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Convex Datacenter
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    Grande Edu! Que boa surpresa!
    Você disse que até o final da semana aparecia, mas eu imaginei que seria lá pra sexta-feira, ou que nem aparecesse depois de tantas promessas
    Bom te ver por aqui. Você até me animou para fazer uma chamada geral lá nos grupos de whatsapp. Já deu tempo do pessoal descansar das férias

    Como sempre, mais uma excelente postagem, coerente, argumentada, inteligente e na real, sem floreios.
    Eu concordo com tudo o que você comentou (como posso duvidar? )
    Como eu já sei o conteúdo de um dos artigos que vem por aí, eu fico só ansioso na torcida

    Realmente já tem filas de espera para Frontier usada em bom estado, isso pelo menos aqui em SP.
    O meu amigo que comentei pegou uma Attack 2021. Ele me disse que foi difícil achar uma com todas as revisões feitas em concessionárias, manual carimbado, bem conservada, e olha que ele procurou muito. Ele pagou um pouco mais caro que a FIPE, em torno de 6%, mas disse que valia a pena porque está muito bem cuidada e ganhou a documentação.
    Olha que interessante, ele me disse que justamente queria uma deste ano por conta de pegar uma ainda na garantia, já que se tivesse algum problema escondido ele ainda estaria coberto pela garantia. Bem isso o que comentamos, a depreciação da Frontier que já é hoje a menor do mercado vai diminuir ainda mais por conta de você poder pegar uma Frontier com 5 ou quase 6 anos ainda na garantia. Ele pagou mais por isso.
    Agora, curiosamente, ele disse que depois de ter comprado e pago 6% a mais que a tabela FIPE, logo depois ele olhou na tabela e o ágio diminuiu para 2%, teve uma leve valorização. Olha que interessante.
    Ele está apaixonado pela Frontier. Me disse que ela é melhor do que o que ele tinha achado a primeira vez que conheceu e dirigiu.
    Falei pra ele do fórum, mas ele não curte muito isso.

    Fiquei contente que ele tenha gostado, pois eu recomendei muito. Mas ele me disse que a decisão dele pesou muito os comentários de amigos que mexem com carro, mecânicos, vendedores e sei mais lá o que. Ele disse que só ouviu elogios e então decidiu por ela.

    Isso aí amigo, espero te ver mais aqui. abraços

  • #7298
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    Vale lembrar que a Nissan vive o seu melhor momento no Brasil, mesmo com outras marcas em queda.
    Agora em dezembro o Sentra ganhou o título de melhor sedã do Brasil em 2023" pelo UOL, de um juri formado por 25 jornalistas especializados do setor automobilístico. Recentemente ele ainda havia ganhado o prêmio da revista Autoesporte como a "Melhor Compra do segmento de Sedãs" e ainda venceu a categoria "Melhor Automóvel Médio de Passeio" do prêmio L´Auto Preferita.
    Mas claro que ele não é o mais vendido...

  • #7299
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    Alguém tem problema de vibração na direção da Frontier? Vi alguém comentando isso e nunca ouvi falar disso antes. Nenhuma minha teve, ninguém que conheço teve... acho que alguém não andou fazendo o balanceamento das rodas ou sei lá o que

  • #7300
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    Eu acho que o resultado da Frontier é bom. Fechou o ano com 8.387 unidades vendidas.
    A geração anterior vendeu em 2016 apenas 3.605 unidades, e a primeira dessa geração mexicana em 2017 vendeu 4.057 unidades.
    Ela vem se mantendo na casa das 8.000 unidades com exceção de 2021 quando vendeu quase 12.000 unidades.
    É mais do que o dobro do que vendia a geração anterior. Me parece um número bom para um modelo de nicho.
    Eu acho que o público da Frontier é pequeno, como é o da L200 e hoje o da Amarok. Como foi dito aqui, qualquer produto tem o modelo de venda em massa e os modelos mais segmentados para públicos específicos.

    Excelente reflexão do Edumar. Gosto muito de ler os seus comentários.
    Também acho que o mercado vai se manter como está com pequenas variações, e com a entrada de modelos da Fiat, Peugeot, e outros chineses podem haver mudanças.
    Olhem a Rampage como já cresceu rápido e deixou Ranger, Frontier, L200 e outras para trás. Esse é um mercado muito ativo.

  • #7301

  • #7302
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    Bom dia, meus queridos amigos!!!
    Eu estava com saudades de nossas boas conversas, e vejo que o pessoal aproveitou mesmo as férias.

