Postado originalmente por
DieselPower
Após muita enrolação, venho relatar como foi o concerto de meu AC.
Como não encontrei nenhuma pessoa credenciada para tal “selviço” em minha cidade, me desloquei até uma cidade vizinha em uma oficina que só trabalha com AC.
Chegando lá, o funcionário já olhou e mandou:
“Deve ter rachado embaixo do filtro.”
Segundo ele, é muito comum isto acontecer em Frontier e Xterra, pois o suporte é fraco e mal posicionado, e a vibração do Sprint se encarrega de quebrar a saída do radiador.
A picape deu entrada na oficina às 9h, porém a desmontagem só começou às 14h.
Foram 2h para conseguirem desmontar o farol do lado direito, suporte da fechadura do capot, para-choques lado direito e o suporte do radiador de água. Não foi necessário retirar o radiador (água), apenas afastá-lo.
Com a desmontagem destas peças, foi possível retirar o radiador do AC para realizar a solda.
O funcionário que fez a solda, parecia ter muita habilidade. Ele utilizou um cano de maior espessura para fazer o “joelho” (90º), para que ficasse mais resistente e não voltasse a quebrar com a vibração.
Ao virar o radiador, percebemos que havia água no interior. Com isso, o pessoal colocou gás em uma das pontas e deixou a outra livre, para limpá-lo (1 ou 2 min de torneira aberta).
Em seguida, o radiador e as demais peças foram re-montados, um aparelho foi instalado para gerar vácuo no sistema (aprox. 20 min). Depois foi a vez de uns 30 ml de óleo, e por último o gás.
Tudo devidamente montado, e a “cabine” voltou a ser um freezer!
Despesas:
Solda no alumínio – R$ 40,00
Carga de Gás – R$ 130,00
Gás para limpeza – R$ 50,00
Óleo – R$ 10,00
Mão-de-Obra – R$ 40,00
TOTAL: R$ 270,00