x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
    Usuário Avatar de kleberbianchi
    Entrada
    13/08/2011
    Agradecimentos: 0

Tração: Roda quente/Barulho de raspando Pajero GLS/Full

Olá! Comprei recentemente uma Pajero Full 2001. Estava na garagem fazendo alguns retoques na pintura. Hoje peguei ela pra rodar pra valer. Engatei a 4x4 normal rodei um pouco, ok. Depois engatei com o bloqueio de diferencial, ok andei alguns metros e engatei a reduzida, aparentemente ok. Quando fui reduzir para 4x2 a luz do Lock ficou piscando. Parei, desliguei e quando liguei novamente parou de piscar. Acionei a 4x4 normal e peguei a estrada. Rodei uns 6 km a 120km/h e começou um barulho do lado esquerdo!

Fui olhar e a roda estava super quente! Ela faz um barulho estranho quando em movimento, como se estivesse pegando em algo, como se fosse algo encavalado, tipo um rolamento travando ou debulhando. Levantei ela no macaco e pude constatar que está bem duro de girar a roda diferente da do lado direito que está ok.

O que pode ser? O que posso checar aqui em casa mesmo??

Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Agradecimentos: 2
    Cara, pode ser a roda livre que não esteja acoplando direito, e quando liga a tração o ronco aumenta e se os rolamentos tiverem ruins eles vão roncar ainda mais..
    quando tu levantou no macaco, a traçao ainda tava ligada?
    Ex - L200 Sport HPE 2005

Entrada
    13/08/2011
    Olha, não sei se são os rolamentos porque antes estava tudo ok. Não diria que é um ronco, não é constante, é como se as vezes rangesse, como se fosse uma engrenagem que hora enrosca hora não enrosca...

Quando rodei com a 4x4 na estrada o carro ficou puxando para a esquerda.

O que eu achei mais estranho e não vi relatos iguais até agora é o fato de esquentar a roda (não é o freio) Será que tem alguma engrenagem que pode estar com problemas entre a homocinética e a roda em sí?

Usuário Avatar de Sem Loção
    Entrada
    15/02/2011
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por kleberbianchi Ver Post
    Olha, não sei se são os rolamentos porque antes estava tudo ok. Não diria que é um ronco, não é constante, é como se as vezes rangesse, como se fosse uma engrenagem que hora enrosca hora não enrosca...

Quando rodei com a 4x4 na estrada o carro ficou puxando para a esquerda.

O que eu achei mais estranho e não vi relatos iguais até agora é o fato de esquentar a roda (não é o freio) Será que tem alguma engrenagem que pode estar com problemas entre a homocinética e a roda em sí?
    Então vc já testou o freio? Não é pinça travada?

Homocinético normalmente estala, principalmente em curvas...

Vc checou o diferencial dianteiro, se há algum vazamento, coifas, juntas... alguma coisa rasgada?

No 4x2 ela não faz barulho nem esquenta?
    Troller T4 2012 3.0 NGD "Vermeião"
    Ex -Pajero Sport 07 V6 "Petroleira", Pajero Sport 05 TDI "Fubreca" e Pajero TR4 06 "Engraçadinha"

Entrada
    13/08/2011
    Visualmente está tudo ok. Não tem nada rasgado, nem vazando.
    Ela está fazendo barulho e esquenta mesmo em 4x2 e estala tbm. Fiz umas curvas pra ver se fazia mais barulho mas não fez.

A sensação que dá é que depois de ter desengatado a 4x4 a roda esquerda ainda ficou engatada só que pela metade, se enroscando e fazendo barulho.

Eu não sei se foi só uma impressão minha, mas, a parte que estava mais quente parecia ser a de trás do cubo, onde a homocinética é acoplada. Isso guiando-me pelo calor, que pode ser pista falsa de repente.

Entrada
    13/08/2011
    Estava pensando: Os mecanismos da tração devem ser todos antes da homocinética, certo? A partir da homocinética é apena transferência do movimento para roda e mais nada... Se o barulho é na roda esquerda e ela está esquentando, talvez o problema não tenha relação com a tração.