    Eu dei uma lida rápida nos temas aqui tratados e vou retornar mais tranquilo para reiniciarmos as nossas interações sobre o que foi conversado neste período que fiquei "ligeiramente" afastado... kkkkkk.......

    Mas esse ano foi mesmo bem interessante para a Nissan, crescendo no posicionamento geral, com bons resultados de vendas, aplicando novidades em seus modelos, garantia de 6 anos na Frontier, prêmios diversos, investimentos, novo modelo nacional, fábrica de motores vindo aí, etc... é muito bom ver uma indústria crescendo industrialmente e comercialmente, investindo no Brasil, gerando empregos, compartilhando tecnologia, movimentando a indústria nacional e apostando no Brasil. Uma pena que alguns consumidores não consigam enxergar isso, e como foi dito de forma muito adequada, acabam dando um tiro no próprio pé.

    O Edu foi bem certeiro em seus comentários, e acredito que essa visão empresarial que compartilhamos nos ajude a enxergar uma realidade que poucos conseguem ver. Eu sei que a Frontier não é feita no Brasil, mas o fabricante produz um modelo aqui (em breve 3) que também exporta para fora (o Kicks está virando um sucesso em todo o mundo e tem participação brasileira no projeto).
    O que é triste é ver marca que, mesmo depois de receber gordos incentivos fiscais, fechou fábricas, gerou desemprego, prejudicou outros fabricantes e empresas terceiras, matou mais uma fábrica de um veículo de grande sucesso nacional pronto para ser exportado aos Estados Unidos para não concorrer com o seu modelo que foi um fracasso, faliu mais de 100 concessionárias, abandonou clientes com graves defeitos crônicos em seus carros, deixou o mercado sem peças de reposição, lançou modelos cheios de problemas, e ainda se vangloria de ter aumentado os seus lucros aqui com a sua decisão "acertada"... kkkk....
    Infelizmente o consumidor brasileiro não tem a menor noção da sua participação neste "estelionato" industrial, e acaba fazendo como disse o Edu, atira contra ele próprio e ainda sorri e comemora.
    Por favor, qualquer semelhança com a realidade de alguma marca é mera coincidência.

    Mas, vamos lá contar as novidades da Frontier, por ora apenas uma por conta do tempo que tenho disponível.... kkkk....
    Durante as minhas curtíssimas férias.... kkkkk.... eu fui com a minha esposa numa cidade vizinha de onde tenho o sítio (pra mim é uma chácara grande mas todo mundo diz que é sítio...kkkk....), para fazermos uma compra e já almoçarmos por lá.
    Eu estava numa estrada de duas pistas (ida e volta) com acostamento, em velocidade normal da estrada, e no acostamento seguia um carro lento, da região, carro velho mas não vou citar o modelo porque não tenho nada contra.
    Inesperadamente esse carro entrou na pista de uma só vez, acho que já tinha essa intenção e deve ter surgido algo no acostamento que o fez entrar assim.
    Como vinha um caminhão na pista oposta, eu naturalmente fui buscar o freio, e para a minha surpresa, enquanto eu soltava o acelerador para posicionar o pé no freio, a Frontier emitiu um monte de sons, acendeu muitas luzes no painel e acionou o freio sozinha. Foi uma frenagem precisa e sem arraste de pneus. Foi a primeira vez que eu vi esse sistema de frenagem autônoma funcionando. Não sei se mais alguém aqui já passou por situação semelhante, eu por algumas vez já fui sinalizado sobre situações onde poderia haver um risco de colisão se eu não freasse, mas desta vez ela assumiu o controle total. Muito interessante.
    Eu acredito que a minha reação seria suficiente para evitar o acidente, mas ela foi mais rápida... kkk....
    De qualquer forma é bom saber que temos esse recurso disponível.

    Se não tivesse um caminhão vindo na direção oposta, ou houvesse um espaço suficiente, eu teria feito apenas uma manobra evasiva, e também seria bom saber que ela tem muita estabilidade para realizar um "teste do alce" real... kkkk....
    Me sinto muito seguro com essa picape, e realmente é o mínimo que eu espero dela.

