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Convex Datacenter
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    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    É o que comentei sobre estratégia financeira. Se for olhar com atenção o artigo original em inglês, vai perceber que não tem prejuízo nenhum no que ela está fazendo, o segredo está na quantidade produzida e na formulação dos preços com base na aplicação dos impostos, e onde esse preço é reduzido, na concessionária, não na fábrica. Aí está a jogada.
    A própria reportagem cita que: "os EUA está enfrentando uma crise no mercado automotivo. Prova disso é que várias marcas estão com estoques gigantescos de seus carros, o que tem forçado a medidas drásticas."
    Não é só a Nissan que está com estoque alto. Aí pergunto, se o mercado está encolhendo, então porque estão aumentando a produção? Perceba a jogada.
    Mas, por outro lado, se formos mais atentos à reportagem, percebemos que ela informa que a Nissan teve: "alta de 8,5% nas vendas nos EUA em relação ao três meses de 2023, além de aumento de 22,2% no fechamento comparando 2022 com 2023. E com tudo isso, a Nissan teve lucro recorde, e ainda cita que "No Brasil, a marca também vem em franco crescimento".
    Ou seja, as vendas aumentaram, o mercado encolheu e os lucros subiram... bem vindo ao meu mundo financeiro Outra estratégia dessa redução é que "A ideia é focada especialmente no Kicks, que precisa ter o estoque queimado antes da chegada da nova geração, já apresentada por lá".
    Se iam lançar um novo modelo, então porque aumentaram as vendas? O normal é ir reduzindo estoque antes do lançamento, não é?Na verdade eles não estão queimando os carros, mas as peças de estoque de produção para chegada do novo modelo, indiretamente, comercializando peças.
    A própria reportagem original da Automotive News mostra que as concessionárias participam de um plano de financiamento da marca, ou seja, a Nissan não está vendendo mais barato, o valor faturado é o mesmo, perceba que as concessionárias que estão autorizadas a vender 10 a 15% abaixo da tabela. É uma jogada financeira onde ela se aproveita também da redução de impostos, que lá é calculado diferente daqui, e do financiamento.
    Por exemplo, se a Nissan aqui tiver um custo de 100 e vender por 100, ela ainda tem lucro com isso quando a venda é financiada. Ou porque será que quando você financia os descontos são maiores?
    E há ainda a compensação fiscal pela venda, supostamente, sem lucro. Mas, ainda assim, elas vendem com lucro aqui.

    Basta lembrar que a Ford ficou muitos anos aqui alegando um "suposto prejuízo", falsamente criado por ela para obtenção de benefícios fiscais e econômicos. Muitas empresas fazem isso aqui até hoje. O problema da Ford foi que ela se tornou mais gananciosa e quis vender aqui sem produzir nada, trazendo até produtos de mercados como Uruguai, Índia e China, por exemplo, isso se tornou ainda mais lucrativo. Veja o Territory, por exemplo, nunca foi Ford na verdade, uma enganação, era 100% chinês com a marca licenciada e vendido aqui como "premium" da marca, até o mercado mundial rejeitar o carro (aqui apesar de não vender quase nada o brasileiro ainda achava um carro "top" ), obrigando ela a participar e rever o projeto e fazer um "meia boca" melhorado, que aqui manteve até o nome para não queimar ainda mais a marca que já sofre de forte desconfiança do mercado, mas em muitos mercados lá fora trocaram até o nome.

    Por coincidência é sobre isso que até comentei no meu post anterior, não tem nada de surreal, há um universo de opções financeiras onde o produto em si nem passa a ser o foco, mas a capitalização, os benefícios fiscais, as aplicações e cambialidade das moedas, a jogada com impostos, e o próprio uso das revendas como instrumentos de operacionalização financeira. Por isso o lucro cresce mesma baixando os preços, como neste caso. O leigo acaba não entendendo isso e achando estranho e confuso.
    Nem precisava buscar uma reportagem americana para entender isso, basta ver aqui, a Frontier e outros modelos da Nissan sendo vendidos abaixo da tabela, assim como estão fazendo outras marcas, e curiosamente, a Nissan aqui também bateu recorde de lucro e está até anunciando investimentos e ampliando a linha de produtos... isso não é curioso???

