Marcio, eu realmente não sei a resposta às suas perguntas (ainda não tenho essa adaptação), mas vou falar com o Leo Stief, repassando essas suas observações,
e depois posto as respostas aqui, blza?
"vou falar com o Leo Stief ... e depois posto as respostas aqui, blza?"
Marcio, segue a resposta do Léo Stief:
Excelente a observação do camarada.....só tem um detalhe..acredite se quiser mas a homocinetica do Gol permite um curso maior que a do Niva...
só é mais compacta e moderna! Quando eu fiz a peça experimental eu montei no meu Niva sem colocar a mola na suspensão e mantive o veiculo sustentado por dois macacos jacare um na bandeja e outro na carroceria desta maneira ,sem amortecedor e mola a única dificuldade em simular o curso total da suspensão era so o peso, o que o macaco jacare resolveu...... trocando em miudos foi o mais importante teste que fiz e tem curso de sobra porque a homocinetica do Gol,
diferente da do Niva, é expansível... Sai para fora do alojamento para atingir curso maximo. AH! Detalhe fiz os testes também com a direção toda virada para os dois lados..... sobra curso...
aliás ate na original do NIva tem curso demais para facilitar a montagem, o que não é necessário na do Gol.
Esclareci?
Ah! Envie copia para o pessoal dessa lista do 4x4 Brasil para tranqüilizar o povo.
Boa Noite camarada, muito legal ter esclarecido essa dúvida e aproveitando que matém contato com o Leo , será que ele vende ja pronta essa homocinética , ou ja tem um esquema , porque se for fazer em SAmpa , os torneiros vão enfiar a faca , em Minas tudo é mais barato e profissional . Se puder ver isso para nós será uma boa , porque as homocinéticas recondicionadas não são confiáveis na trilha . Troquei duas recentemente e não boto fé .
Há outra coisa , me manda seu endereço em uma MP , porque vou te enviar um pouco de graxa especial : 500 gramas para suas homo.
Espessante Complexo calcio sulfonado + oleo mineral ISO VG 1000 cSt , não tem MSO2, porque possui carga de aditivos superiores .
Usamos e indicamos a menina nos grandes acoplamentos de laminadores, LTQ , em Siderurgicas
Como ja falei em outro tópico , trabalho numa fábrica de lubrificante especial concorrente da Molikote , somos www.interlub.com
"...será que ele vende ja pronta essa homocinética , ou ja tem um esquema..."
Marcio, se eu não me engano, ele respondeu "a alguém" (que eu não lembro quem... ) um tempo atrás (que eu não lembro quando... ), que um torneiro amigo dele
havia "preparado" as peças, e passou o contato desse torneiro (que eu também não lembro...)
Em todo caso, vou perguntar a respeito, e aproveito pra perguntar ao Léo se posso passar o e-mail dele aqui (acho que sim, mas convém perguntar, né!? rsrsrs)
Eu comprei 4 pivôs recentemente, estava escrito "made in Argentina"... isso tem alguma implicação direta na qualidade das peças ou posso andar relativamente tranquilo nos próximos 6 meses?
"...Será que ele vende ja pronta essa homocinética , ou ja tem um esquema, porque se for fazer em SAmpa, os torneiros vão enfiar a faca, em Minas tudo é mais barato e profissional. Se puder ver isso para nós será uma boa, porque as homocinéticas recondicionadas não são confiáveis na trilha.Troquei duas recentemente e não boto fé..."
Segue resposta do Léo:
Eu ate pensei em comercializar isso, mas como meu trabalho me exige muita viagem eu fico sem tempo de dar continuidade... Para solucionar isso, eu entrei em contato com o torneiro que faz serviços para mim para fazer um esquema tipo base de troca, ou seja, a pessoa me envia o material que serve de base..no caso as tulipas e eu envio o que já mantenho pronto..desta forma fica fácil... Devido a um acidente de trabalho com afastamento que meu torneiro sofreu eu não dei continuidade só fiz um lado. Mas nada impede de continuar...
O bom seria varias pessoas interessadas para baixar o custo que é alto.... Apesar de muito mais baixo que comprar a homocinética original .
E realmente eles têm razão fazer em Sampa fica caro... mão de obra lá é alta .
Outra observação é que pelo custo inicial alto só vale a pena fazer se for ficar com o Niva por bom tempo ou não quiser recondicionadas que na minha opinião é puro lixo.
Para aqueles que já tiveram de trocar uma homocinetica de Niva, a grande vantagem da adaptação é que alem de baratas as substituições das homocineticas de Gol não necessitam desmontar a suspensão nem mexer no diferencial.....é mole e rápido de trocar.
Vou te dar um toque camarada , quando comprar pivos novos ou até mesmo o seu usado, verifique se esta bem engraxado .
Nos meus que comprei , tirei a coifinha com a alicate , devagar para não rasgar( ela é presa por um anel de metal ) e coloquei bastante graxa .
A graxa tem que ser semelhante ou igual das homocinéticas , nesse caso com bissulfeto ou grafite .
Postado originalmente por Giuliano Barbosa
Eu comprei 4 pivôs recentemente, estava escrito "made in Argentina"... isso tem alguma implicação direta na qualidade das peças ou posso andar relativamente tranquilo nos próximos 6 meses?
Pra quem não conhece o léo Stief, ele foi o "inventor" da adaptação dos pistões de Fusca no Niva e da adaptação das homocinéticas de Gol no Niva,
mas também faz adaptações como acoplamento homocinético para câmbio/T-Case do Niva (utilizando homocinética VW), cilindro de embreagem da Toyota no Niva,
direção hidráulica de Opala no Niva, e outras...
Pelo que sei e o catalogo confirma.. é que os 4 pivôs do niva são iguais , já os do laika (inferiores)são diferentes e não servem , inclusive os inferiores vem com graxeira...
Alguem sabe de alguem que venda a coifa separada pois descobri que meus pivôs estão bons, mas a coifa rasgou....
Pelo que sei e o catalogo confirma.. é que os 4 pivôs do niva são iguais , já os do laika (inferiores)são diferentes e não servem , inclusive os inferiores vem com graxeira...
Alguem sabe de alguem que venda a coifa separada pois descobri que meus pivôs estão bons, mas a coifa rasgou....
Também procurei a coifa um tempo atrás mas não consegui. Porque você não tenta fazer uma? Eu fiz com couro!
abraços.
A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
Fábio.