Pessoal,
Procurei em vários tópicos algo sobre um Niva que não passava de ?km/h, mas, não encontrei, por isto postarei aqui já que o meu tem o Aerocar.
Tive que trocar o chicote do meu Niva que morreu em duas ocasiões (contato) e o mecanico aproveitou e trocou as velas, peguei o bicho na sexta e agora o mecanico só abre no dia 4JAN2010, para minha supresa agora o meu Niva passa dos 60Km com dificuldade (com giro acima dos 3.500) e não era assim. Não devo precisar dele para viajar, e vou andar pouco, mas, queria resolver logo e não correr risco de causar outro problema. Pensei até que seria a reduzida engatada por engano,.... mas, acho que pode ser algo relacionado com a troca da vela. Será? Alguém sabe o que devo checar e mudar?
Abs
Será que o seu mecânico não mexeu no ponto de ignição do seu Niva, deixando-o desregulado? E as velas, são as corretas (as mesmas do Fiat Uno)? Estão com a folga correta? Será que não há algum cabo de vela desconectado ou deixando fugir corrente (o motor falha e fica fraco)?
O motor está "estourando" (pequenas explosões)? Se estiver, há a hipótese de haver cabos de vela invertidos.
Quem sabe algum dos niveiros do Rio não pode lhe indicar um mecânico que esteja atendendo, durante estes próximos dias? Sei que o Wilson, aqui em São Paulo, está atendendo, mas acho que não vai valer a pena rodar 800 Km só para ver isto...
Pessoal,
Procurei em vários tópicos algo sobre um Niva que não passava de ?km/h, mas, não encontrei, por isto postarei aqui já que o meu tem o Aerocar.
Tive que trocar o chicote do meu Niva que morreu em duas ocasiões (contato) e o mecanico aproveitou e trocou as velas, peguei o bicho na sexta e agora o mecanico só abre no dia 4JAN2010, para minha supresa agora o meu Niva passa dos 60Km com dificuldade (com giro acima dos 3.500) e não era assim. Não devo precisar dele para viajar, e vou andar pouco, mas, queria resolver logo e não correr risco de causar outro problema. Pensei até que seria a reduzida engatada por engano,.... mas, acho que pode ser algo relacionado com a troca da vela. Será? Alguém sabe o que devo checar e mudar?
Abs
Duas alternativas: ponto de ignição ou mistura ar/combustível.
Pessoal,
Procurei em vários tópicos algo sobre um Niva que não passava de ?km/h, mas, não encontrei, por isto postarei aqui já que o meu tem o Aerocar.
Tive que trocar o chicote do meu Niva que morreu em duas ocasiões (contato) e o mecanico aproveitou e trocou as velas, peguei o bicho na sexta e agora o mecanico só abre no dia 4JAN2010, para minha supresa agora o meu Niva passa dos 60Km com dificuldade (com giro acima dos 3.500) e não era assim. Não devo precisar dele para viajar, e vou andar pouco, mas, queria resolver logo e não correr risco de causar outro problema. Pensei até que seria a reduzida engatada por engano,.... mas, acho que pode ser algo relacionado com a troca da vela. Será? Alguém sabe o que devo checar e mudar?
Abs
Hum!!!
Verifique se todas as velas estão funcionando (i.e., recebendo tensão para centelha). Parece que o seu Niva está funcionando com apenas três cilindros. Pode ser problema no encaixe do conector (na vela ou no distribuidor) ou uma das velas pode estar danificada (trincada) por sobre-aperto (atarrachar a vela forçando demais; erro comum, infelizmente...).
Verifique se há tensão nos cabos de vela (centelha entre o conector e o massa). E se esta tensão está chegando as velas (encaixe dos conectores).
Gil, não acho que tenha havido inversão de conectores. Eu fiz esta merd... besteira no meu Niva e ele não andava (nem a 60 km/h, como no relato).
Acho que é por ai.
Maurício (Tche).
Gil, não acho que tenha havido inversão de conectores. Eu fiz esta merd... besteira no meu Niva e ele não andava (nem a 60 km/h, como no relato).
Acho que é por ai.
Maurício (Tche).
Concordo com você, mas eu quis cobrir todas as hipóteses das quais me lembrava!
Por experiencia propria deve estar atrasado e muito digo isso , pq qdo tive um Niva ele não andava de jeito algum, como o pé no fundo e na descida so chegava ate 80km h e olhe lá , da uma verificada em todas as polias , e veja se estão no ponto
Abraços
Vlw, galera, quando estamos com o problema ficamos mais cegos e burros é sempre bom ouvir. Vou começar pelas mais simples. Dar uma olhada na conexão das velas, acho que elas não estão com problema, são novas. Só não sei se são as corretas, isto tinha me passado pela cabeça (quais seriam as corretas?). Isto pode ser o problema?
