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  • #1

    Velocidade de cruseiro




    Qual a velocidade de cruseiro indicada para o Niva, (original e AP) para viagens, sem ter problemas com vibração ou instabilidade??

  • #2
    A velocidade de cruzeiro do Niva, com motor original, é de 110km/h... com AP, é possível manter uma velocidade de 120km/h... Em relação a estabilidade, vai depender muito do tipo de pneus que vc está usando e da configuração da suspensão... pneus lameiros e suspensão elevada perdem em estabilidade... na estrada, com pneus 80% onroad e suspensão não levantada, meu Niva chega a 120km/h sem apresentar qq instabilidade... na terra, com os mesmos pneus, a 90km/h ele joga de lado, isso se for terreno arenoso ou muito irregular...

  • #3
    Citação Postado originalmente por Beto Marcicano Ver Post
    Qual a velocidade de cruseiro indicada para o Niva, (original e AP) para viagens, sem ter problemas com vibração ou instabilidade??
    Beto, no meu que é todo original 91, minha velocidade de cruZeiro fica nos 90Km. Quanto ao ap, não sei te informar.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #4
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    Edson,

    eu sei que sua inteção foi boa, mas não tome o seu carro como base.

    O Niva quando 0km, atingia uma velocidade máxima REAL de 132km/h. Me explique como carros com 15 anos de uso podem ter velocidade de cruZeiro de 110km/h??? Acredito que nem 5% deles ultrapasse os 90km/.

    A velocidade de cruzeiro de um Niva NORMAL, bem cuidado e bem acertado é em 90% dos casos entre 90 e 100km/h.

    []´s

  • #5
    Fio, blz? Então, não tomei meu carro como base... A velocidade de cruzeiro do Niva 1.6 original é de 110km/h... é claro que 0km, mas um Niva bem cuidado, com manutenção em dia ainda é capaz de chegar a isso... álias, não basta apenas ser bem cuidado, tem que se observar outros fatores importantes, tais como: tipo de pneus, acessórios (por causa do peso), adaptações, etc... Em rodovias boas e quase planas, como a Castelo Branco, a Anhanguera, a Bandeirantes, Washington Luis meu Niva vai 110km/h tranquilo... em serra, como trechos da Imigrantes, Ayrton Senna, pede arrego, não ultrapassando, muitas vezes, 90km/h... Qdo peguei meu Niva ele estava com pneus 80% off-road, medidas 215/85/R16... depois coloquei pneus 80% onroad, 205/75/R15... com a primeira configuração, o russinho mantinha a velocidade de cruzeiro mais facilmente e atingia uma velocidade final maior, por conta de haver menos borracha em contato com o solo, porém, pulava pra kct, era instável em velocidades superiores a 110km/h, às vezes em velocidades de 90km/h... com a segunda configuração de pneus, ganha em estabilidade e consumo, porém, perde em velocidade final e é um pouco mais difícil de manter a velocidade de cruzeiro... Acessório é outro problema... se vc colocar bagageiro, estribos, quebra-mato. engate e guincho serão quase ou mais de 80kg de carga permanente, sem contar o atrito que ajuda a aumentar o consumo de gasolina e tb torna mais difícil manter a velocidade de cruzeiro... imagina então se tiver estepe no bagageiro... Suspensão levantada, sem comentários... Acredito que a questão não é somente a idade do carro e seu estado de conservação, mas, sim, a forma como vc equipa ou modifica ele... Um Niva pode ser bem cuidado, mas se foram feitas tantas adaptações, muitas vezes isso pode afetar o desempenho do russinho, lembrando que muitas adaptações são feitas para melhor desempenho em trilhas, onde não importa velocidade final... Eu diria que 100% dos Nivas mantidos ORIGINAIS ou com modificações realmente comprovadas como eficientes (ignição eletrônica, comando de válvulas, etc) e com motor redondinho atingem a velocidade de cruzeiro de 110km/h... Sempre leio os relatos (e-mails) dos Camaradas do Niva e percebo que praticamente 100% das pessoas que reclamam da "lentidão" do Niva é pq compraram um Niva modificado, pelos antigos donos, pra melhor desempenho em trilhas ou simplesmente pq os antigos donos eram um relaxo com o Niva... Mesmo assim, mesmo todo original, mesmo bem cuidado, eu jamais recomendaria um Niva pra quem gosta de correr... Niva foi feito pra se apreciar a paisagem... a 110km/h vc não tem esse privilégio... Niva foi feito pra te levar onde vc quiser, sem pressa de chegar...

