Você já começou acertando uma verdade, o mercado é facilmente "enganável"

Como você bem comentou, a Frontier tem muito mais qualidade que as concorrentes, mas aqui a popularidade fala mais alto. O mercado sempre vai se manter conservador, e vai preferir modelos ultrapassados, cheios de defeitos ou que até matam porque na cabeça deles esses modelos vendem mais então deve ser o certo para comprar.
Titano é Fiat, aliás, um Peugeot, ou melhor, um chinês, mas carrega a marca Fiat que é queridinha do mercado com o sucesso da Toro e da Strada. Sabia que a Strada e a Toro chegam a ser vendidas lá fora como RAM por conta da aceitação da msrca em alguns mercados? É assim que funciona...
A Nissan aplicou um desconto forte na Frontier, desconto esse que é uma ilusão. Na verdade ela aplicou o preço certo.
Há algum tempo o mercado vem inflacionando os preço de picapes, temos lançamento aí com motor de correia em óleo, que foi reaproveitado de modelos anteriores, com estribo de plástico, suspensão de carroça, acabamento ruim, sem freios a disco nas quatro rodas, com assistentes de segurança que não funcionam, com som chinês de má qualidade, multimídia com problemas crônicos, somando recalls, de fábrica que chutou o Brasil depois de receber milhões em incentivos fiscais e desrespeitou o brasileiro, e vende a sua caminhonete muito mais caro, e vende mais, o que é pior. Ou quem é pior? O fabricante ou o consumidor?
Os preços estão inflacionados, e essa é a verdade. A Nissan vendeu picapes de 320 mil por 270 mil, picape de 260 mil por 220 mil, e ainda teve um lucro bom. Muita gente aproveitou.
Mas, o consumidor que compra Frontier, que lamentavelmente é um nicho, correu para não perder as promoções e fez saltar as vendas para o dobro. Emplacou mais de 1.050 unidades que é o dobro do normal.
Então não houve uma queda repentina, mas só um acompanhamento de oportunidades. Nos últimos meses os preços de Frontier estavam bem interessantes, mas no mês passado deixou de ser tão atrativos.
Ontem, por exemplo, essa reportagem acima que citei mostrava a Frontier vendendo mais que Amarok e igual a L200 no primeiro dia de contagem do mês. Não acredito na manutenção destes números, mas certamente a Frontier deve ter uma retração, primeiro por conta do aumento de vendas da Amarok, que compete esse nicho com a Frontier, e segundo que fiquei sabendo que a Nissan quer segurar um pouco as vendas porque a fábrica está parada readequando-se para um novo modelo que vem aí.
Eu já escrevi também sobre isso, da falta de interesse da Nissan em realmente vender muita Frontier. Esse influencer que você citou não está errado, a Nissan é péssima para divulgar o seu produto, ruim demais, e temos que admitir isso. Parece mesmo que ela não quer vender.
Ontem comentei com o vendedor sobre isso. Não precisa criticar as outras, mas dizer coisas como: "A única do segmento com freio a disco em todas as versões", "A única com suspensão multilink que tem essa e aquela ventagem", "A única com 6 anos de garantia", "A única com controle de estabilidade de última geração", "com tecnologia japonesa", "Com estribo de metal", "Não coleciona recalls", "Para-brisa resistente que não trinca", etc....
Só em mostrar esses diferenciais ela ia chamar a atenção, sem bater nas outras abertamente.
Mas, ainda tem outro fator, que é mudar a cabeça do consumidor que é muito conservador, tem medo de desvalorização, que não conhece carro, que ignora a própria dignidade e respeito próprio para quem foi desonesta com o país, que desfaz do fato de que tem modelo que mata, e por aí vai.
Tem culpa da Nissan, mas tem culpa do mercado consumidor também.
Estou na minha 7ª Frontier, depois de ter saído da S10 que tive desde 2002, comprei a minha primeira Frontier em 2014, e nunca mais saí dela. Eu vivo testando todas, gosto muito da RAM, e o mercado pode vir com as historinhas de sempre de mais tecnologia, ajuste de suspensão, isso ou aquilo, a verdade é que a concorrência não trouxe nada que se compara a Frontier.
Então, meu amigo, se preocupe com o carro, com a sua escolha, e que se dane quem vende mais ou menos, porque sabemos que o consumidor faz escolhas péssimas mesmo.
Este mês Frontier emplacou 344 unidades? Mas no mês passado emplacou 1.054. Na média dos dois ultimos meses foram 699 unidades, o que está bom demais

Mas, sinceramente, não dê tanta importância para isso. Esses números não dizem absolutamente nada.
A Nissan poderia vender muito mais se quisesse, mas isso não muda em nada as qualidades do carro.