Uma turbina de baixo lag dará um bom torque extra já a partir de uns 2000 RPM, e como o motor do Niva é de alta rotação, geralmente se anda acima dessa rotação, mesmo em trilhas. Pra quem tem a verba, eu recomendo. Outra opção é usar um compressor de acionamento mecânico que, dependendo do caso, exigirá menos alterações e peças que o que é geralmente necessário para adaptar um turbocompressor.
A título de informação, um kit turbo, para motor carburador, geralmente é composto por:
- Turbocompressor;
- Válvula de alívio (que pode ser conectada a um bypass da própria turbina ou do coletor de escape);
- Tampa de pressurização para o carburador (mais comuns para Solex 2E/3E e Weber TLDZ)
- Válvula de prioridade (a do espirro);
- Coletor de escape adequado para a fixação da turbina;
- Bomba elétrica de combustível;
- Dosador de pressão da linha de combustível;
- Manômetro de pressão.
Deve ser incluído ao kit um novo escapamento de, no mínimo, 2". Um intercooler sempre vai bem, pois a caixa quente da turbina acaba transferindo calor para a caixa fria (compressor), o que acaba por aquecer o ar comprimido.
Somado a isso a mão-de-obra, difícil a adaptação de um kit novo sair por menos de R$ 2.000,00, e ainda há o incoveniente de ser algo que requer regularização para não ter problemas com a polícia.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.