    Bem, vou almoçar e depois voltar a fechar as análises. Até amanhã devo terminar tudo.

  • #8534
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    Perfeita a análise do amigo Bigsd.

    Só quero complementar uma coisa. Enquanto a Nissan e outros fabricantes nos EUA realizam ações contábeis e estratégicas comerciais, a Ford, que você citou como exemplo de estratégia de obtenção de lucros indiretos, é uma história bem diferente. Inclusive isso foi assunto de um amplo debate no nosso grupo de whatsapp, e esse é o problema do whatsapp, mais uma excelente discussão que acaba restrita e perdida no tempo, e não presente na internet para que todos possam consultar.

    Enquanto essa ação da Nissan é algo bem comum lá nas terras de juros baixos e controlados (a Nike também fez isso há algumas semanas), aqui sim a situação é realmente "surreal".
    Empresas aqui se aproveitam de lobbies, de leis um tanto questionáveis, de vantagens de toda espécie e da ignorância geral para agir em vantagens exclusivas de seus próprios interesses econômicos. Basta fazer uma simples pesquisa do porque a Audi foi embora do Brasil depois de estabelecer um parque industrial nas instalações da Volkswagen. Isso não é segredo porque a própria administração da Audi assumiu ter ido embora por não ter sido beneficiada com um incentivo fiscal, na época prometida, se não me engano pela então "presidenta". Sem benefícios, sem fábrica, simples assim. Só pesquisar na internet.

    A Ford foi a mesma situação, mantinha carros no Brasil com 20 anos de projeto (ela parece gostar desse número), sem lançar nada realmente novo, porque o seu objetivo, como bem comentou o Bigsd, não era o produto, mas as vantagens advindas da sua operação.
    Apesar de poucos comentarem isso e de parte da imprensa se calar, a aquisição da Troller teve como único objetivo a obtenção de mais vantagens fiscais, nada a ver com a tal propalada mentira do querer investir numa "promissora empresa nacional".

    Para não dizerem que inventamos mentiras aqui (isso é com outro departamento), cito estas duas matérias de fontes confiáveis que abordam bem o assunto (existem outras):

    Troller, o fim de um sonho de incentivos fiscais no Nordeste | Empresas | Valor Economico

    Entenda o caso Ford | Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região

    Só para entender:

    "...com apoio do então senador Antonio Carlos Magalhães (PFL/DEM), ex-governador da Bahia, (a Ford) conseguiu reabrir o regime automotivo por meio da aprovação da Lei 9.826, de 23 de agosto de 1999, que deu à empresa prazo de três anos e meio para começar a produzir e usufruir dos benefícios tributários. A lei garantiu desconto de 35% no IPI para os carros montados na região até o fim de 2010. Além disso a Ford ganhou abatimento de 65% do ICMS até 2013 e o BNDES concedeu financiamento de R$ 1,3 bilhão.

    Inicialmente, os incentivos negociados somavam R$ 700 milhões por ano -- mas o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), considerou a cifra exagerada e baixou para R$ 180 milhões/ano, segundo noticiou a imprensa na época.

    Mas a Ford não desistiu de abocanhar mais incentivos e, durante 2006, articulou outro plano para ampliar os ganhos. Em 2 de janeiro de 2007 a empresa anunciou a compra da pequena fábrica cearense da Troller, mas não sem que, poucos dias antes, em 28 de dezembro de 2006, o governo tivesse aprovado a Lei 11.434, que no seu Artigo 8º prevê a transferência de incentivos fiscais a compradores das empresas adquiridas.

    Assim a Ford herdou da Troller os benefícios da Lei 9.440, de 1997, com corte ainda maior no IPI para toda sua produção no Nordeste, equivalente a duas vezes o valor das contribuições devidas de PIS e Cofins.