  • #7303
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    Citação Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Alguém tem problema de vibração na direção da Frontier? Vi alguém comentando isso e nunca ouvi falar disso antes. Nenhuma minha teve, ninguém que conheço teve... acho que alguém não andou fazendo o balanceamento das rodas ou sei lá o que
    Entre as que já tive e tenho, num total de 5, nunca tive esse problema de direção vibrando depois de um balanceamento bem feito.
    Não há porque vibrar se não existe uma oscilação, e isso ocorre quando um elemento rotativo possui uma distribuição de peso irregular.
    O que é feito nesses casos é colocar pesos para compensar esta variação de massa, o que muita gente não sabe fazer direito.
    Pneus e rodas podem ter estas variações, e um balanceamento deve fazer parte da manutenção periódica.
    Eu já ouvi recomendação de que isso seja feito a cada 5.000km, mas eu faço somente nas revisões a cada 10.000km, e acho suficiente.
    Se houvesse uma vibração, por mais sutil que fosse.... ahhhh... eu percebia logo... kkkk..... Para barulhos, vibrações, comportamentos anormais, eu tenho bastante facilidade de perceber, e quem já foi piloto de carros sabe o quanto a gente ganha em sensibilidade para perceber essas coisas. Eu consigo perceber diferenças de pressão nos pneus de até 2 libras apenas. Sério! Tá bom, não precisa acreditar...kkk...
    Se me dar uma carro e um trecho de rodagem, depois reduzir a pressão de um ou mais pneus em duas libras ou mais, e eu refazer o mesmo trecho sem ventos fortes (eles também interferem no comportamento dinâmico), eu percebo a mudança de comportamento. Meu filho não consegue, pode ir esvaziando que ele só vai perceber quando o pneu estiver totalmente vazio.... kkkkk..... (estou brincando com ele aqui....)

  • #7304
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    Citação Postado originalmente por LoucoPoeta Ver Post
    A Nissan Frontier 2024 manterá o motor 2.3 biturbo diesel, mas com melhorias para oferecer mais de 200 cavalos e aproximadamente 50 kg de torque.
    Muita ilusão, mas se não acompanha vão dizer que ela é fraca.
    A Frontier tem potência de sobra no seu motor, um torque bastante elevado e que chega cedo, o que evita o que acontece com algumas mais "potentes" que sofrem em subidas, carregadas e realizam muitas trocas de marchas trabalhando em rotações altas demais.
    Meu filho diz que a Frontier sobe uma montanha carregada com duas toneladas em 7ª marcha e com o motor em marcha lenta... kkkk....

    O que muitas precisavam era evoluir suas suspensões, porque querer manter feixe de molas, controles de estabilidade deficientes e freios a tambor na traseira, aumentando a potência do motor, isso causa um contraste bem perigoso (no que já era reconhecidamente perigoso). E remendar "ajustando" a suspensão para dar a impressão de melhoria ou aumentar a distância entre eixos não são soluções de verdade, mas só gambiarras. Eles sabem disso, não são ingênuos como muitos consumidores, tanto que lá fora oferecem isso, mas aqui os Flintstones não estão nem aí para esses "detalhes bobos" desde que seja um sucesso de vendas... kkkk.....

  • #7305
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    Biturbo já chegou por aqui, só falta fazer funcionar direito
    Ou será que só a Nissan errou em usar o biturbo? Sempre foi esse o discurso dos haters
    Só que o dela funciona...
    Como o mundo dá voltas, não? O pior é que o tempo vai mostrando a razão para maior vergonha.

    Meu caro amigo Ciro, depois de tanto tempo longe de nós, quais novidades nos contam além de não atropelar o carro do velho?
    Já comprou mais umas duas Frontier para usar na chácara de 2 mil alqueires?
    Ou uma Lamb nova para apostar arrancada em semáforos com o pessoal de XR3?
    Você também faz falta aqui, favor manter mais presença no grupo meu amigo.
    1.320 postagens com 132 agradecimentos... você está pagando alguém muito bem para ganhar tantos agradecimentos

  • #7306
    Citação Postado originalmente por Ciro Alencar Ver Post
    Muita ilusão, mas se não acompanha vão dizer que ela é fraca.
    A Frontier tem potência de sobra no seu motor, um torque bastante elevado e que chega cedo, o que evita o que acontece com algumas mais "potentes" que sofrem em subidas, carregadas e realizam muitas trocas de marchas trabalhando em rotações altas demais.
    Meu filho diz que a Frontier sobe uma montanha carregada com duas toneladas em 7ª marcha e com o motor em marcha lenta... kkkk....

