Postado originalmente por
NGDaniel
Não há nenhum problema crônico relevante na Frontier, como disseram houve um problema num sensor em algumas dos anos 13-14, basta substituí-lo. A minha, p. ex., não precisou ser substituida.
Vou aproveitar e dar um gancho pois a sua pergunta relacionada a questão do preço explica um pouco o porque pagamos um preço tão alto em carros no Brasil com relação aos outros países. Não vou fazer um tratado aqui, mas bem simplificado: além de termos um mercado fechado a importações de veículos e tributos abusivos, existe o que se chama em marketing (economia também se estuda isso), preço subjetivo de um produto. Se eu fosse um fabricante eu NUNCA estabeleceria o preço do meu carro mais baixo que a média de mercado pois isso iria incutir na mente do consumidor que meu produto não presta, tem algum defeito e etc. A não ser, claro, que meu produto fosse uma merd*.
É triste, mas é a realidade, nós também somos em parte culpados por pagarmos tão caro por carros no Brasil. É claro que não se compara ao efeito das barreiras de importação e do efeito dos tributos, mas que tem influência, isso tem!
Em suma, preço do veiculo alto aqui é por conta de 3 fatores em ordem de relevância:
1. Mercado fechado a importações que impede o aumento da oferta de produtos;
2. Sistema Tributário bizarro com tributos altos e efeitos em cascata;
3. Preço subjetivo de mercado, conforme explanado acima;
Nota: Se conseguissemos melhorar os itens 1 e 2, com o tempo o preço subjetivo de mercado tenderia a descer, é uma tendência natural do mercado ofertar a cada dia produtos melhores com menores preços, isso quando ele não sofre interferência de fatores externos (Estado).
Como já disse em outros posts, a Frontier tem, de longe mais muito de longe mesmo, o melhor custo-benefício em Picape 4x4 do Brasil, principalmente quando há essas promoções.
Fred, a Nissan RECOMENDA que se use o S10, não é obrigatório seu uso.
Se vc for basear sua compra de picape pelo ReclameAqui vc não compra nenhuma. Aliás, se vc for comprar qualquer produto de massa baseado nos reclames do Reclameaqui vc vai pirar. É melhor navegar por aqui, um site especializado. Problema em linha industrial é margem, percentual, ou seja, sempre vai exisitir. O que não pode é haver, na minha humilde opinião, são problemas crônicos, como o famoso "panela de pressão" das outdoors, p. ex.