Postado originalmente por
robertofs
Desculpe, camarada, mas você está completamente enganado!
Você falou em R$ 2.500,00 o motor completo, e eu falei em R$ 3.000,00 o motor completo, com outra embreagem, outro câmbio, com mão de obra paga. Duvido se você põe pra rodar um AP 1.8MI no Niva com R$ 2.500,00. Nem em BH, e nem lugar algum. E quem falou em motor velho? Se velho pra você é velho de idade, tudo bem, mas falei de motor novo, retificado, com peças novas.
aahhh nisso vc tem rasao... se for assim 3000,00 com tudo, o motor pronto e rodando no niva, ai sim... pq no caso de um AP no final vai sair mais que isso.. na casa de uns 4.000.
Sobre o Chevette ter concepção antiga, aí você cometeu mais um erro: vai dizer que um motor que possui fluxo cruzado é de concepção antiga,
e dizer que o motor de chevette com de bloco e cabecote em ferro fundido, apesar de ser fluxo cruzado é moderno? se o motor de chevette fosse bom a GM usaria ele até hoje nos corsas, celtas, etc... pq será que nao usa??
eu tive chevette, na minha familia já passaram varios chevettes e voltoa afirmar, esse motor NAO AGUENTA PAU, se for p/ tocar na manha em baixo giro, vai longe, mas basta exigir um pouco mais dele que abre o bico meeessssmmooo..
algo que surgiu nos AP apenas nas versões mais recentes do Golf, em meados dos anos 90? E o que me diz dos motores AP, que é um projeto original da Audi, do final dos anos 60? Veja o motor do primeiro passat nacional, e compare com o último AP produzido hoje, e verá que são basicamente os mesmos. E o que tem a ver um motor ser dos 70 ou dos anos 90? Se fosse assim, motor de Opala não servia pra nada, e é o que aterroriza em vários CJ's.
eu sei muito bem que o motor AP na verdade nem é VW, é projeto audi.
sim.. a idade do projeto influi sim... ao menos p/ mim... se eu posso ter a opcao de usar um motor mais eficiente ( leia-se potencia especifca) com menor consumo, menor peso.
motor de opala "aterroriza" em CJs pq é a opcao mais barata .... quem aqui vai ficar gastando e colocando motor moderno e caro que maioria das vezes vale mais do que o CJ em sí ? vc falar que o motor GM151 é bom?? fala serio... ele JÁ foi bom , na sua epoca... um motor de 2.5litros que mal consegue 90cv ? motorzinho 1000 de hoje tá beirando isso... a unica vantagem é o torque ( mais isso ele tem a OBRIGACAO de fornecer, afinal sao 2.5litros).... isso concordo... mas a que preco? motor beberrao, carburado, poluidor, já saiu de linha a 15 anos ( pecas originais já deve ser dificil de achar, dai fica-se preso ao mercado paralelo, muitas vezes pecas de pessima qualidade)
entedeu minha linha de raciocinio??? o AP nao é para os padroes atuais um motor moderno, mas é fabricado até hoje, tem tem pecas orginais e paralelas de fabricantes de qualidade. e sem ( guardadas as cilindradas) é MAIS eficiente que o de chevette e GM151
Enfim, essa tipo de discussão não agrega valor algum. Eu afirmei que o motor de Chevette vai bem no Niva porque eu usei. Se não serve pra você, pode servir para algum outro camarada, afinal, não preciso ter vergonha dizer que usei um motor de chevette porque não tinha grana pra comprar um AP, mesmo porque, sou Niveiro, e a maioria dos niveiros são uns duros hehehe
agrega sim... acho que um debate de nivel , pode-se aprender muito..
Mas você acha mesmo que motor de Chevette é ruim? É como dizer que motor do 147 é ruim. Mas talvez se eu te perguntasse sobre um Pálio 1.0 98 você diria que o motor é bom, e de fato é, porque foi usado o motor do 147 com injeção eletrônica, que é o bom e velho FIASA, que equipou todos os Fiat's antes do surgimento do motor FIRE.
eu sei disso.. mas quem falou que o FIASA é ruim?
Então, meu caro, não seja preconceituoso, e nem tome verdade algumas lendas urbanas.
nao estou sendo preconceituoso, só estou falando com base em minhas experiencias... já tive chevette e esse motor nao presta.. NAO aguenta ser exigido!! se for p/ rodar que nem um velhote que nunca estica a mais de 3.000rpm, belesa.. ele dura a vida toda.... caso contrario ele abre o bico e rapido!! e como disse nao era meu chevette que era ruim nao...todo cheveteiro que conheco tem a mesma reclamacao....
Aqui em Goiânia-GO, muitos chevetteiros que colocaram AP em seus chevettes para turbinar estão voltando para motor de Chevette porque o AP é danado pra quebrar canaleta de pistão com mais 1 kg de pressão, enquanto que o motor de chevette aguenta bem 1.5 kg, e tem alguns que já colocaram até 2 kg. Então, dizer que é bom ou ruim, é muito relativo. Além do mais, não dá pra dizer que é tão ruim tendo vendido tanto, mesmo em épocas em que já haviam muitos ap's.
falar que coloca pressao é muito vago... AP ORGINAL quebra com mais de 1kg de pressao?? quebra... mas tem varios outros fatores que devem ser levados em consideracao... qual a taxa de compressao de um AP e de um chevette ?
qual o giro maximo de um AP e chevette ?
e quebra de canaleta normamente é causado por mistura pobre, entao nao coloque a culpa no motor mas sim no preparador...
se for p/ entrar no merito de preparacao dai o buraco e mais embaixo...
vamos falar de motor original mesmo...
pega um chevete 1.6/S e um ( p/ empatar no peso) um voyage 1.6 e poe os dois p/ ralar , mas ralar sem dó... depois vc me conta qual motor abre o bico primeiro e qual dos dois ( chevette e voyage) se saem melhor ( aceleracao, retomada, velocidade maxima, consumo)
Meu, o cara coloca um motor GM151, e você diz que em relação ao AP 1.6 é downgrade? É óbvio que é upgrade de torque! Se o cara precisa de torque, então o GM151 serve pra ele.
sim.. é um dowgrade... tirar o motor original 1.3 todo de aluminio ( leve, deve pesar metade do GM151), 63cv, 11kg de torque, INJECAO ELETRONICA, Economico ( faz 10 na cidade) p/ botar um GM151?? carburado, beberrao, pesado ( precisou mexer na suspensao p/ aguentar o peso extra e com isso altera-se tb todo o centro de gravidade do samurai), o que ganhou com isso?? apenas torque... que ganharia tb com um AP e sem os outros efeitos colaterais...
GM151 pode ser bom p/ CJ, já que os hurricane, conseguem ser piores que o GM151
O bom é o que funciona!
sim.. bom é o que funciona desde que de forma coerente com o resto do conjunto...
T+
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.