    No fim de 2009, em outra manobra política, com a promessa de investir R$ 4,5 bilhões em suas operações brasileiras, a Ford conseguiu prorrogar por mais cinco anos os incentivos fiscais que recebe na Bahia, depois de intensas articulações do governador baiano Jaques Wagner (PT) junto ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aprovou a extensão em escala decrescente."

    Acho que isso aqui eu nem vou precisar desenhar...
    É, meus amigos... é uma vergonha, uma grande vergonha. É por isso que quando eu digo que essa marca deveria ser esquecida pelo brasileiro, alguns acham exageros. Você vende sucata apenas para obter dinheiro público, compra empresa para ampliar essa vantagem, tira o que pode, e depois fecha as suas fábricas, promete que vai vender a "promissora empresa nacional", mas fecha também (mesmo tendo interessados na compra), deixa desemprego, caos econômico, concessionárias falindo, consumidores com carros defeituosos sem solução e sem peças, traz carrinhos chineses e uruguaios para o Brasil, e ainda tem a admiração de um público consumidor aqui???? Nem vou dizer o que eu penso disso (é pesado), mas deveria.

    Entendo, Bigsd, que o seu objetivo foi mostrar como é possível ganhar dinheiro com manobras diversas, mas no caso da Nissan, a manobra foi estratégica comercial, e a que você citou como exemplo foi um exemplo lamentável de manobra de exploração pública.
    Importante deixar isso bem claro para que a Nissan não seja comparada a esse tipo de coisa e colocada no mesmo saco.

    Vou agora acrescentar um exemplo de uma empresa, que conheci um dia... inclusive do setor de autopeças, que comprava componentes nos estado unidos que valiam 1 dólar, mas ela pagava 5 dólares, e vendia aqui por 4,90 dólares. Com a demonstração de prejuízos, ela obtinha uma série de benefícios aqui... e quem ficava com o lucro alto limpinho (nosso dinheiro) sem fazer força???
    Essa se precisar desenhar, eu desenho

    Por isso tenho tanta decepção de coisas que acontecem aqui. O povo é... sei lá o que... Por isso valorizo uma Nissan que aposta aqui, desenvolve mercado, compartilha tecnologia industrial, investe aqui, e produz carros aqui que são exportados para o mundo. Tenho orgulho de comprar uma Frontier porque sei que é um caminho de duas vias, compramos e vendemos (Brasil). Não há esperteza só de querer vender aqui e explorar o nosso mercado.

    Espero ter esclarecido melhor esse ponto que só reforça (mais uma vez como sempre) tudo o que sempre dizemos aqui. Foi uma ótima oportunidade para isso

  • #8535
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    Citação Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Eu, honestamente, ganho bem mais do que é a média de mercado. Posso dizer que ganho uns 40% a mais do que os melhores salários dos melhores gerentes financeiros das melhores empresas do Brasil, mas somos muito cobrados, muito mesmo, aqui você tem que pensar, assessorar, e fazer previsões difíceis.
    Eu não me importo, porque além de ser bem pago para o que eu faço, porque sou um profissional diferenciado , sou muito bem tratado aqui. Tenho todo o suporte que preciso, contrato quem eu quero, faço todos os cursos e participo de todas as palestras que quero, e a nossa vida pessoal é muito respeitada, tiramos muito mais dias de férias do que o previsto em lei, e o nosso diretor nos cobra por essa vida equilibrada.
    Como é bom termos indústrias aqui...
    E o pessoal comprando de oportunistas que não fabricam nada aqui, que nem fábricas tem. Vão lá encher os bolsos dos chineses também... depois que ficarem sem emprego e trabalhando por migalhas, como muitos exemplos mundiais que temos, vai lá e compra uma Brasília 1.600.... "inteirinha"...
    Com opções de Toyota, General Motors, Volkswagen, etc... todas fabricando aqui, vão lá dar empregos lá fora. Brasileiro precisa voltar para a escola.