Ricardo, se eu pisar fundo, acho até que ele passa dos 80Km, só que o giro vai pro K7, não vou arriscar testar isto.
Como vejo o ponto de ignição? A mistura ar/combustíbel é só girar o carburador? Ele sempre esteve meio acelerado.
Gil, ir para SP nele nesta velocidade passarei o Revellion em Cruzeiro, rsrs, acaba que é mais rápido esperar o mecanico, rsrs
Só pensei em resolver por agora por receio de ser algo mais sério (mas, a probabilidade é pequena) e pq é chato pacas ficar andando muito devagar.
Vlw, galera, quando estamos com o problema ficamos mais cegos e burros é sempre bom ouvir. Vou começar pelas mais simples. Dar uma olhada na conexão das velas, acho que elas não estão com problema, são novas. Só não sei se são as corretas, isto tinha me passado pela cabeça (quais seriam as corretas?). Isto pode ser o problema?
Ricardo, se eu pisar fundo, acho até que ele passa dos 80Km, só que o giro vai pro K7, não vou arriscar testar isto.
Como vejo o ponto de ignição? A mistura ar/combustíbel é só girar o carburador? Ele sempre esteve meio acelerado.
Gil, ir para SP nele nesta velocidade passarei o Revellion em Cruzeiro, rsrs, acaba que é mais rápido esperar o mecanico, rsrs
Só pensei em resolver por agora por receio de ser algo mais sério (mas, a probabilidade é pequena) e pq é chato pacas ficar andando muito devagar.
Bom, para acertar o ponto, tem de ajustar a corrente do comando de válvulas. Não adianta mexer no carburador. Melhor deixar para um mecânico fazer...
Se você trocou os cabos de vela e as velas, é bem provável que o mecânico tenha ajustado o ponto do carro (a não ser que ele seja muito ruim de serviço...).
Como o Gil escreveu, as velas são adequadas.
Os cabos de vela são novos, não deveriam ter conectores ruins.
Eu apostaria em mal contato no distribuidor (para um ou mais cilindros) ou numa vela danificada. Não acho (ACHO) que seja nada muito grave não...
Abraços.
Maurício (Tche)
Se você trocou os cabos de vela e as velas, é bem provável que o mecânico tenha ajustado o ponto do carro (a não ser que ele seja muito ruim de serviço...).
Como o Gil escreveu, as velas são adequadas.
Os cabos de vela são novos, não deveriam ter conectores ruins.
Eu apostaria em mal contato no distribuidor (para um ou mais cilindros) ou numa vela danificada. Não acho (ACHO) que seja nada muito grave não...
Abraços.
Maurício (Tche)
Eu não escrevi que as velas são adequadas! Eu escrevi que as velas poderiam ser a origem do problemas, se não fossem as corretas, que são as mesmas do Fiat Uno. Repetindo:
" E as velas, são as corretas (as mesmas do Fiat Uno)?"
Eu não escrevi que as velas são adequadas! Eu escrevi que as velas poderiam ser a origem do problemas, se não fossem as corretas, que são as mesmas do Fiat Uno. Repetindo:
" E as velas, são as corretas (as mesmas do Fiat Uno)?"
Ops!!!
Interpretei a sua mensagem erradamente, Gil !!!
Bom, supondo que as velas colocadas sejam as mesmas do Fiat Uno, então não deveriam ser elas o problema, correto?
Em sendo este o caso, (colocação correta das velas) se elas não apresentarem problemas de fabricação/instalação não devem ser elas a fonte do problema.
[]s.
Maurício (Tche)
"Ler com calma e prestar atenção no que escreve, é fundamental!"
Ops!!!
Interpretei a sua mensagem erradamente, Gil !!!
Bom, supondo que as velas colocadas sejam as mesmas do Fiat Uno, então não deveriam ser elas o problema, correto?
Em sendo este o caso, (colocação correta das velas) se elas não apresentarem problemas de fabricação/instalação não devem ser elas a fonte do problema.
[]s.
Maurício (Tche)
"Ler com calma e prestar atenção no que escreve, é fundamental!"
Não só colocação das velas, mas também o ajuste das folgas. Já me aconteceu de deixar cair uma vela, ao instalar a mesma, e não perceber que, devido à queda da vela, a folga do eletrodo mudou, ficando quase totalmente fechada, o que, é claro, ocasionou mau funcionamento daquela vela. Felizmente, ao retirar novamente a vela para exame, percebi o que havia acontecido, ajustei novamente a folga, e tudo funcionou a contento.