava do tambor de freio - 12
    Porcas do carda - 13
    Reg freio de mão - 13
    Óleo diferencial - 13
    Allen dreno diferencial - 12 (confirmar)
    Parafuso de regulagem da tensão da corrente de comando - 14
    Porca do Pivô - 22
    A numero 10 é mais do que necessária, aconselho alem da estrela e boca uma 'L' tbm

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    A maleta de ferramentas original do Niva vinha com:

    - uma chave reversível fenda/Philips
    - uma chave de boca 8, pequena, com 3 calibres medidores de folga (platinado, suponho)
    - uma chave de boca 8/10 (uma medida de cada lado da chave)
    - uma chave de boca 13/19
    - uma chave de boca 17/19
    - uma chave de boca 22/24
    - uma chave estrela 17/19 (o lado 17 tem uma curva acentuada, o lado 19 tem uma menor)
    - uma chave de rodas 19
    - uma chave cachimbo 8/10 (uso muito para desmontar a tampa do filtro do carburador)
    - uma chave de velas
    - um alicate de duas posições
    - uma chave Allen (creio ser de 12)
    - um calibrador de pneus (o meu já era, hoje tenho um Schrader, daqueles de borracheiro)

    Além disso, o Niva veio com:

    - uma bomba manual de encher pneus
    - uma manivela de partida
    - duas espátulas para remoção dos pneus


    Por minha conta, acrescentei:

    - uma chave de boca 12/13
    - uma chave inglesa 200 mm
    - uma chave de fenda fina e longa
    - uma chave Philips longa
    - um martelo pequeno (que caiba na sacola)
    - uma punção (na verdade, afinei uma chave Philips inutilizada)
    - um rolo de fita isolante
    - um par de luvas de algodão grossas (não é frescura, às vezes você precisa proteger a mão)


    Além disso, levo, nas viagens, uma caixa de ferramentas bastante completa e uma sacola com peças,
    mangueiras e outras bugigangas.
    Isto eu deixo por conta de sua imaginação, mas endosso algumas das sugestões do Marcelo Raizer, tais como:

    - chave 8mm canhão"
    - chaves 13 e 10mm "L"
    - outro macaco, de preferência um hi-lift, mas na falta, um sanfona (eu levo um hidráulico nas viagens)
    - Chave de impacto, ou, pelo menos, uma Philips grande para um eventual aperto das portas e mecanismo de guia dos vidros.
    - Chave 13/11 "meia-lua" ou "anel-aberta" chave usada para freios.
    - cabo de chupeta (eu levo sempre, agora que minha bateria está meio capenga)
    - lanterna (na falta da original, que duvido alguém ainda ter - EU TENHO, E FUNCIONA MUITO BEM!).
    - lanterna normal (com baterias)
    - lâmpadas (todas que o carro precisa, bem protegidas - eu as guardo em caixinhas usadas de filme)
    - arames, fios, cordões, barbante (nunca se sabe quando serão úteis)
    - mangueirinhas
    - fusíveis
    - abraçadeiras, de parafusar
    - rotor do distribuidor
    - tampa do distribuidor
    - um jogo de velas (podem ser usadas, desde que estejam OK)
    - um jogo de cabos de velas, inclusive o cabo da bobina
    - cinta ou cabo para reboque (eu levo os dois)
    - galão de água (eu levo um térmico, de 3 litros, serve tanto para beber como para lavar as mãos ou algo assim)
    - um mini compressor elétrico para encher os pneus (dá menos trabalho para encher os pneus do que a bomba manual)
    "
    []'s
    4X4 Brasil

  • #12
    Outra coisa importante pra levar no carro, é um "estojo de primeiros socorros"
    Importante também, é saber como usá-lo... Inclusive, isso está sendo discutido aqui no fórum : http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=12241

    Em relação à adaptações provisórias - aquelas pra voltar pra casa, ou pra durar um pouco mais : http://www.monzaclube.com/fafacil/fa..._macetes.shtml

    E por falar em procedimentos na trilha, segue um link de uma dica para realizar solda elétrica : http://trilha4x4.com.br/dica53.htm


    Se lembrar de mais alguma coisa...

    []'s
    4X4 Brasil

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