  • #8536
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    Isso é um tópico de conteúdo!!!
    Aqui tem de tudo, tecnologia, áudio hi-fi, estudo de mercado, economia, finanças, fiscal, etc. Esse pessoal é fera.
    Sério mesmo, foi uma aula de verdade. Estão todos de parabéns
    Tinham coisas da história da fábrica "foragida" que eu não sabia. Se eu já não gostava dela, muito menos agora. Nem ferramentas que ela lançou com a marca dela (chinesas aliás) eu compro mais.
    Este é sem sombra de dúvida o melhor tópico do fórum, nada de tabelinhas de vendas, de descobrir que a caminhonete carrega o que tem que carregar, de inventar recursos cômicos. Aqui só postagens de alto nível
    O mais interessante é que boa parte do que se escreve aqui vale praticamente para todo o mercado.
    Essas explicações que vocês colocaram aí acima foram muito interessantes, e ajudam a compreender notícias que jogam por aí sem sequer traduzi-las ou interpretá-las corretamente, seja por sensacionalismo ou por pura incompetência dessa nossa imprensa.

  • #8537
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  • #8538
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    Vou continuar participando desse seleto grupo e agradeço o apoio e a compreensão dos colegas. Honestamente eu já estava me cansando. Mas vou continuar falando o que tem que falar, e só a verdade, não vou contar mentiras como muitos gostam de fazer.
    E se um dia eu me equivocar e disser algo errado, volto aqui como homem para pedir desculpas e me retratar, não vou fugir do erro como moleque.

    Excelente o Sérgio ter trazido esse tema para cá, e ter tomado o cuidado de dizer que esse fato ocorreu nos EUA. Isso deu a oportunidade de esclarecer a situação antes que algum cérebro de jaca publicasse isso só para causar provocação em algum outro tópico, quando como colocaram uma reportagem criticando a Frontier americana sem se tocar que não tinha nada a ver com a nossa. Até o site que publicou corrigiu o erro, mas moleque não se retrata e nem se desculpa.
    Um detalhe que ninguém comentou ainda, lá eles deram um desconto de 10%, alguns fabricantes deram até mais. Mas, aqui não podemos esquecer que, pelo menos até na semana passada a Frontier, a melhor caminhonete do Brasil, estava com 22% de desconto, e dando lucro...
    S10 também estava com preço lá embaixo, e a nova manteve o preço da antiga e está com bons descontos. Parece que o que todo mundo dizia era verdade, os preços de caminhonetes aqui estavam fora da realidade.
    Aliás, ficou interessante esse motor da S10. Mesmo sendo outro motor antigo, conseguiram deixar ele com apenas 8 ou 9 kilos de torque a menos que as que usam "motorzões gastões", e ainda mais econômica. Finalmente alguém mesmo usando tecnologia antiga sabe melhorar um motor e não estragá-lo mais ainda. Legal essa S10. Tinha boa arrancada, vamos ver se agora para de perder a força em subidas e carregada, porque agora o pessoal está começando a se animar com caminhonete que não perde força carregada, coisa que a Frontier já faz desde 2017 aqui e todo mundo já comentava isso

    É a vantagem de um motor biturbo com todo torque em baixa rotação, com apenas 1.500 rpm Frontier já tem toda força disponível.
    Pode colocar uma tonelada e meia na Frontier que ela nem sente, não pede marchas e nem consome um litro de diesel a cada 5 km ou estoura o motor logo por causa disso. Isso que o pessoal nunca entendeu. Todas as outras só conseguem torque máximo com rotações mais elevadas, por isso a sensação de falta de força e a ciranda maluca que elas fazem de trocas de marchas. Alias, explicaram isso aqui umas mil vezes, mas parece que finalmente estão entendendo. Explicado porque a Nissan desenvolveu um novo motor para a Frontier, e não ficou naquela de remendar motor velho. Motor pequeno, biturbo, forte e econômico, e também muito resistente como estamos vendo.
    Nissan continua comandando o show com essa Frontier.

