Postado originalmente por
Girti
Acho que eu me expressei mal! São pneus de perfil relativamente baixo, em comparação aos /80. Mas, colocados ao lado de um pneu nas medidas originais do Niva, têm a mesma altura, ou até mais. Esclarecendo: como você, tenho certeza, já sabe, de forma simplificada (sei que não estou sendo exato em minha explicação, vide explicação mais detalhada abaixo), o número após a barra ( / ) representa a altura lateral do pneu e é uma porcentagem da primeira medida informada. Assim sendo,:
Pneu 175/80 R16 (original Niva) : 175 x 0,80 = 140,00
Pneu 195/75 R16: 195 x 0,75 = 146,25 (mais alto que o original)
Pneu 205/70 R16: 205 x 0,70 = 143,50 (mais alto que o original)
Retirado do site da Goodyear:
No costado, existem vários códigos e inscrições, que na realidade, são os dados daquele produto, assim como se fosse uma carteira de identidade. Vamos conferir?
175/70R13 82T ou 5.60-15
Isto é a medida, tipo de construção, índice de carga e velocidade do pneu. Trocando em miúdos:
175 ou 5.60 - indica a largura nominal da secção do pneu, em mílimetros ou Polegadas (respectivamente).
70 - indica a série do pneu. Série é o perfil do pneu, isto é, a relação percentual entre a altura e a largura da secção do pneu.
Ou seja:
Neste caso, a série (altura) corresponde a 70% da largura (175mm). Quanto menor for esse número (60, 50,45), mas baixo será o perfil do pneu e ele terá uma aparência mais larga.
R - indica que o pneu é de construção radial. Quando não existe a letra, significa que o pneu é de construção diagonal (convencional - veja por exemplo a medida 5.60-15)
13 ou 15 - indica o diâmetro em polegadas do aro em que o pneu é montado.