Postado originalmente por
enricof18
Fred, ontem mesmo eu estava dando consultoria pra um cara a respeito do DPF, onde sempre fez as revisões certinho, com um mecânico que trabalhou em concessionária. Já estava falando pra ele fazer a reprogramação do DPF, cobrando mais de 2 mil reais, quando descobrimos que as 4 velas aquecedoras da Frontier dele estavam queimadas. Isso acontece demais cara, esses mecânicos negligenciam isso, não é porque o carro vive na concessionária que fez as manutenções adequadamente. Direto eu pego caso assim, de Frontier com velas aquecedoras queimadas, que nunca ninguém fez nada a respeito, mesmo toda vez passando o scanner e pegando o codigo P0380 (código das velas). Eu mesmo trabalhei em concessionária e varias vezes fui obrigado a colocar até óleo 5w30 sem especificação pra motor diesel e filtros que não eram os originais, sem informarem isso pro cliente. E aí? Tem mecânico e proprietário que na primeira vez que a luz do DPF acende já quer eliminar a peça e fazer reprogramação!
Essa de falar que quem roda em cidade apenas, o DPF vai entupir, isso é lenda. Rodar na cidade apenas, em trajetos muito curtos, vai sim impor uma condição de carga mais alta pro DPF, mas se tudo estiver de acordo, você simplesmente não terá problemas com isso. Tem cliente meu que só vai de casa pro trabalho e do trabalho pra casa, todos os dias, não roda nem 4 km nesse trajeto, uma vez só a Frontier dele acendeu a luz do DPF, pedi pra ele pegar um pouco de rodovia e depois voltar na oficina. Na rodovia a luz apagou, a caminhonete voltou ao normal e na oficina peguei 2 velas queimadas. Tudo resolvido, já faz quase dois anos do acontecido e nunca mais a luz do DPF acendeu. Ai vem a pergunta: O DPF realmente é tão incômodo assim?
80% dos casos que pego de problemas crônicos no DPF, onde a luz acende várias vezes, ou acende e não apaga, é culpa do óleo lubrificante usado, com especificação inadequada, e de velas aquecedoras queimadas, sendo que as velas é a coisa mais fácil de ver, passou o scanner, tem código P0380, tem vela queimada. Então pra mim, com tudo que já vivenciei na oficina a respeito de DPF, eu digo que a reprogramação pra eliminar o DPF é desnecessária.