  • #8539
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    E todo mundo dizia que essa caminhonete não ia vingar
    Felizes os 100.000 motoristas desta caminhonete.

  • #8540
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    Finalmente relatório finalizado, entregue e apresentado na reunião, e 100% aprovado
    Estou de volta rapaziada

    E para não dizerem que não colaborei com nada hoje, segue um desabafo dramático de um ex-dono de Frontier. Cuidado, cenas fortes de arrependimento e terror...

    Edilson Junior | Bom dia, palavras do gordinho 👍🏻
    @mercosultoyota | Instagram

  • #8541
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    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Perfeita a análise do amigo Bigsd.

    Só quero complementar uma coisa. Enquanto a Nissan e outros fabricantes nos EUA realizam ações contábeis e estratégicas comerciais, a Ford, que você citou como exemplo de estratégia de obtenção de lucros indiretos, é uma história bem diferente.
    Obrigado, meu amigo, mas a sua abordagem é a que merece os mais importantes elogios
    Você foi mais uma vez preciso nas suas colocações.
    Sim, não dá para comparar, são duas situações diferentes e você mostrou isso muito bem. Eu fiz um paralelo básico, apenas para incluir situações ilustrativas, mas você está correto, são histórias muito diferentes.

  • #8542
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    Isso é um tópico de conteúdo!!!
    Aqui tem de tudo, tecnologia, áudio hi-fi, estudo de mercado, economia, finanças, fiscal, etc. Esse pessoal é fera.
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    Essas explicações que vocês colocaram aí acima foram muito interessantes, e ajudam a compreender notícias que jogam por aí sem sequer traduzi-las ou interpretá-las corretamente, seja por sensacionalismo ou por pura incompetência dessa nossa imprensa.


    Pessoal da igrejinha e do marketing da Nissan é forte, tá pensando o que?

  • #8543
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    agora o pessoal está começando a se animar com caminhonete que não perde força carregada, coisa que a Frontier já faz desde 2017 aqui e todo mundo já comentava isso

    É a vantagem de um motor biturbo com todo torque em baixa rotação, com apenas 1.500 rpm Frontier já tem toda força disponível.
    Pode colocar uma tonelada e meia na Frontier que ela nem sente...
    Isso... o mundo dá voltas e acaba chegando onde tem que chegar. Lembro que muita gente falava que o motor da Frontier era o mais fraco, mas era a única que não perdia fôlego com peso ou com subidas. Enquanto as outras arrancavam rápido vazias e ficavam lá atrás sem fôlego carregadas, a Frontier sempre teve essa fama de poder colocar peso à vontade e ela nem saber o que era isso, andava do mesmo jeito, sem pedir marchas, sem sentir o peso e com muita economia. Estão chegando mais perto... falta muito ainda, mas aos poucos estão evoluindo, mesmo que para isso tenham que colocar um motor exagerado

    Então, a S10 deu um outro fôlego no motor. Ela tinha essa coisa de arrancar rápido mas de não aguentar peso, e ficar pedindo marcha e com a rotação lá em cima, mas ainda me parece que esse torque só chega aos 1.600 rpm. A Frontier continua tendo o giro mais baixo para ter todo o torque disponível, a S10 a vantagem de mais torque. Vamos ver se isso se traduz em mais desempenho mesmo. Mas a Chevrolet surpreendeu mesmo. Não precisou apelar para um V qualquer coisa. Como a Frontier, ela consegue ter bom desempenho com o 4 cilindros, coisa que tem quem não está conseguindo, vide a Titano, e outra que veio com motor 2.2 que é um desespero também. Dá pra ver que de tecnologia só tem propaganda mesmo.
    Mas, tenho certeza que a nova Frontier que vem aí vai vir com outro ajuste. Esse motor tem muita folga para crescer, é muito moderno.

  • #8544
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