é um motor bom , mas tem que estar pouco rodado, após 150.000 km , o cabeçote começa a ir pro beleleu , o resto continua bom.
Inclusive isso é meio que comum em todos os motores modernos e pequenos Diesel : Pajero, L200 , Topic , VW , etc , pode pesquisar no resto do forum . O grande problema é que vc depois paga uma fortuna no cabeçote .
Bem , também ja estudei a adaptação do XUD no Niva e fazendo uma analogia com o JPX :
Me lembro que com 3000 rpm o jota não esquentava e andava a 80 -90 por hora . No Niva vai andar a quase 100 por hora , concordam ?
Acho que não vai precisar trocar diferencial nenhum ...
Após 3700 giros ele começa a esquentar , o ponteiro da temperatura andava que nem um conta giros , mas acho que no Niva , se ele tocar a 3200, 3300 , na subida e descida , tá bom demais ......
Agora para adaptar , o motor é do mesmo tamanho de ap 2.0 e trabalha bem na vertical , oque facilita ajustar o diferencial, ou seja , é moleza .
Basta fazer suportes independentes para o diferencial , ele vai ficar de lado , fora do carter do xud , se pegar um pouco é só cortar um pouquinho o cartér .
Me lembro que o motor era preso na frente e a traseira pelo proprio cambio , não tinha coxim lateral . Acho que dá pra fazer isso niva , mas tem que reforçar o coxim do cambio, travessas, assoalho, etc , ou seja , o motor ficaria preso na frente , pelo cabeçote ( como é o original ) e abunda pelo cambio , caixa seca .
Pra adaptar , tem que fazer uma flange , o bom seria conseguir em portugal uma caixa seca original Lada , na medida , ja pensou , para essa versão , aí é mole demais .
O plato tem que ser dele mesmo é claro. O disco, hoje é muito fácil , vc manda fazer um ceramico na medida , com a extria do Niva , fiz isso no meu ap 2.0 , é como tirar bala de uma criança .
O motor de arranque também é mole : Com o advento de motor de arranque Bosch geração 3 , ou seja , o eixinho de acionamento trabalha flutuante , é mole , mole ,mole, ajustar .