A turbina da minha Frontier "fundiu", acredito que quebrou o eixo, pois ficou solta dentro do caracol, pois bem, mandei consertar, foi trocado todo o "miolo" aproveitando-se a carcaça, quando fui testar e a principio ela estava funcionando normal, mas quando dei uma puxada para 4,5 mil giros ela derrepente perdeu força, tirei o pé e chamei novamente, ela respondeu, mas logo perdeu força novamente caindo o giro para 3 mil RPM, tentei novamente e ela nao repetiu este problema, mais adiante ela começou um ruido diferente, levei de volta na oficina que fez o reparo e foi constatado que a turbina estava com uma folga.
Alguém ja passou por isso? sabe o que pode estar causando este defeito?
Eu não sou fã de recondicionar turbina, ainda mais nos motores modernos de hoje que baixaram as cilindradas e exploram as turbinas ao limite. Até recondicionaria em motores mais antigos, que giravam em 2000, 2500 RPMs. Tive uma Frontier 2012 e vendi com 100.000km mas não tive problemas com a turbina.
HILUX SRX 2022 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R
A turbina da minha Frontier "fundiu", acredito que quebrou o eixo, pois ficou solta dentro do caracol, pois bem, mandei consertar, foi trocado todo o "miolo" aproveitando-se a carcaça, quando fui testar e a principio ela estava funcionando normal, mas quando dei uma puxada para 4,5 mil giros ela derrepente perdeu força, tirei o pé e chamei novamente, ela respondeu, mas logo perdeu força novamente caindo o giro para 3 mil RPM, tentei novamente e ela nao repetiu este problema, mais adiante ela começou um ruido diferente, levei de volta na oficina que fez o reparo e foi constatado que a turbina estava com uma folga.
Alguém ja passou por isso? sabe o que pode estar causando este defeito?
Att. Luciano Cabral
Se o serviço foi feito com miolo original e a carcaça tiver boa, não terá problemas. Verifique a pressão da bomba de óleo, as vezes achamos que a turbina não presta e na verdade e a bomba que já não tá dando pressão suficiente pra manter a lubrificação do rotor.
Boa tarde. Como resolveu o seu problema?
Pergunto pois estou com o mesmo problema. Troquei o conjunto rotativo por 3 vezes, uma bomba de oleo, uma moduladora da turbina, um sensor de pressão do turbo, todas as mangueiras de vácuo e ainda sim o problema se repete.
Descobri que a turbina estava subindo a uma pressão acima do que o sensor de pressão consegue ler. Acho que resolvi o problema ajustando um pouco a wastgate, vou trocar o conjunto mais uma vez.
Pergunto pois estou com o mesmo problema. Troquei o conjunto rotativo por 3 vezes, uma bomba de oleo, uma moduladora da turbina, um sensor de pressão do turbo, todas as mangueiras de vácuo e ainda sim o problema se repete.
Descobri que a turbina estava subindo a uma pressão acima do que o sensor de pressão consegue ler. Acho que resolvi o problema ajustando um pouco a wastgate, vou trocar o conjunto mais uma vez.
Trocar de turbina 3 vezes é algo preocupante. Já peguei Frontier com história parecida em minha oficina e SEMPRE é problema de pressão de óleo no motor, pessoal troca turbina sem verificar isso, ai a turbina nova que entra no lugar vai sofrer de falta de lubrificação adequada e ter sua vida útil muito reduzida. Já teve caso de clientes antes de me procurar, estava trocando turbina de 3 em 3 meses praticamente.
Faça um teste de pressão de óleo bem feito nesse motor, com esse histórico é muito provável que sua pressão de óleo está baixa. Não se troca de turbina ou conjunto rotativo tantas vezes assim.