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  • #1

    Ampliando o porta-malas do niva




    Vou colocar as sugestões do André e do Manfredi abaixo...

    No meu eu estou pensando em fazer a seguinte modificação, já perceberam que embaixo do porta-malas tem um baita espaço perdido? bastando apenas relocar o escape... Há três alternativas, ampliar o porta-malas, colocar um segundo tanque para ampliar a autonomia ou então fazer um meio a meio, um tanque complementar (tipo uns 25 a 30 litros) e um rebaixo para colocar a caixa de ferramentas, e toda a tranqueirada que se carrega dentro do niva ou ainda uma segunda bateria para quem tem guincho....já que estamos mexendo no interior...

    Gente, vamos parar de desmontar os nivas e vamos colocar eles nas trilhas...

    André Peixoto
    (...)
    Será que ampliando essa parte ai de baixo do porta malas, não vamos perder ângulo de saída? Um Niveiro argentino colocou um cilindo de GNV alí. Eu queria mesmo era aproveitar as 2 laterais trazeiras do porta malas para guardar ferramentas. Para isso, Mais uma vez entra a historia da substituição do acabamento lateral trazeiro em fibra no lugar dos frágeis plásticos (sempre empenados). Com a fibra deve ser possivel colocar uma especie de portinha para ter acesso a esse "esconderijo".
    (...)
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
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  • #2
    Já respondendo...

    Se analisar todos os espaços perdidos hoje existentes no niva, daria para modificar todo o interior dele.

    Quem já tirou as laterais percebeu que há um espaço enorme entre a caixa de roda e o banco, e no porta-malas, nas duas laterais próximo as lanternas também tem outro espaço morto enorme.

    Uma modificação simples seria fazer as laterais em fibra mas que ficasse mais próximo a caixa de roda, seria só o nosso amigo Luciano modificar o molde, e no lugar do rebaixo para o alto-falante original fazer uma "caixinha, para colocar parte das tranqueiras...

    André, o ângulo de saída do Niva, no meu caso que tem engate para reboque, é dado pelo plano que sai das rodas o primeiro ponto que toca no chão, no caso o engate, como no Niva o balanço traseiro ( distância entre a roda e a ponta do reboque) é curta o ângulo de saída é bastante grande, então ainda rebaixasse bastante o fundo do porta-malas não teria problemas de raspar no chão, mas acho que o rebaixamento deve estar limitado a borda inferior da carroceira ou um pouco mais...senão vai ficar feio...
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  • #3
    Usuário Avatar de Cavalcante
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    Já vi um com o porta-malas rebaixado e um cilindro de gás, se não me engano de 13 m³, instalado no rebaixo. O cilindro ficou com exatamente a metade de seu diâmetro acima do nível original do porta-malas. Realmente é uma idéia boa, mas o duro é o que fazer com o silenciador do escapamento.

  • #4
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    Olhem a página abaixo, que tem fotos de uma alteração para instalação de um cilindro para GNV. Comprei um Niva a pouco e vou instalar um kit GNV. Achei uma boa idéia aproveitar o espaço, mas não pode ser muito rebaixado para não ficar feio. E tem que se achar uma solução para o escapamento. Alguma idéia?

    http://www.natal4x4.hpg.ig.com.br/gnv.htm
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ampliando o porta-malas do niva-gnv06_377.jpg  

  • #5
    Acho que a solução é a de modificar o escapamento de tal maneira que saia à frente da roda traseira esquerda.Vide site do parque4x4.
    Abraços
    [ ] s
    Peter

  • #6
    Complementand0
    "Olhando o carro de frente"
    [ ] s
    Peter

  • #7
    A idéia é mais ou menos esta mesmo, no meu caso, como uso o niva esporadicamente, não vale a pena colocar o gás (até mesmo porque em brasília/gyn não tem gás), mas eu tinha imaginado em fazer mais "quadrado", ganhando mais algum volume no porta-malas...

    Ah, faria um ou dois furos vedados com borracha para poder drenar a água de lavagem, infiltração, e etc, etc...
    Ex Niva 91 Papai Smurf/ F100 302V8 78 Japiraca/ Veraneio 79 Zero-Um
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  • #8
    Peter, eu acho que o único problema que teríamos ao adaptar um escapamento na lateral trazeira-esquerda - a frente da roda) sería o monóxido de carbono que vai chegar mais perto do nosso nariz.

    Christian, eu achei uma excelente idéia a de aproveitar o espaço nas laterais (proximo às lanternas).
    Mas precisamos ver quantas latinhas o Luciano vai cobrar.
    Coincidentemente, ontem eu havia limpado toda a sujeira e graxa que estava nesses compartimentos e passado o Ferrox. Hoje de manhã passei o bate-pedra e 2 horas depois tava tudo limpinho - uma beleza. Mas acho mesmo que vamos precisar de uma especie de " cofre" em fibra, pois vai acabar entrando sujeira vindo do fundo do carro... LUCIANO, SE MANIFESTA AI!

  • #9
    Christian e galera, veja essa foto que peguei num site russo. É mais ou menos por ai que poderíamos aproveitar o espaço próximo às lanternas.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ampliando o porta-malas do niva-niva_green_252008_160.jpg  

  • #10
    André, a idéia é esta mesmo, mas sempre tentando aproveitar o espaço perdido entre a lataria e a lateral de fibra, na foto GNV_06 dá para perceber o espaço extra que há atrás da lateral. No Escort há uma caixa plástica retangular de +/- 25x15x7 que por muito pouco não cabe o cd de mala sem ocupar nenhum espaço dentro do porta-malas (além de ficar mais protegido dos amigos do alheio e das sacoladas na saida do mercado...)

    Quanto a posição do escape, preciso dar uma estudada onde seria posicionado o 2o. abafador (aquele que hoje fica no nosso "espaço perdido". Também não concordo que ele fique a frente da roda traseira, pois além de jogar fumaça dentro do carro (pretendo colocar a janela corrediça) vai aumentar o barulho. A minha intensão é que o abafador fique logo após o 1o abafador e que somente o cano contorne a caixa para continuar a sair pela traseira.
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  • #11
    Seguem as fotos do escape nas posições originais, talvez o primeiro tenha que ir mais para frente para liberar espaço para o segundo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ampliando o porta-malas do niva-niva04_143.jpg   Ampliando o porta-malas do niva-img_0449_153.jpg  
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  • #12
    André e Christian
    Também não concordo que ele fique a frente da roda traseira, pois além de jogar fumaça dentro do carro (pretendo colocar a janela corrediça) vai aumentar o barulho.
    Eu também não estou de acôrdo,além do que voces já mencionaram,o CO2 é jogado em cima dos transeuntes também,pois o escapamento ficaria na direção deles.
    Como existe êsta adaptação no site do natal4x4,não seria o caso de contacta-lo,pois no material do site não achei nada sobre a solução adotada por ele.
    Abraços
    [ ] s
    Peter

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