Eu tenho no meu Niva, porém no momento estou usando 4x2 sem cx transferência e o único incoveniente é que : ela neste caso(4x2) e sem a cx ele não foi projetada para suportar o peso e as oscilações do cardã,ocasionando alguns vazamentos ao longo do tempo na luva, entretanto se for colocado um mancal intermediário no eixo cardã ela desempenha perfeitamente. Se usar adaptação com a cx de transferência tenho certeza que ela não vai deixar a desejar, pois uso há dois anos e o antigo dono +dois e mais o tempo da vida útil do do antigo hospedeiro(chevelho). Porém é obrigação do fórum e também nossa alertar também para os incovenientes. Temos que tomar cuidado com a documentação da dita cuja e lembrar que por mais chevettes que existam por aí rodando NÃO EXISTE MAIS A LUVA E A BUCHA DA SAÍDA DO CARDÃ PARA VENDER. É muito fácil conseguir usada para vender, difícil de estragar e no caso de usar adaptação para 4x4 nem é tão exigida pois não fica ligada no cardã. E o detalhe que é muito barata, comprei uma 5m com NF por 250 latinhas para ter como reserva
Eu aconselho
Estava viajando(não na maionese) durante boa parte do final de semana e estou com problemas de conexão com minha banda larga, por isso humildemente peço desculpas , mas nada de pisar no pescoço né Respondendo, não tenho experiência com o motor original, mas acredito que não deva ser difícil encontrar um torneiro que faça um flange para adaptar. Se vc retirar a cx original e se debruçar um pouco sobre o assunto e queimar alguns neurônios certamente que dá resultado.
A única duvida que eu tenho é que vocês morando em Sampa fica muito mais fácil e barato fazer manutenção na cx original, e pelo que um mecânico me disse, boa parte senão a totalidade das engrenagens é igual a do Laika. Alguém já ouviu falar disso è que um niva da região estourou a cx e foram achar num ferro velho de um lada Laika. O cara disse que era igual será que procede?
Boa Sorte
Tive o privilégio de acompanhar algumas adaptações de Nivas usando componentes de Chevette.
Caso 1: Motor original com cambio de chevette = ótimos resultados, engates precisos e leves, manunteção barate e custo do cambio bem baratinho.
Caso 2: Niva com motor AR e cambio do Chevette 5m = ótimos resultados, pouca dificuldade na adaptação. Virou um Niva multimarcas.
Caso 3: Niva com motor e cambio de chevette. Na minha opinião o resultado foi surpreendente e penso em fazer o mesmo algum dia. O carro ficou muito bom, pois o chevette tem caracterisiticas de motor, cambio e diferenciais muito parecidas com as do Niva, porém tem um motor mais eficiente, com cabeçote de fluxo cruzado e q pode facilmente ser reponteciado, recebendo uma turbina.
Com relação ao cambio do Laika; é o mesmo do Niva, porém nos Laikas existe ainda uma tomada para o cabo do velocimetro diretamente no cambio, já os cambios originais do Niva vem com essta tomada tampada, pois o velocimetro é ligado na caixa de redução. Um cambio de Laika pode ir pro Niva. Já um cambio de Niva não pode ir pra um Laika.
Melhor câmbio para o niva : O original. Baixo custo de manutenção e sem gambiaras.
Tinha um com motor de corolla diesel e câmbio original, rodei mais de 100 mil km, nunca mexi no câmbio. Além do mais a relação o original dele , do opala e do chevette são exatamente as mesmas, então ?