  • #6
    Edson, vou dar meu pitaco. Meu niva é original, sem acessórios ou equipamentos (só um rack). A única alteração é a ignição eletrônica do laika. Quando comprei, ele era um dos que mais andava dos que testei (talvez até pelo que você falou sobre acessórios e adaptações, que os outros sempre tinham), só não andava como alguns ap que andei. Logo depois da compra levei para dar uma geral, troquei tampa distribuidor, velas, limpeza do carbura e algumas coisinhas mais que não lembro. Ele melhorou bem para pegar, não falha e tem a marcha lenta bem estável. Agora, 110 de cruzeiro, nem com reza brava.... O seu consegue manter essa velô originalzinho ou tem alguma modificação? Carburador, bobina?
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #7
    Usuário Avatar de Neanderthal
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    Imagino que 100 km/h deve ser a velocidade media de um Niva na estrada, o meu usa pneus radiais originais russos, o que permite uma informação mais confiável no velocímetro, mas já viajei com monitorando com GPS e, mesmo o meu Niva sendo de 1991, ele alcançou pouco mais de 120 km/h na estrada, aferidos pelo velocímetro e pelo GPS, mas não como média, como velocidade máxima. Esse papo de idade é relativo, depende muito de como o carro é tratado...

  • #8
    Fábio, ele tá com o comando Aerocar, ignição eletrônica (bobina vermelha e módulo da Bosch) e carburador original. Dependendo da rodovia, consigo manter uma velocidade 120km/h... na Castelinho, por exemplo, tirando as descidas, consigo manter uma média de 110km/h... Na Fernão Dias, o russinho anda beleza nos 120km/h... Bom, como sou meio exigente, só coloco gasolina aditivada... Vc já mediu a taxa de compressão do seu motor???

  • #9
    Não medi a taxa de compressão não, aliás, eu sei que ele está precisando trocar os retentores de válvula (palavra do meca). Mas não resolvi mexer ainda pois quero aproveitar para instalar comando e polia aerocar (já os tenho), e rebaixá-lo para álcool. Mas sei que se abrir, talvez precise fazer algo mais, como trocar anéis, ou retificar cabeçote (mesmo o meca falando que não vai precisar eu fico com o pé atrás, aliás, o bolso é o meu) e aí o custo aumenta muito. Então esse kit é bom mesmo, pois se conseguir manter 110 de média está mais que bom pro meu tipo de carro. Obrigado Edson.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #10
    Edson, esse comando e o mesmo que tem no site apoio4x4?

    Shuther, esse comando vc comprou na aerocar? sabe o preço?

    vlw

  • #11
    Citação Postado originalmente por ferchina Ver Post
    Edson, esse comando e o mesmo que tem no site apoio4x4?

    Shuther, esse comando vc comprou na aerocar? sabe o preço?

    vlw
    Não, não comprei na aerocar. Segundo o antigo dono dele, o pessoal do camaradas do niva se reuniram e importaram direto a polia e o comando. Ele disse que na época ficou em uns 100 reais, mas segundo ele isso já faz mais de 4 anos. Ele comentou que foi quando as empresas descobriram esse filão e começaram a vender aqui. Ele guardou (no couro e tudo) e passou pra mim quando comprei o niva. Ele relatou que estava esperando o motor ser aberto para fazer a adaptação. Pelo jeito vai sobrar pra mim....
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #12
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
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    Os 4 nivas que tive, hoje tenho o Boris III e IV, todos tiveram e têm velocidade média de 90 Km/h. Hoje o Boris III está um pouco mais mexido que os outros, e com kit gás, mesmo assim 90 Km/h. Velocidade média de 110 Km/h acho um pouco complicado, pois a 110 Km por hora estará trabalhando +- a 4 mil RPM, e acho que estará é esguelando mesmo. Velociadade média é um limite de rotação e barulho dentro do conforto, quando ele está trabalhando de forma natural, sem forçar ainda, e isto acho que ocorre a 3 mil RPM no Niva.
    No Polo que tive e na pickup Corsa de minha mulher temos a vel. cruzeiro de 110 Km/h a 3 mil RPM após isso eles começam a fazer um ruído e beber mais.
    Para trabalhar com sobra de máquina a 110 Km/h teremos que trocar motor, caixa e/ou coroa/pinhão de diferencial... Tem certeza que é um Niva? uhareeeejejejejejejeje
    4X4 Brasil

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