    O que muitas precisavam era evoluir suas suspensões, porque querer manter feixe de molas, controles de estabilidade deficientes e freios a tambor na traseira, aumentando a potência do motor, isso causa um contraste bem perigoso (no que já era reconhecidamente perigoso). E remendar "ajustando" a suspensão para dar a impressão de melhoria ou aumentar a distância entre eixos não são soluções de verdade, mas só gambiarras. Eles sabem disso, não são ingênuos como muitos consumidores, tanto que lá fora oferecem isso, mas aqui os Flintstones não estão nem aí para esses "detalhes bobos" desde que seja um sucesso de vendas... kkkk.....
    O pessoal dirá que ela será fraca, pois será a com menos potência, se ela não "atualizar", a Titano da Fiat se bobear deverá passar em vendas a Frontier senão aumentar a potência.
    Amarok receberá uma atualização que tornará mais interessante, Amarok somente ficará atrás das outras por não ter reduzida, mas terá o "melhor motor e conjunto de tração para o asfalto" além de todos os sistemas de segurança das concorrentes, deverá passar a Frontier se a mesma não atualizar o motor!

  • #7307
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    Que bom ver o Cirão um dia sem férias e contribuindo para o grupo
    Bem vindo de volta meu amigo.
    Ansioso pelas novidades.
    Muito interessante esse sistema de frenagem, útil para quando se está no celular e o carro da frente pára ou o da pista do lado entra na sua frente. Eu não faço isso, mas é muito grande o número de acidentes de irresponsáveis que fazem isso hoje.

  • #7308
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    Citação Postado originalmente por LoucoPoeta Ver Post
    O pessoal dirá que ela será fraca, pois será a com menos potência, se ela não "atualizar", a Titano da Fiat se bobear deverá passar em vendas a Frontier senão aumentar a potência.
    Amarok receberá uma atualização que tornará mais interessante, Amarok somente ficará atrás das outras por não ter reduzida, mas terá o "melhor motor e conjunto de tração para o asfalto" além de todos os sistemas de segurança das concorrentes, deverá passar a Frontier se a mesma não atualizar o motor!
    Eu concordo com você e com o Cirão. O motor dela é mais do que suficiente para o seu objetivo, mesmo com 190cv ela supera outras em força e desempenho, mas o mercado realmente não perdoa e olha somente para o números associados à palavra "potência", como se isso dissesse toda a verdade. A Frontier tem uma curva de torque que deixa concorrentes no sufoco trocando marcha atrás de marcha, esgoelando o motor em 2.500 ou 2.800 rpm em subidas ou carregadas, enquanto a Frontier brinca nas 1.500 rpm com todo torque já disponível, mas não adianta, o mercado é bastante leigo para entender isso e se a Nissan não mexer nesses números pode realmente como você disse dar espaço para outras concorrentes.
    Por outro lado potência também não é tudo, basta ver a Amarok com o seu V6 que ficou em último lugar de vendas em 2023 no Brasil. Mesmo as mudanças que ela sofrerá aqui parecem ser menos do que a nova versão apresentada la fora com plataforma da Ranger e que não está emplacando.

    Mas na faixa dos 4 cilindros, concordo que é melhor dar uma "mexida" para satisfazer o público que adora números.
    Mesmo com o seu V6 na Argentina, a Ranger também sofre em se posicionar melhor. O Edu atualizou o artigo dele com os emplacamentos em dezembro naquele país e ela teve a maior queda no segmento em dezembro, novamente descendo no ranking depois de uma subida por conta do lançamento da nova versão. Ou isso ou foi falta de peças, limite de 1.100 unidades para o mercado argentino ou... acham uma explicação
    Lá a Hilux com motor mais "fraco" continua vendendo mais.
    Eu acho que a Frontier poderia ter duas opções de motor, ou três, já que hoje tem uma opção diferente para o modelo de entrada. Ontem li que já tem nova Frontier com mais de 300.000 e até 400.000km rodando com motor original, câmbio e até suspensões perfeitas em aplicações pesadas em usinas. O conjunto está bem afinado hoje para trabalhar com baixas rotações, muita força, economia e durabilidade. Não acho que deveriam mexer em time que está ganhando. Tem motor novo no mercado dando pau direto, mas entendo que em termos de marketing pode ser interessante.
    A Frontier tem um público bastante fiel que não se preocupa com vendas, desvalorização (se bem que hoje é a que menos desvaloriza), etc... e sim com conforto, tecnologia, confiabilidade, segurança, etc... esse público vai se manter, independente do que ela decida. Pode aumentar, como vem acontecendo, mas diminuir é improvável.

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