Postado originalmente por
asfonseca
Bom dia a todos.
Tenho uma Frontier XE 2013 190cv
Voltando de São João Del Rey para São Paulo, uns 60km da minha partida, o carro perdeu potência.
Parei em um posto, tomei um café e depois de uns minutos continuei viagem, porém ao ligar novamente, percebi uma coisa estranha.
Ela estava trepidando / chacoalhando / tremendo além do normal mas como era de madrugada, resolvi seguir assim mesmo.
Na condução, percebi que em baixas rotações ela não tinha força, melhora um pouco entre uns 2000 e 2500 RPM e acima disso sem a força devida novamente. Atinge uns 90km/h nessa rotação, porém não forcei mais que isso.
Obs.: Estava tracionando uma carretinha Baú, mas sem exagero no peso, e algumas bagagens na caçamba.
Sintomas:
- Sem potência;
- Não sai fumaça alguma pelo escape;
- Wastegate sobe quando liga, mas não oscila; (tenho video)
- Quando desliga, turbina (aparentemente é dela) faz um tec tec tec meio lento (umas seis vezes) e desarma (desce) a wastegate fazendo outro tec (dessa vez é do retorno da WG). (tenho video)
- Com o carro desligado, consigo movimentar a wastegate com o dedo. Se empurrar até o fim, ela fica travada em cima e não volta, tendo que puxar novamente.
- Uma das mangueiras, está com Óleo excessivo na parte externa. É no segundo segmento da mangueira diretamente ligada no intercooler, que vem de um primeiro segmento que sai de perto da turbina. (tenho video)
- Percebi que a turbina faz aquele barulho caracteristico, como se estivesse funcionando.
- Filtro de ar muito limpo.
O que mecanico diz ?
- 3a. vela com defeito. (Achei estranho, pois para mim essa vela só tem função até o aquecimento do motor, mas sou leigo).
- Diesel muito sujo, precisa de limpeza no tanque. (não sei dizer por onde ele viu isso).
Alguém pode dar uma opinião ?
Minha dúvida é que ela não fumaça.
Estou pensando fazer troca do Óleo (atual é o brutus 5w30) e todos os filtros, pois já está no momento da troca, antes de enviar ao mecânico para procurar o "problema".
Minha preocupação é ficar gastando dinheiro trocando peças sem saber do que se trata.