eu tenho visto anuancios de Nivas 1.6 e 1.7. Sempre achei que os 1.7 eram 1.6 modificados, mas já vi anuncios falando de 1.7 original. Existe mesmo? Siau em que ano? Quais seriam as vantagens sobre o 1.6?
Tem um membro da lista dos Camaradas do Niva que tem um Niva 1991... o cara comprou o motor 1.7i, original do Niva, acho que 98 ou 99 e instalou no Niva 91...
1.7 original. Existe mesmo? Saiu em que ano? Quais seriam as vantagens sobre o 1.6?
CAmaRAda Fernando, como já foi dito: Realmente existe Niva 1.7cc original, a partir de 1998 - ou ano 97, modelo 98 - .
Esses motores (1.7i originais) possuem injeção eletrônica de combustível do tipo monoponto (da GM) e sistema de ignição mapeado. A maior cilindrada é obtida através do uso de pistões com diâmetro maior (de 82mm, ao invés de 79mm), mantendo o mesmo curso, o que eleva a capacidade volumétrica de 1568 Cm3 de cilindrada, para 1689 Cm3 de cilindrada.
Esse motor 1.7i tem - dados de fábrica - 80,2 cv a 5400 rpm e 13,6 kgmf de torque a 3200 rpm (com 9,3:1 de taxa de compressão), contra 73 cv a 5200 rpm e 12 kgmf de torque a 3200 rpm (com 8,5:1 de taxa de compressão) do motor 1.6
"Reza a lenda" - ou a ficha técnica, rsrsrs - que o consumo do niva 1.7i (original) na cidade é de 13,3 km/l - contra 7,5 km/l do 1.6 - e de 10 km/l na estrada - contra 9,5 km/l do 1.6
Bom, as vantagens do motor 1.7i original sobre o 1.6 (também original) seriam uma maior potência (inclusive com maior elasticidade do motor, com um ganho de 200 rpm...), maior torque, menor consumo e os benefícios da injeção eletrônica, como "estabilidade" no funcionamento - principalmente em marcha-lenta - ; facilidade nas partidas a frio; auto regulação - até certo ponto - da mistura ar/combustível; não encharca - e nem falta combustível - em grandes inclinações...
OBS.
Em adaptações usando os pistões do Fusca 1500 - com 83mm -, a cilindrada passa para 1731 Cm3 (no NIVADER, eu usei os pistões do Fusca, mas na "sobremedida 0.100mm", o que dá um total de 84mm no diâmetro desses pistões - a mesma medida dos do Tempra, só que por 1/4 do preço, hehehe - o que elevou a cilindrada para 1773 Cm3).
Tem um membro da lista dos Camaradas do Niva que tem um Niva 1991... o cara comprou o motor 1.7i, original do Niva, acho que 98 ou 99 e instalou no Niva 91...
esse CAmaRAda, parece que é um amigo do Rones, acho que ele pode falar melhor a respeito...
Na verdade eu conheço o único Niva 98 do ES, mas não este em referência....quem dera eu tivesse comprado este motor!!! Esse motor foi anunciado na revista 4x4 e Cia. Cheguei a ligar e começar uma negociação, mas estava em pleno mestrado e quando voltei a pensar no assunto o motor já estava vendido.
Meu sonho atual ainda é uma injeção destas configuráveis (fueltech, Hdi...) de preferência com comandos dentro da cabine (sem note book)....ainda chego lá!
Mas antes acho q tasco um up grade no motor russo....eu quero o meu 1.8!
Opa.... Eu comprei um 1.7i (originalmente de um niva 98)e coloquei no Niva 91 da minha namorada. O carro tá bala. Quando sai da impressão que está com a reduzida ligada... Chega fácilmente a 110km/h em estrada e em condições favoráveis chegou 125km/h e o mais legal... mantem.... Dá até pra ultrapassar caminhão. hehehehe
A lenta está sempre reguladinha, e bateu a chave, o carro pega.
O consumo tambem é bem melhor do que o 1.6 carburado (pelo menos bem melhor do que o 1.6 que tinhamos antes).