Há alguns meses passei, mais uma vez, pelo "drama" que você está passando.
Meu carro quebrou e me deixou na mão!
Mais uma vez, pensei em vendê-lo e dar fim, por fim, a essa relação tão tumultuada de paixão e ira.
Já resolvido em comprar por cerca de uns R$ 36.000,00 uma Cherokee 1997 blindada (moro no Rio de Janeiro, a “Bagdá Brasileira”, com direito a tiroteios de dia, de tarde e de noite também) parei num bom bar (local onde todas as decisões importantes da vida tais como casar, separar, juntar, “desjuntar”, mandar ou não o chefe pra PQP, realizar ou não aquela fantasia sexual com as duas vizinhas do 2o.andar ou trocar de carro, devem ser tomadas, junto com os chops) e comecei a pensar e fazer contas: Paguei de IPVA + Seguro Obrigatório+ Taxa de vistoria do DETRAN um total +/- R$ 200,00 este ano. De seguro paguei R$ 0,00 (ZERO). Tenho no carro um AP 2000 com ar condicionado e GNV fazendo +/- 9 km/m3 na cidade e +/- 12 Km/m3 na estrada. Risco de roubo / furto, quase ZERO. Risco de baterem de propósito ou por "descuido" no carro: muito baixo também. Quando bateram, se F#*3ram. Risco de numa virada do tempo ficar mergulhado num rio de lama (não estou falando de política e sim lama "
estricto sensu") no meio da cidade (fato comuníssimo aqui no RJ e em SP), também muito baixo.
Perda financeira se der qualquer M***@ e eu perder o NIVA, também pequena e assimilável.
Uso o carro quase que diariàmente no meu trabalho e paro em locais próximos a favelas e nem sempre muito recomendáveis. Passeio em alguns finais de semana,
indo a lugares com (ou sem) estradas, bem castigadas ou até ausentes, e muitas vezes paro o carro em caminhos, praias ou florestas desertas,
voltando horas ou dias depois (tenho uma trava carneiro no carro).
Li ontem ou anteontem na internet que houve uma pesquisa na qual se estimou o gasto mensal com um carro novo, 1.0 em R$ 520,00/ mês entre manutenção,
seguro e combustível, tirando a prestação e o IPVA do próprio veículo.
Sendo isso verdade e fazendo as contas, mesmo depois dos chops, não encontrei ainda outro carro que resolvesse os meus problemas como o NIVA!
Daí mandei o puto pro mecânico (lanternagens, repintura, troca da junta do
cabeçote queimada, outras coisas afins e, é claro a troca anual de TODOS os
PIVÔS!).
Alguém pode me dar outra opção melhor?????!
Se souberem, por favor, aceito sugestões ou criticas ao meu embolado raciocínio.
Sorte pra você!
PS: Com relação aos problemas do GNV, não tive nenhum.
A redução do volume da mala foi grande, mas aceitável (tendo um cilindro de 18 m3 e bagageiro Keko), mas hoje já se pode usar dois cilindros de 8 ou 9 m3 superpostos ou lado a lado, permitindo um melhor aproveitamento da mala.
Com o regulador de avanço (tem uma marca que não afeta o conta-giros do NIVA, mas não me lembro o nome), velas e cabos especiais e um bom filtro de ar
(estes itens sim deverão ser regularmente vistoriados e trocados com mais freqüência).
A perda de potência é bem diminuída e, em qualquer caso, é só passar pra gasolina, vencer a dificuldade e retornar ao GNV.
O preço do GNV no RJ é de +/- R$ 1,18/m3 e a conversão custa em média R$ 1.800,00 com direito a redução de 75% do valor no IPVA
Agora são contas.
Manda ver e boa sorte
VIDA LONGA E PRÓSPERA A TODOS
ABRAÇOS KAMALADAS
Maurício P.O. - OVNIVA (O ILUMINADO) - RJ