Postado originalmente por
Blackbird
Amigão existem solenóides que medem a pressão do sistema do A/C se a pressão sobe, por proteção, elas desarmam o sistema, caso contrário seu compressor ia pro espaço.
Ocorre que, se o carro aquece d+, o A/C tb é desligado, afim de tentar controlar o super aquecimento.
Eu apostaria nos eletroventiladores, + se vc diz que eles estão funcionando fica + difícil dar certeza, observe que, eles funcionam mas será que na velocidade certa?
Quando acorre o desgaste interno das escovas pode haver redução na velocidade do funcionamento.
O entupimento citado é bem + dificil de acontecer e a única explicação para ele influenciar no aquecimento, seria o fato da pressão do sistema do A/C subir d+, aquecer em excesso o condensador que fica na frente do radiador, e este, não estar resfriando suficientemente o liquido de arrefecimento mesmo com o funcionamento correto dos eletro ventiladores e mesmo assim, acho essa uma hipótese bem remota.
Faça alguns testes, ligue o carro, ligue o Ar, verifique a velocidade dos ventiladores, coloque a mão no condensador, veja se ele superaquece, veja se dentro do veículo existe mal funcionamento do Ar, se ele estiver gelando, eu desconfiaria do diagnóstico.
Procure outra oficina, sem mencionar o diagnóstico anterior e compare se será o mesmo, as lojas de A/C adoram dizer que a cx evaporadora está entupida(na vdd oq entope é uma válvula responsável por expandir o gás refrigerante) pq é um serviço caro de fazer, em muitos carros é necessário desmontar quase todo painel e depois disso vc já sabe, sempre quebra uma trava aqui, outra acolá, perde-se parafusos e aí surgem os grilos que nunca mais somem, eu evitaria o máximo de fazer e só faria com certeza absoluta do diagnostico.