Postado originalmente por
jiper
Receita para melhorar a performance do motor original do Niva:
Ingredientes:
4 pistões tempra 8 valvulas a gasolina carburado na medida STD (podem ser usados)
1 Jg anies para pistões do Tempra acima (tem que ser novo)
1 Junta cabeçote com as dimensões dos cilindros aumentada para 83 mm
1 Jg junta e retentores motor Lada Niva
1 Filtro oleo Novo
4 L oleo motor
1 jg Bronzinas de mancal na medida do virabrequim
1 jg Bronzinas de bielas na medida do virabrequim
1 carburador WEBER 460 bi-cromo p/ alcool co giclagem do cht 1.6
1 Kit ignição eletronica (distrib. + velas p/ alcool + cabos + bobina)
4 lts aditivo etileno glicol p/ radiadores
1 Comando Aerocar/Sobe
1 Valvula termostatica nova
1 Cópia Manual de Reparos do Motor
Serviços:
Retire o motor do Niva, lave bem, desmonte, separe as peças, veja o que mais esta danificado alem da lista acima, mande as peças que precisam ser retrabalhadas p/ uma boa retífica, mande abrir os cilindros para os pistões do Tempra, rebaixe o cabeçote em 0,5 mm, troque os guias de valvulas de estiverem forlgados.
Lave cuidadosamente as peças e comece a remontar o motor com as peças novas...sem pressa...obedecendo o Manual de reparos.
Coloque o carburador WEBER, a ignição eletronica, as velas, e demais peças...enquadre o comando Aerocar/Sobe, feche o motor, instale no veiculo, coloque agua+aditivo no radiador, oleo no motor, ajuste o ponto inicial de ignição, retire a gasolina do tanque e coloque alcool. Dê a partida no motor, verifique se a luz de oleo se apaga...se não apagar desligue o motor...e procure a causa.
Se apagar, deixe o motor em uma rotação de 2.000 rpms constante sem ficar acelerando...e monitore a temperatura, luz oleo, verifique senão ha vazamento de agua e oleo...depois de uns 15 min. se atemp. estiver na faixa ideal, deixe em marcha lenta e corrija o ponto de ignição com uma lampada estroboscópica, deixando-o com+/- 10°APMS...
Ande no carro e sinta a diferença..alguns ajustes podem ser necessários...
Vai ser feliz...eu estou sendo no meu Niva...