Estou certo? Ou algum problema na tração em si poderia estar afetando a roda?

Usuário Avatar de Sem Loção
    Entrada
    15/02/2011
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por kleberbianchi Ver Post
    Estava pensando: Os mecanismos da tração devem ser todos antes da homocinética, certo? A partir da homocinética é apena transferência do movimento para roda e mais nada... Se o barulho é na roda esquerda e ela está esquentando, talvez o problema não tenha relação com a tração.

Estou certo? Ou algum problema na tração em si poderia estar afetando a roda?
    Em princípio está certo....

Mas um problema gerado no diferencial e semi-eixo poderia por condução transmitir o calor para as partes mais externas... mas não creio que seja o caso....

roda travada, puxando... acho que se torna obrigatório dar um olhada no cubo/rolamento, e claor, homocinética...

abs...
    Troller T4 2012 3.0 NGD "Vermeião"
    Ex -Pajero Sport 07 V6 "Petroleira", Pajero Sport 05 TDI "Fubreca" e Pajero TR4 06 "Engraçadinha"

Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Já foram trocados esses rolamentos?? o ajuste dele foi bem regulado?? por que se apertou muito o ajuste, a roda vai pesar esquentar, fritar a graxa, queimar o rolamento e essas coisas..

Sim, a solenoide controla o acionamento todo dentro do diferencial, mas pode ter alguma coisa errada que esteja fazendo parte disso, espero que não.

Onde foi esse lugar que tu pegou 120 com a tração ligada, estrada(terra mesmo) ou asfalto?
    Ex - L200 Sport HPE 2005

Entrada
    13/08/2011
    Acabei de tirar a roda e desmontar a pinça. Nada com o freio.

Acho que o meu raciocinio estava errado, pois, girando a roda e sentindo onde ela trava parece que é dentro do diferencial!!! Penso que alguma coisa dentro do diferencial está meio travado e segura a homocinética e com o movimento do carro, a roda faz tensão pra ela girar, daí o calor sentido no cubo e na roda.

Resta saber o que dentro do diferencial pode estar enroscado ou mal acoplado.

Há testes que eu possa fazer?

Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Como é que tá o cubo isolado, tá bem leve? sem folga? perguntei antes onde tu pegou os 120 pela idade do carro, sem a manutenção correta tu podes ter quebrado alguma engrenagem do "diferencial", ou ainda alguma coisa no diferencial central... Mas se fosse por isso, seria todo a dianteira e não apenas uma roda...
    Ex - L200 Sport HPE 2005

Entrada
    13/08/2011
    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Como é que tá o cubo isolado, tá bem leve? sem folga? perguntei antes onde tu pegou os 120 pela idade do carro, sem a manutenção correta tu podes ter quebrado alguma engrenagem do "diferencial", ou ainda alguma coisa no diferencial central... Mas se fosse por isso, seria todo a dianteira e não apenas uma roda...
    O Cubo está sem folga. Os 120km foram em estrada e praticamente em linha reta. Com o diferencial bloqueado e a reduzida foram uns 500 metros só pra ver se estava engatando mesmo e devagar. Abri a tampa do nivel do diferencial, parece ter pouco óleo, só não sei como medir o nível dele. Sabe como faço?

A roda direita está livre e normalzinha. Só a esquerda mesmo que parece estar enroscada no diferencial.

Entrada
    13/08/2011
    Só pra ver se dá pra eliminar alguns pontos: Se fosse a Solenoide daria problema nas duas rodas?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Defeito na tração da Pajero Full
      Por Marcelo Villela no fórum Mitsubishi
      Respostas: 43
      Última resposta: 09/05/2018, 16:47
    2. ABS - barulho na Pajero Full
      Por Arrivabene no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 11/02/2018, 13:59
    3. Respostas: 29
      Última resposta: 07/01/2015, 13:55
    4. Barulho na roda livre ao engatar a tração