Postado originalmente por
enricof18
Pessoal, boa tarde. Desde que criei esse tópico sobre o DPF, muitos colegas tem entrado em contato comigo via email me pedindo ajuda sobre o que eu faço pra salvar as Frontier com problema crônico de acendimento da luz do DPF e consequente perda de potência. Bom, para todos os que precisarem futuramente, gostaria de deixar algumas coisas claras:
1) Eu não falo o que e faço de cara, nem se me pagarem! O DPF é muito simples e fácil de manter. Digo com conhecimento de causa, que Frontiers com problema crônico de acendimento da luz do DPF, em mais de 90% dos casos, a culpa não é do DPF, é motor com problema, filtros sujos, tanque sujo, etc. Não falo o que eu faço de cara pois esse procedimento é aplicado APENAS quando o DPF deve realmente ser substituído. Então eu preciso saber de todos os principais dados de injeção e como o problema acontece para julgar a necessidade de troca do DPF, então, apenas assim, eu digo o que eu faço. Eu sou mecânico do tipo investigativo, não saio trocando peças atoa e nem fazendo procedimentos desnecessários. Vou na raiz do problema. Estou ajudando um colega aqui do Fórum e ele pode dizer isso a meu respeito.
2) Se não puderem trazer a Frontier até mim, preciso que encontrem um mecânico que tenha um scanner capaz de ler os dados de injeção da Frontier, no caso a versão com DPF usa injeção DENSO 3. Sem isso não posso ajudar.
3) Quando forem mandar email pra mim, digam absolutamente tudo o que já passaram com ela e o que já fizeram para tentar resolver o problema. Além de responderem o questionamento abaixo:
- Sua Frontier pega bem de manhã, com o motor frio? E com o motor quente?
- Tem baixado o óleo? Ou tem ficado com o nível de óleo muito alto, ou ainda subindo sozinha o nível de óleo do motor?
- Tem baixado fluido de arrefecimento do reservatório do radiador?
- Apresenta algum tipo de fumaça pelo escapamento?
- Como ela anda? Com força? Apresenta algum tipo de falhamento?
- Esta com a luz de injeção acesa no painel?
No mais, estamos a disposição para ajudar a todos!
Um abraço!